Esculturas contemporâneas do artista plástico Yure Mendes homenageiam profissões

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 23/02/2018

A arte contemporânea é acima de tudo uma das formas de interpretação do nosso cotidiano e das visões lúdicas e utópicas da realidade diária. O conteúdo das emoções e a simbologia das sensações intuitivas e sensoriais podem ganhar imagens concretas e materializar-se em esculturas, retratando as atividades de trabalho dos mais diversos profissionais liberais, através do olhar minucioso e das mãos talentosas do artista-plástico auto-didata Yure Mendes. Para a arquitetura moderna, os traços periféricos e perfeitos do artista, geram a concepção de obras artísticas para compor todos os espaços projetados atualmente, sejam comerciais, corporativos e residenciais, propagando uma atmosfera aconchegante e muito acolhedora em todos ambientes. Em tempos de questionamentos diversos, optar por uma profissão e conquistar uma carreira promissora, necessita-se de atributos peculiares para tornar-se objeto de desejo do mercado avassalador. Com base, nestas metáforas reais, nasce em grande estilo, as obras retratando as profissões, surgindo à mostra: O que você quer ser quando crescer?

Obras e profissões

Os apaixonados por arte vanguardista e exímios apreciadores de obras escultóricas, sempre introduzem em seus acervos de coleção, imagens de artistas retratando à sua própria profissão. Os sonhos de criança revelam as projeções de nossos próprios devaneios, articulando as diretrizes futuras para uma vida profissional adulta de sucesso, brilhante e com uma intensa trajetória. O artista, sempre retrata, em seu estúdio particular, itens e peças relacionados as mais diversas profissões, por serem acessáveis e de fácil comercialização. Através deste pensamento, resolveu promover esta exposição, de uma forma dinâmica e com o livre arbítrio para configurar as retratações, com o foco em homenagear os profissionais liberais."Resolvi fazer uma coisa mais ampla, com formatos diferentes, homenageando aqueles que destacam-se em suas carreiras", resume Yure.

Os materiais utilizados para executar este magnífico trabalho, baseiam-se em ferro e aço, características principais de suas obras. As mãos articuladas e hábeis do artista, que atualmente, é um dos nomes mais expressivos e produtivos de sua geração, são capazes de transformar simples elementos ou pedaços de materiais, em diamantes lapidados com brilho e luz própria. O ferro codificado, recebe uma plástica estética, nascendo esculturas, com a volúpia de quem domina técnicas inerentes ao tempo e ao espaço, originado obras de arte, interpretadas por sua visão dinâmica e autêntica. "Levou cerca de um mês para tudo ficar concluído", revela o artista.

Existem obras homenageando os profissionais da área de direito, passando por médicos, músicos e atores. Os mestres professores, jornalistas e mecânicos, estão entre as esculturas com homenagem as profissões. No entanto, as peças artísticas estão expostas, desta vez, em um espaço dinâmico e interativo, para serem ovacionadas por um público inteligente, eclético e divergente em apreciar mostras de qualidade. Assim, as profissões, as quais não estão retratadas em peças expostas, estão lembradas, citadas e registradas em um imenso painel de giz multicolorido.

Saiba expor

Uma arte escultórica pode ser exposta em todos os ambientes, personalizando os espaços e modificando à sua atmosfera. Para as pessoas que desejam compor os espaços, com obras de arte e design, é preciso atentar para alguns detalhes:

  • Verifique as dimensões do seu espaço, assim como o tamanho e o volume das obras de arte, deixando os ambientes com uma proporção em equilíbrio.
  • Espaços compactos, adaptam-se melhor com esculturas verticais, sejam expostas em painéis amadeirados ou mesas e nichos.
  • Ambientes amplos, podem expor um mix de esculturas, desde que, seja observado o equilíbrio e a harmonia de todos os detalhes.
  • Evite expor adornos e objetos decorativos próximos às esculturas.
  • Uma iluminância de qualidade, focal ou pontual, sempre com lâmpadas em LED, valoriza às esculturas e obras de arte. Verifique à intensidade e o brilho da luz, evitando à deterioração das obras por receber uma quantidade desnecessária de reflexos lumínicos.

As fotos exclusivas da coluna Casa Arrumada registram.

Ficha técnica

Exposição:  O que você vai ser quando crescer
Local: Shopping Jardim Norte - Av. Brasil, 6345
Bairro: Mariano Procópio, Juiz de Fora-MG
Horário: 10h às 22h
Período: 03/02/15 sem data para seu término


ACESSA.com - Esculturas contempor?neas do artista pl?stico Yure Mendes homenageiam profiss?es