• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Parceiro na sala de jantar, o buffet traz funcionalidade e charme para o ambiente

    O móvel serve de apoio para a mesa de jantar e também possui compartimentos para guardar utensílios como copos, pratos e talheres

    Nathália Carvalho
    Repórter
    11/8/2012
    Buffet na sala de jantar

    De maneira simples e moderna, o buffet é considerado um móvel que compõe esteticamente a sala de jantar e ainda traz funcionalidade e charme ao ambiente. Ele serve de apoio para a mesa de jantar e também possui compartimentos para guardar utensílios como copos, pratos e talheres. O Portal ACESSA.com conversou com a arquiteta Estela Netto e a designer de interiores Iara Santos para reunir algumas dicas e tendências sobre o uso deste móvel.

    "O buffet, assim como o aparador, é um móvel onde o tampo serve de apoio na sala de jantar, mas que se diferencia do segundo porque ele também possui gavetas e portas para guardar louças mais finas que, normalmente, não cabem na cozinha", explica Iara. Porém, a designer lembra que quando a intenção é ter um ambiente mais clean e com poucos móveis, sua presença pode prejudicar. Estela completa explicando que, "caso o cliente procure mais leveza e não se importe em abrir mão da funcionalidade, o aparador é o mais indicado".

    Compondo o ambiente

    Segundo as especialistas, quando o buffet é escolhido de forma correta, ele faz diferença na ambientação, compondo um conjunto harmônico, belo e original com o restante do espaço. Para não errar na hora de escolher o modelo que combine com a sala de jantar, Estela explica que o buffet pode acompanhar a cor e a textura da mesa. "Existe também a possibilidade de propor uma quebra de combinação, incorporando outras cores, materiais ou estilo. Desde que não fique destoante, tudo é possível."

    Geralmente, o buffet é acompanhado de grandes espelhos formando uma dobradinha quase inseparável. "O espelho é uma solução interessante, desde que contribua para o ambiente com um todo. Espelhar uma luminária pendente sobre a mesa, por exemplo, traz um brilho ao espaço e colabora na iluminação", explica Estela.

    Para Iara, o importante é que este móvel atenda às necessidades da casa e harmonize com o design dos outros objetos da decoração. "Esta função vai ser determinada pelo estilo empregado no ambiente em questão". Vale destacar que o tamanho do ambiente faz diferença na hora de escolher esse mobiliário. Elas explicam que, se o espaço for mais amplo, vale um buffet maior e clean, de estilo mais moderninho. Se o ambiente for menor, pode-se apostar em um móvel também menor, de caráter vintage ou mesmo retrô.

    Buffet na sala de jantar Buffet na sala de jantar

    Tendências

    De acordo com Estela, o buffet é um móvel clássico, atemporal. "O uso deste utensílio na decoração não muda jamais, o que pode diferenciar é o acabamento do móvel. Ultimamente, a laca e outras diversas lâminas de madeira estão sendo mais utilizados."

    Iara concorda, mas acredita que a grande tendência do uso deste móvel está relacionada com este seu acabamento em laca, que pode ser utilizado tanto de forma fosca quanto brilhante e de diversas cores. "A utilização do buffet com seu acabamento sempre dá um ar contemporâneo ao espaço", ensina.

    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.