Quinta-feira, 24 de abril de 2008 atualizada ?s 10h30

Encontro de arquitetura discute ciclovia em Juiz de Fora, mas prefeitura diz que n?o h? possibilidade de constru??o nas principais ruas da cidade



Renata Solano
*Colabora??o

Preocupados com a situa??o dos ciclistas da cidade, por causa da divulga??o de uma mat?ria no portal ACESSA.com (leia mat?ria), estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promovem uma discuss?o sobre Cicloarquitetura no XI Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

O evento acontece entre quarta, 21 de maio e s?bado, dia 25, e vai ter uma oficina sobre o assunto. Segundo uma das coordenadoras do clube do pedal de Juiz de Fora, Karla Lucas, os organizadores do evento procuraram a Prefeitura de Juiz de Fora para esclarecer algumas d?vidas e convidar seus representantes para participar da discuss?o, mas n?o receberam resposta.

Karla comenta que n?o acredita na constru??o de ciclovias na cidade, mas acha que pelo menos reservar uma ?rea para a seguran?a dos ciclistas com a coloca??o de uma ciclofaixa deveria acontecer. "Em novas rodovias n?o vemos a preocupa??o da prefeitura e da Secretaria de Pol?tica Urbana em colocar um espa?o destinado para os ciclistas, ? uma falta de respeito. Al?m disso n?s reivindicamos que haja um local espec?fico para o estacionamento de bikes porque se paramos nas ruas, presas aos postes, por exemplo, eles pegam, ou melhor roubam", afirma.

Segundo a assessoria da PJF, a ciclovia faz parte do projeto de revitaliza??o da cidade e de despolui??o do Rio Paraibuna. Mas a primeira parte do projeto compreende o esgotamento sanit?rio da cidade, que j? come?ou no bairro Granjas Bethel. Assim que terminarem o esgotamento na cidade, eles come?am a revitaliza??o da cidade, que inclui a ciclovia. Mas n?o h? prazo pra terminar o esgotamento.

No entanto, nas ?reas centrais, como a avenida Rio Branco, segundo a assessoria, n?o comportam ciclovias. Os ciclistas devem continuar andando entre os ve?culos mesmo, sempre respeitando o C?digo de Tr?nsito Brasileiro.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF