Jarras s?o vers?teis e deixam o ambiente sofisticado As jarras podem abrigar flores, frutas, bolas, pimentas e tudo o que a criatividade mandar. Dependendo do modelo, por si s?, ela se torna o enfeite

Marinella Souza
*Colabora??o
06/11/2008
Foto de dois modelos de
jarras com flores
Galeria:
Em arquivo:

Na esta??o das flores d? ainda mais vontade de t?-las enfeitando a casa. Para destacar sua beleza, ? importante saber escolher um suporte que combine e deixe o ambiente mais sofisticado.

Segundo a vendedora de uma loja de artigos para decora??o, Denise Paula de Oliveira, as flores mais cl?ssicas como as tulipas e os copos-de-leite combinam com jarras mais retas.

Por outro lado, as jarras tradicionais, como as de forma arredondada e de superf?cie lisa, s?o mais vers?teis . "Elas servem para qualquer tipo de flor", ensina. Os buqu?s ficam lindos em modelos menores e mais bojudos.

J? as orqu?deas, por sua vez, pedem as jarras solit?rias (mais compridas e finas) ou as rasteiras e podem tamb?m ser colocadas em cachep?s, que s?o vasos usados em arranjos nas floriculturas, mas que nas lojas especializadas aparecem nas mais variadas cores e materiais. "A id?ia ? que se valorize desde o cabo at? ?s flores da orqu?dea, que ? uma planta que requer cuidados especiais", orienta.

Foto 
de cachep? baixo Foto
 de cahep? rasteiro Foto
 de jarra transparente

As jarras grandes, colocadas em cima de um m?vel ou at? mesmo no ch?o, s?o ideais para flores como a poisentia, que tem o caule bem longo, ou podem vir sozinhas no canto da sala para dar um ar de sofistica??o.

Foto 
de jarra reta com flores Foto
 de duas jarras tradicionais Foto
 de jarra bojuda com buqu?
Al?m das flores

Algumas jarras ganham mais destaque se forem colocadas objetos dentro delas. Aquelas que lembram ta?as, por exemplo, ficam lindas com frutas (naturais ou artificiais) para decorar a cozinha ou bolas para enfeitar a sala.

Para a vendedora Marcelly Albuquerque a sofistica??o ? o maior atrativo desse utens?lio t?o fundamental seja na sala, na cozinha ou no quarto.

Foto
 de jarra branca grande no canto de uma parede com flores Foto
 de jarra em formato de ta?as com ma??s verdes Foto
 de jarra de base arredondada com detalhes alaranjados

"As jarras s?o essenciais na casa porque d?o charme e um ar sofisticado ao ambiente", declara. Para Marcelly, o design cada vez mais moderno e arrojado desses utens?lios ? o que mais chama a aten??o. "Hoje em dia existem modelos incr?veis, um mais bonito do que o outro."

Foto
 de jarra retangular de murano Foto
de jarra transparente com objetos coloridos dentro Foto
 de ta?a com p? r?stico

E Marcelly tem raz?o, os modelos s?o t?o bonitos que servem como pe?a de decora??o mesmo que n?o se queira enfeit?-los. ? o caso das pe?as de murano com formato retangular, elas agregam classe a um espa?o de conv?vio.

Foto
 de jarra r?stica com flores laranja para ficar no ch?o Foto
 de jarra bojuda maior com flores Foto
 de jarra com base arredondada com bolas e la?o de fita prateados

Os modelos grandes e mais bojudos servem de centro para a mesa de jantar. As solit?rias s?o ideais para quartos, nichos da sala ou mesas de canto. Algumas jarras mais curtas e arredondadas s?o ideais para belos arranjos, mas fazendo as vezes de um porta-rolhas ou de casti?al mostram criatividade e sensibilidade na decora??o.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF