Troca de janelas por envidraçamento pode tornar ambientes mais leves e agradáveisServiço proporciona vista panorâmica, redução de ruídos, vedação contra calor ou frio e facilita arejamento do ambiente

Victor Machado
*Colaboração
6/7/2011
restaurante, cadeiras e envidraçamento

As varandas, sacadas, jardins e terraços são áreas desejadas quando o assunto é comprar um imóvel, principalmente, quando se tem um visual aconchegante e bonito. A troca de portas e janelas, nesses ambientes, por uma técnica denominada envidraçamento pode tornar essas áreas ainda mais agradáveis.

De acordo com a paisagista e sócia-proprietária de uma empresa do ramo, Maria Elisa Fellet, esse serviço pode transformar áreas sem utilidades em um novo espaço da casa. "É uma forma de embelezar um ambiente. O local fica mais claro e mais leve, com uma vista melhor e confortável."

As grandes diferenças entre o envidraçamento e as janelas são que o sistema proporciona uma vista panorâmica, reduz ruídos e sensação de calor ou de frio, além de controlar a ventilação. "Ao contrário do que muitos acreditam, ele tem uma abertura total da área, o que facilita o arejamento e a limpeza, já que ninguém precisa ficar pendurado na janela. Para Juiz de Fora, um grande atrativo é a vedação térmica." A vedação dos vidros é considerada de 98%, em casos de chuvas fortes, pode ocorrer a entrada de água nos trilhos, mas existe um sistema de escoamento.

Além desses ambientes, o envidraçamento pode ser utilizado em piscinas, portas, orquidários e substituir as telas de proteção para crianças. No caso das piscinas ou ambientes com telhado, são utilizados policarbonato no teto, por ele ser mais resistente a possíveis chuvas de granizo e barato. "Quando está frio, a pessoa tem a opção de manter a piscina fechada e com a vista do ambiente em volta. No calor, é só mantê-la aberta. Ainda tem as famosas telinhas de segurança, que já começaram a ser substituídas pelo vidro."

A paisagista comenta que o serviço ainda é pouco conhecido, mas pode valorizar o imóvel. "Muitos não conhecem, inclusive arquitetos. É um serviço que, além de embelezar, pode valorizar o imóvel." Além disso, o envidraçamento pode ser feito em áreas onde a planta do imóvel prevê que sejam abertas. "É proibido fechar esses ambientes com janelas. O envidraçamento não é considerado um fechamento e é autorizado pelos órgãos fiscalizadores."

restaurante, cadeiras e envidraçamento Casa
Preço

O sistema de envidraçamento opera com painéis de vidro temperado que deslizam um a um, por um único trilho, o que possibilita a visão panorâmica e ganho de área útil. Os vidros podem ser de 8 mm ou 10 mm, incolor, fumê, verde, azul, entre outras possibilidades. Essa variedade faz com que o valor do produto tenha alterações. Segundo Maria Elisa, em média, a estrutura do envidraçamento sai por R$ 200 a R$ 250 o metro quadrado, sem os vidros. "O valor dos vidros vai depender de escolhas de qualidade, cor, espessura e faz com que varie muito."

Manutenção

De acordo com paisagista, a manutenção varia com o manuseio de cada pessoa. Ela afirma que, caso sejam seguidas todas as orientações dadas no momento da instalação, o serviço não precisa de manutenção. "Quando usado corretamente e abrindo as portas na ordem certa, sem forçar, não precisa de muita coisa. Caso contrário, pode ser necessário trocar os trilhos ou a estrutura. Basta manusear sem utilizar a força." Fora isso, a manutenção fica por conta da limpeza dos vidros.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken