Decoração do hall de entrada deve ser feita sem exageros

Por

Decora??o do hall de entrada deve ser feita sem exageros

Decoração do hall de entrada deve ser feita sem exageros

Em um hall não pode faltar uma boa iluminação, de preferência que tenha ativação por meio de sensores

Jorge Júnior
Repórter
27/4/2012

O hall de entrada da sua casa é o primeiro local em que você e quem o visita tem acesso. Para que este ambiente gere uma boa imagem da sua moradia a design de interiores Iara Santos alerta: "exagero de cores e revestimentos deve ser evitado, afinal o hall tem o papel de acolher quem você recebe, traduzir espacialmente o sentimento de boas-vindas aos visitantes."

Segundo a design de interiores Renata Basques, normalmente, os halls, mesmo de casa, são pequenos e, por isso, não devem possuir muita informação, cores fortes ou papéis de parede com estampas. "Itens muito marcantes devem ser evitados, porque como o espaço é pequeno, as informações ficam mais evidentes, podendo proporcionar um certo desconforto aos visitantes."

Além de não exagerar, Renata diz que o espaço, mesmo sendo quase independente, não deixa de ser um ambiente da casa e, por isso, deve manter a mesma unidade com o restante da decoração. "O hall é uma extensão da casa e, sendo assim, ele deve manter a mesma linha de decoração do restante da morada", concorda Iara.

Outro fator importante na hora de decorar o espaço é pensar na iluminação. "Procure usar poucos focos de luz, mas se lembre de que eles devem ser suficientes para atender às necessidades dos usuários do espaço." Renata endossa a dica. "A decoração de um hall não pode faltar uma boa iluminação, de preferência que tenha luz com sensores, ou até uma marcação com arandelas [iluminação na parede]", orienta.

As especialistas no assunto também aconselham que os adornos sejam trabalhados de forma bem moderada, e que a decoração seja atemporal, clássica e com cores claras. "A marcação das portas é outro item que não pode faltar. Um hall com uma boa marcação, seja em alisares de marcenaria ou um belo puxador de portas e acessos, também fica mais interessante", opina Renata.

Tendências

De acordo com Renata, para o hall, os espelhos sempre caem bem. "O papel de parede com textura de tecido está sendo muito usado, pois torna o ambiente aconchegante. Além disso, existe a praticidade do material, que permite que a pessoa o modifique sem que para isso se faça sujeira ou obra." 

Contudo, Iara garante que atualmente o mercado oferece vários tipos de revestimentos que valorizam as paredes. "Acredito que a grande tendência, no que diz respeito à decoração do hall, está na aplicação desse recurso. Afinal, como sempre, o requinte e a sofisticação estão nos detalhes." Além desses, o revestimento do piso do hall com um carpete cortado especialmente para o local é uma boa opção.

No entanto, Iara destaca que a textura em parede não é mais utilizada como forma de decorar interiores das residências. "Esse tipo de recurso é mais utilizado em áreas externas", esclarece.

Os textos são revisados por Mariana Benicá