Cultivo de plantas pode ser feito em pequenos ambientes da casa

Para a cozinha, por exemplo, são indicadas plantações de coentro, manjericão, alecrim, hortelã, tomilho e orégano

Jorge Júnior
Repórter
12/6/2012
casa

Se por algum momento você pensou em ter um jardim dentro de casa e desistiu por causa do pouco espaço, as designers de interiores Laura Santos e Fabiana Visacro afirmam que a ideia é válida, até mesmo para quem dispõe de ambientes pequenos.

Para a cozinha, por exemplo, as especialistas indicam as plantações de coentro, manjericão, alecrim, hortelã, tomilho e orégano. "Por menor que seja o espaço, sempre há lugar para cultivar certas plantas e, melhor ainda, surpreender-se com seus aromas. Elas são sempre o arremate para qualquer projeto. As plantinhas podem ornamentar janelas, bancadas e aparadores, além de valorizar projetos por meio de suas cores que dão vida aos espaços", avaliam as profissionais.

O cultivo destas plantas é bastante simples e requer apenas recipientes charmosos e alguns minutos diários de dedicação. O espaço pode ser uma simples bancada ou um peitoril de janela. Basta ter bom gosto para mesclar aromas, sabores e estilo. Segundo as designers, "o local pode ser um canteirinho, uma caixa de madeira ou um vaso mais comprido, mas deve-se respeitar a medida de 25 centímetros de profundidade para o material escolhido. Em caso de vasos, os mesmos devem conter furos ao fundo, para escoamento de água. Para a drenagem adequada, misture areia e cascalho ao fundo e preencha o recipiente com terra ou substrato."

Versatilidade

Outro dcasaetalhe a ser levado em conta é a versatilidade do cultivo, que possibilita a aplicação de várias ideias. Independente do recipiente, é importante estar atento a alguns cuidados que irão garantir o sucesso do plantio.

"Para crescerem viçosas, especialmente em apartamentos e ambientes internos, os vegetais necessitam de alguns cuidados especiais, que começam já na escolha do que será cultivado. Afinal, cada espécie exige iluminação, temperatura, rega e tipos de vasos apropriados. Para a maioria das plantas, a rega deve ser diária e o sol da manhã é o mais apropriado. A iluminação natural e a ventilação do ambiente são fundamentais para o desenvolvimento das mudas e estes dois aspectos devem ser levados em conta para a elaboração do projeto", alertam as profissionais.

Além disso, no caso de cultivo de pimentas, os vasinhos ou cochos não podem ficar ao alcance de crianças. Depois de conciliar a escolha das plantas e do recipiente com as especificações dos projetos é só colher – literalmente – os bons resultados. "As hortinhas na cozinha estão em alta, pois combinam com o estilo de vida saudável e sustentável que é muito valorizado hoje em dia. Portanto, elas se harmonizam com todos os estilos de decoração: das rústicas às contemporâneas."

Atenção

Entretanto, toda planta cultivada está sujeita ao ataque de pragas que tiram seu vigor, diminuem a sua beleza e, em casos extremos, podem provocar a morte. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados, como a utilização de mudas sadias; substrato de boa qualidade; catação manual de larvas, pupas, ovos e adultos e podas de limpeza.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Cultivo de plantas pode ser feito em pequenos ambientes da casa