Dez dicas para deixar sua sala de estar aconchegante e moderna

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 19/01/2018

O novo ano já está a todo vapor, irradiando novas ideias e diferentes possibilidades para deixar as nossas salas de estar extremamente aconchegantes e modernas, utilizando alguns elementos contemporâneos e reaproveitando outros itens que já possuímos. Os ambientes de estar ou livings também acompanham as tendências, e são considerados o coração de uma casa. Para iniciar este novo ciclo, devemos criar outros cenários e re-organizar o nosso mobiliário, expondo os adornos e objetos de design de outras formas, mas, prevalecendo o conforto, a funcionalidade e a praticidade. No entanto, devemos estar atentos com a paleta de cores, os revestimentos e os tapetes complementares, propagando desta forma, uma síntese de equilíbrio e harmonia, considerando o estilo e a personalidade de cada um dos usuários.

Aconchegante e moderna

Podemos sempre idealizar e projetar cenários em nossos ambientes de estar, através de layouts diferentes, respeitando e observando sempre as dimensões de nosso espaço, as áreas e distâncias de circulação, como o aproveitamento da iluminação e ventilação natural. Para deixar nossa casa arrumada, com uma atmosfera acolhedora, devemos acompanhar algumas dicas da arquitetura de interiores, re-utilizando nossos itens decorativos e adquirindo outros, de acordo com as nossas reais necessidades. Uma sala constituída de bons elementos do mobiliário, torna-se atemporal, independentemente de seu estilo de decoração, onde, podemos agregar itens temporários para garantir nossa inclusão ao design fashion, que pontifica as tendências de cada estação. Para deixar sua sala aconchegante, contemporânea e com detalhes modernos, selecionamos peças atemporais e com design sofisticado (Conceito Sier) ilustrando nossas dicas. Confira as sugestões e saiba fazer:

  • Iluminação: Utilize luminárias de chão ou abajures em pontos estratégicos, como em mesas de apoio lateral. Atente para os plafons de embutir, com lâmpadas halógenas dicróicas ou AR, em LED, com uma temperatura de cor próxima a natural (2.700 Kelvin).
  • Poltronas: Os assentos devem ser ergonomicamente confortáveis para as funções de entretenimento, leitura, ou simplesmente relaxar. Os tecidos em linho ou outros em puro algodão, sempre com tonalidades neutras (bege, palha, off-white ou cinza) são recomendados.
  • Mesas de centro: Os laminados, em madeira natural com formas orgânicas, estão em evidência e combinam em qualquer espaço.
  • Tapetes: os tapetes compostos em fibras baixas são fáceis na hora da limpeza e manutenção, caso necessário, poderá ser utilizado em outros ambientes, como quartos e salas de jantar. Harmonize de acordo com a paleta de cores das almofadas e sofás, como em nosso exemplo, com estampas personalizadas em ladrilhos hidráulicos.
  • Almofadas: Os tecidos em linho natural ou sarja estão entre as mais desejadas, proporcionado conforto e aconchego para os usuários. Exponha algumas almofadas com cores que estão na moda, como azul, cinza e off-white. Caso, goste de estampas, utilize as singelas e minimalistas.

Outros detalhes que fazem a diferença:

  • Gravuras: Neste ambiente, foram utilizadas, três fotografias ampliadas e transformadas em gravuras, com molduras clássicas de acabamento, registradas através das lentes de um fotógrafo local, com impressão em Giclée Fine Art, onde retratam o Capitólio de Cuba, Joana D'arc e Lonja del Comercio de La Habana.
  • Sofás: O confortável sofá, apresenta uma metragem de 2,85m, com tecido removível em sarja e almofadas com lapelas largas e pés de sustentação em alumínio, modelo despojado para o estar e área gourmet.
  • Brises ou divisórias: Dividem os ambientes e setorizam os espaços, como neste ambiente, constituído por Brises em madeira natural. O painel principal, na parede do sofá, é formado por madeiras de carvalho na cor damasco. Você, pode setorizar seu ambiente com biombos fáceis de encontrar ou elementos verticais, como cortinas artesanais em pêndulos de pedrinhas.
  • Seat Garden: Neste espaço, foram expostos um par em cerâmica prata, e são peças coringas para salas de estar e varandas, aumentando o número de lugares em dias de festas e reuniões informais.
  • Paisagismo: Vasos vietnamitas em cores quentes e cachepôs em vidros quadrados transparentes, permitem humanizar os espaços. Prefira uma vegetação resistente, como em nosso ambiente, composto por cactus, suculentas e patas de elefante.

Espaços

Caso a sua sala de estar apresente a função de sala de visitas com TV, as nossas sugestões enquadram-se perfeitamente, porém, verifique o eixo onde o aparelhos de DVD, TV a cabo, V-Ray, vídeo-game, estão instalados e não utilize adornos com alturas exorbitantes em mesas de centro. As mesas de jantar podem ser redondas, proporcionando uma atmosfera mais descontraída e versátil, como esta, observada em nosso cenário. As cadeiras, com encosto médio, ampliam à área total e aumentam a sensação de espaço. Utilize poucos adornos e objetos, permitindo assim, constituir um ambiente charmoso, sofisticado e contemporâneo!

As fotos da coluna Casa Arrumada registram.


ACESSA.com - Dez dicas para deixar sua sala de estar aconchegante e moderna