Uso de cortinas ainda permanece em alta Mesmo com o advento das persianas, as cortinas continuam procuradas nas lojas de decora??o. Com material de qualidade, elas podem durar at? 15 anos

Renata Solano
*Colabora??o
07/05/2008

Quem pensava que com o advento das persianas (leia mat?ria sobre persianas) a cortina perdeu espa?o, se enganou. O objeto de decora??o e prote??o dos m?veis, do ambiente e at? dos pisos, continua em alta, principalmente por causa do charme, da durabilidade e da funcionalidade.

Segundo o propriet?rio de uma loja especializada, Carlos Augusto Moreira da Silva, uma cortina feita com material de boa qualidade pode durar entre 12 e 15 anos. "O tempo de dura??o depende do uso, do material e do cuidado que o cliente tem com a cortina. Mas a m?dia ? por volta de 15 anos. O cuidado b?sico com esse tipo de objeto ? a lavagem", comenta.

Moreira da Silva diz que a cortina precisa ser lavada, no m?ximo, uma vez por ano. "Tem lugares que o ambiente ? muito exposto ? poeira, ent?o, a pessoa pode lavar at? duas vezes ao ano, mas n?o precisa mais do que isso. O material com que s?o confeccionadas quando ? de boa qualidade n?o desgasta muito com a lavagem, mas ? preciso ter cuidado na hora de fazer a limpeza", ressalta.

Lavar a cortina n?o ? simplesmente colocar o tecido dentro da m?quina de lavar, pois muitas vezes o material n?o resiste ? for?a e ? indelicadeza dos movimentos bruscos de lavagem no equipamento. "T?m empresas que fazem esse tipo de servi?o. Na minha loja mesmo a gente oferece isso para o cliente que ganha com a comodidade. Al?m disso, o tempo ? muito curto, em cerca de tr?s dias n?s devolvemos a cortina limpa e passada e, ainda instalamos de volta no lugar desejado", afirma.

Foto de cortina Foto de cortina
Escolhas...

Decidir o tamanho certo, a cor que mais combina e o tecido com melhor caimento. Essas s?o tarefas b?sicas para montar uma cortina bonita e funcional, por isso, a assessoria de um profissional especializado ? de suma import?ncia na hora de escolher o objeto.

Segundo Moreira da Silva, as medidas s?o tiradas no local onde a pessoa deseja instalar uma cortina e devem sempre ultrapassar cerca de 30 cent?metros as dimens?es da janela ou da porta. "Nas laterais sempre ? necess?ria esta medida, mas sobre a altura, tanto para cima quanto para baixo, essa ? a medida m?nima, mas pode-se cobrir toda a parede com a cortina, o que, dependendo do ambiente, fica mais sofisticado", descreve.

Em rela??o ?s cores, o propriet?rio da loja de decora??o comenta que n?o h? uma regra a seguir. "A minha favorita ? a cortina branca, pois deixa o ambiente bem amplo e com a sensa??o de limpeza, de claridade e de conforto, al?m de ficar muito bonito, mas j? fiz cortina na cor vermelha que ficou muito bom. Tudo isso depende do cliente, mas tamb?m do espa?o em que vai ser instalada a cortina. O ideal ? sempre usar o objeto de decora??o com bom senso. Se o lugar j? tem cores muito fortes, indico o uso de cortinas mais neutras, mas se ? um ambiente em tons past?is, a cortina pode servir como um destaque dando um colorido no local", orienta Moreira da Silva.

J? os tecidos, h? muitas op?es que podem deixar o cliente confuso e ansioso pelo resultado final. Com mais de mil amostras de tecidos, Moreira da Silva comenta que o pano mais usado e com melhor caimento ? o voal. "Existem milhares de tipos de voal, com bordados, aplica?es, cores, espessura, e textura diferentes. Geralmente, o voal ? utilizado na cortina, mas com a combina??o de um tecido por baixo que pode ser malha, black out ou outro forro qualquer", explica.

Foto de cortina Foto de cortina
Vantagens?

Segundo Moreira da Silva, a cortina tem suas vantagens em rela??o ?s persianas. "S? o fato de voc? retirar com mais facilidade para fazer a limpeza j? ? um diferencial. A cortina ? mais pr?tica, pois a persiana exige s?rios cuidados para n?o danificar as serdas. Al?m disso, a cortina oferece ao cliente a op??o de escurecer o ambiente de acordo com sua conveni?ncia no momento, j? as persianas n?o t?m muito meio termo, al?m de n?o oferecerem prote??o completa contra a luminosidade", afirma.

Apesar de muitas pessoas investirem em persianas, Moreira da Silva afirma que quem usa a cortina uma vez n?o troca nunca mais. "Esse objeto ? menos comercial e d? sensa??o de mais aconchego que as persianas em si. Al?m do mais, se a pessoa muda de casa, pode adequar a cortina em rela??o ao tamanho e ? cor com mais facilidade do que a persiana em si", enumera.

O propriet?rio da loja ainda diz que trabalha tanto com as cortinas quanto com as persianas, mas que muitas vezes a cortina sai mais barata que a pr?pria persiana. "O custo beneficio ? bem melhor. Uma cortina varia entre R$ 200** e R$ 500**, dependendo do tamanho e do material, uma persiana tamb?m est? por volta disso, mas a durabilidade e a variedade ? bem menor", afirma.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF

**Os pre?os foram fornecidos em maio de 2008 em uma loja de Juiz de Fora