• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Quinta-feira, 24 de abril de 2008 atualizada às 10h30

    Encontro de arquitetura discute ciclovia em Juiz de Fora, mas prefeitura diz que não há possibilidade de construção nas principais ruas da cidade



    Renata Solano
    *Colaboração

    Preocupados com a situação dos ciclistas da cidade, por causa da divulgação de uma matéria no portal ACESSA.com (leia matéria), estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promovem uma discussão sobre Cicloarquitetura no XI Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

    O evento acontece entre quarta, 21 de maio e sábado, dia 25, e vai ter uma oficina sobre o assunto. Segundo uma das coordenadoras do clube do pedal de Juiz de Fora, Karla Lucas, os organizadores do evento procuraram a Prefeitura de Juiz de Fora para esclarecer algumas dúvidas e convidar seus representantes para participar da discussão, mas não receberam resposta.

    Karla comenta que não acredita na construção de ciclovias na cidade, mas acha que pelo menos reservar uma área para a segurança dos ciclistas com a colocação de uma ciclofaixa deveria acontecer. "Em novas rodovias não vemos a preocupação da prefeitura e da Secretaria de Política Urbana em colocar um espaço destinado para os ciclistas, é uma falta de respeito. Além disso nós reivindicamos que haja um local específico para o estacionamento de bikes porque se paramos nas ruas, presas aos postes, por exemplo, eles pegam, ou melhor roubam", afirma.

    Segundo a assessoria da PJF, a ciclovia faz parte do projeto de revitalização da cidade e de despoluição do Rio Paraibuna. Mas a primeira parte do projeto compreende o esgotamento sanitário da cidade, que já começou no bairro Granjas Bethel. Assim que terminarem o esgotamento na cidade, eles começam a revitalização da cidade, que inclui a ciclovia. Mas não há prazo pra terminar o esgotamento.

    No entanto, nas áreas centrais, como a avenida Rio Branco, segundo a assessoria, não comportam ciclovias. Os ciclistas devem continuar andando entre os veículos mesmo, sempre respeitando o Código de Trânsito Brasileiro.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.