• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Conheça as diversas opções de cubas de banheiro

    Com uma variedade de materiais, formatos, design e cores, estes objetos, muitas vezes se tornam as principais protagonistas deste ambiente da casa

    Andréa Moreira
    Repórter
    1º/6/2013
    Cuba de banheiro

    Charmosas, sofisticadas e funcionais. Estes são alguns dos atrativos das cubas, que deixam os banheiros com estilo moderno ou retrô. Com diversas opções de material, formato, design e cor, as cubas, muitas vezes se tornam as principais protagonistas deste ambiente da casa. Para saber a opção que melhor se adequa a cada ambiente, a redação do Portal ACESSA.com conversou com as designers de interiores Iara SantosFabiana Visacro e Laura Santos .

    A sócia do escritório VS Design Fabiana Visacro explica que existem diferentes tipos deste objeto no mercado. Um deles é a cuba de embutir, a qual é fixada em pedra de mármore ou granito. Para isso, é necessário fazer um furo na pedra para colar a cuba. Outra opção que também necessita um corte na pedra, são as cubas de sobrepor. Neste caso, a pedra recebe um recorte no formato da peça e o objeto é encaixado por cima da bancada. "Fica uma parte da cuba para baixo e outra para cima. Como acabamento, ela tem uma borda superior." Já na cuba de semi encaixe, uma parte fica encaixada na bancada e o restante permanece suspensa, sai para fora da bancada. "Nestes casos é interessante que a profundidade da bancada não seja muito grande para que ela fique esteticamente bonita, afinal a cuba não é toda localizada na profundidade, parte dela sobressai," afirma. Por fim, para as pessoas que não desejam fazer um corte na pedra, o indicado são as cubas de apoio, que são totalmente apoiadas na bancada e coladas.

    A também sócia do escritório VS Design Laura Santos destaca que as pessoas devem fazer um estudo detalhado do ambiente, antes de adquirir este objeto. "Quando escolhemos uma cuba, temos que levar em conta a decoração e o espaço que ela será inserida. Por exemplo, as cubas de vidro são ideais para espaço mais contemporâneo como lavabos, já as de semi-encaixe são boas para banhos, pois são mais fáceis de manuseio."

    Já a designer Iara Santos destaca a variedade de materiais destes objetos. "A louça é o material mais comum para as cubas. Vemos também cubas em inox, vidro e, até mesmo, as mais rústicas em ferro. Existem cubas desenhadas na própria pedra, no mármore ou no granito. São muito belas e podem ter o ralo embutido com um caimento feito pela própria pedra", afirma Iara, ressaltando que a escolha do material e do modelo tem que casar com a decoração do ambiente. "O ideal é perceber a cuba como parte protagonista de um banheiro. Nesse caso, a funcionalidade conta bastante. As cubas arredondadas são melhores para usos cotidianos, pois ajudam a não juntar sujeira graças ao seu caimento natural. As cubas feitas na pedra são muito utilizadas em lavabos, pois são peças que não são tão práticas para o dia-a-dia e são muito valorizadas devido ao seu acabamento manual. Já as cubas de inox são ideais para ambientes como consultórios e ambientes médicos, devido a sua fácil higienização. E as cubas de vidro são ideais para espaço mais contemporâneo como lavabos."

    Laura ainda ressalta que as cubas fazem com que o banheiro ganhe personalidade e encanto, porém cada modelo deve ser muito bem estudado antes de ser colocado no local. "Tudo deve ser considerado, o tamanho do espaço, o gosto pessoal do cliente e por ai vai. Por exemplo, a cuba de embutir ocupa muito espaço na parte inferior da bancada, o que pode comprometer a execução de um armário. As de cobre são para ambientes mais rústicos e as folheadas a ouro e outros materiais nobres, para locais mais sofisticados. Ou seja, com a variedade de materiais, opção não irá faltar para deixar o ambiente do banheiro mais agradável e bonito."

    Confira abaixo os projetos desenvolvidos pela VS Design.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.