A beleza das canecas Com diferentes designs, o utens?lio ganhou espa?o na mesa dos juizforanos

Renata Solano
*Colabora??o
02/04/2008

A preocupa??o com design unido ? funcionalidade tem invadido diversos campos do cotidiano, por isso, objetos de culin?ria est?o cada vez mais bonitos. A preocupa??o da mulher em preparar os alimentos em um ambiente agrad?vel e pr?tico faz com que, a cada dia, utens?lios fiquem mais bonitos.

? o caso das canecas que, segundo a gerente de uma loja de decora??o da cidade, M?rcia Albuquerque, as pessoas t?m aderido ao uso do objeto. "As pessoas tinham certa resist?ncia e at? um tempo atr?s preferiam usar as x?caras, mas com a variedade, com os novos designs e com a beleza que as canecas t?m aparecido, muita gente aderiu a moda", comenta.

O objeto que tem diferentes formas, e tamanhos pode ser usado em diferentes ocasi?es. "Tem caneca que agrada os adolescentes pois comporta at? 350 mililitros de l?quido, tem caneca mais rom?ntica com florais e em formato de cora??o, tem canecas que v?m com um prato para colocar biscoitos e torradas e tamb?m existe a caneca maior com a boca mais larga que, geralmente, ? usada para o consumo de caldos e sopas", descreve M?rcia.

Foto de caneca com detalhe em cora??o Foto de caneca com detalhe em cora??o Foto de caneca com prato
Foto de canecas branca e transparente Foto de caneca com desing em detalhe na al?a Foto de caneca xicara-bule
Foto de caneca xicara-bule separados Foto de caneca grande para sopa Foto de caneca com detalhe em cora??o

Para a gerente, muitas pessoas compram as canecas apenas como um utens?lio, mas podem representar um objeto de decora??o. "Tem pessoas que fazem cole??o e acho que fica bonito colocar na cozinha em uma bandeja ou penduradas nos "ganchinhos" do arm?rio. Mas ? um objeto que tem rela??o muito forte com a cozinha, n?o acho que combina com uma cristaleira, por exemplo", afirma.

Al?m disso, as cores s?o muito variadas. Canecas recebem desde o branco at? o preto, desde o vermelho at? o verde. "A pessoa pode compor uma mesa com as canecas, basta ter bom gosto e bom senso, n?o ? nem necess?rio fazer conjuntos obedecendo os formatos ou as cores, a pessoa pode abusar dos diferentes designs das canecas, pois al?m de funcionais elas t?m o poder de decora??o e deixam a mesa muito bonita", comenta.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF

*Os pre?os foram fornecidos em abril de 2008 em uma loja de Juiz de Fora