• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Artesanato é boa opção para decoração Valorizadas pelos juizforanos, peças vindas do interior de Minas, de São Paulo, de Pernambuco, da Bahia e do Peru são únicas e enriquecem o ambiente

    Priscila Magalhães
    Repórter
    02/06/2008

    Peças artesanais são usadas para decorar qualquer ambiente. Porém é necessário ter atenção à composição do ambiente, ao estilo de cada pessoa e ao tipo de residência.

    Segundo a proprietária de uma loja de artesanatos em Juiz de Fora, Rogéria Conceição, as peças de madeira, por serem mais rústicas, caem melhor em um ambiente com estas características. Em locais mais modernos, a dica é usar peças mais coloridas, de tons mais alegres.

    As peças de cerâmica, coloridas, como as Busto da Negra ou Namoradeira, são mais simples e não ficam bem em locais muito requintados, a não ser que sejam colocadas na parte externa. "Elas são usadas em janelas, pedestais e varandas", ressalta.

    Na madeira, Rogéria sugere a Girafa, que pode ser colocada na sala de estar, de televisão, na varanda ou na área de churrasqueira, seguindo um estilo mais rústico. "Ela é importada da Indonésia e feita de uma madeira muito leve".

    Outra peça deste material é a escultura sacra que retrata São Francisco. Ela cai bem em local onde há uma lareira ou em um aparador. Mas, com relação a peças deste material, ela aconselha ter cuidado. "A madeira racha. Sempre temos que restaurar".

    Foto de namoradeira Foto de Girafa Foto de São Francisco

    Uma peça muito procurada por adolescentes é o palhaço de papel machê. Ele é colorido e deixa o ambiente muito alegre. "Ele é ideal para enfeitar o quarto", acrescenta Rogéria.

    Do Vale do Jequitinhonha vêm as bonecas muito procuradas por colecionadores. Elas são moldadas à mão e não levam tinta. Os fabricantes utilizam o barro branco, bege e vermelho. A cor das peças é obtida de acordo com a queima da lareira e os traços são feitos em carvão. "Elas enfeitam muito bem uma sala e, geralmente, são colocadas juntas para valorizar as peças".

    Nas cerâmicas importadas do Peru, os estilos moderno e rústico se misturam. Em casa, elas caem bem na decoração da sala e, no comércio, ficam bem em bares. Elas assumem essa característica, porque são bem coloridas e tem a presença de crianças e flores.

    Foto de Palhaço Foto de bonecas do Jequitinhonha Foto de cerâmica do Peru

    Do sul de Minas, vem o Dom Quixote de ferro. Imponente, a peça fica melhor em um local com portas grandes. Pode ser uma pousada que segue o estilo mais antigo, em um sítio ou uma mansão. "Ele vai ficar legal em um local que tenha uma entrada pomposa".

    As peças de Taubaté seguem o estilo mais alegre. Elas são pequenas e coloridas, ideais e muito procuradas para enfeitar a cozinha. "As peças são produzidas pelas figureiras. É a quarta geração que utiliza a técnica em Taubaté". As peças mais famosas são o pavão, a chuva de pavão, e a chuva de bumba (foto abaixo ao centro).

    Foto de Dom Quixote Foto de Chuva de Bumba Foto de cerâmica de Pernambuco

    Também de papel machê e muito coloridos são os pescoços de Pernambuco (foto acima à direita). Eles ficam bem dentro de casa. Segundo Rogéria, eles seguem o estilo mais moderno e podem ser usado na sala, pois são em tamanho menor.

    Assim como os pescoços de Pernambuco, outras peças menores são uma boa opção para decorar a sala e também o quarto. Rogéria exemplifica com as peças em cerâmica da Bahia (foto abaixo à esquerda), de São Paulo (foto abaixo ao centro) e de Minas (foto abaixo à direita). Ela explica que as últimas são moldadas a partir da palha de arroz misturada com borra de café.

    Foto de escultura Foto de escultura Foto de escultura

    Uma boa solução para o corredor ou para a sala que não seja muito grande são os quadros coloridos. Além de deixar o ambiente mais alegre, não é necessário de preocupar em combiná-los com os estofados, tapetes e móveis. "O colorido cai bem em qualquer ambiente".

    Foto de quadro Foto de quadro Foto de quadro

    Para Rogéria, o artesanato é bem valorizado pelos juizforanos. "As pessoas que realmente gostam, vêm e ficam aqui muito tempo. Elas pedem explicações e, quando é para presentear alguém, saem satisfeitas, pois sabem que estão dando um presente único. Todas as peças têm uma história, uma tradição".

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.