Exposição de orquídeas deve atrair mais de dez mil visitantes

O homenageado da edição 2012 é o juiz-forano Frederico Carlos Hoehne, considerado um dos maiores botânicos do país

Andréa Moreira
Repórter
25/8/2012
Exposição de Orquídeas

Cores vibrantes, formas singulares e beleza excêntrica. Essas são as orquídeas, consideradas uma das plantas mais exóticas na natureza. E tudo isso pode ser conferido na XII Exposição Nacional de Orquídeas de Juiz de Fora, que ocorre até domingo, 26 de agosto, em um colégio localizado na avenida Presidente Itamar Franco, nº 1.600.

De acordo com o presidente do Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora, César Cherem, mais de dez mil pessoas devem passar pelo local para apreciar as mais de mil plantas em exposição. "Este ano, reunimos expositores de vinte cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Cada um possui uma planta diferente e especial."

Um destes expositores é o paulista Ney Arrais, da cidade de Mogi das Cruzes. Arrais, que participa da exposição pela sexta vez, revela que o evento em Juiz de Fora é um dos melhores do país. "Participo de exposições do Sul ao Nordeste do Brasil e posso afirmar que aqui é uma das melhores feiras. Com uma grande variedade de espécies e um bom preço, afinal esta é a melhor época do ano para o cultivo de orquídeas."

Membro do Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora e participante da exposição desde a sua criação, Gilberto Bisaggio ressalta que o amor pelas orquídeas vem de família. "Meu avô e meu pai eram orquidófilos. Essas plantas sempre me encantaram. Sou fascinado pela beleza e delicadeza dessa flor." Na exposição, a maioria dos participantes é formada por homens, e Bisaggio possui uma teoria para essa preferência. "A planta é feminina, por isso os homens a tratam com carinho e atenção."

Essa paixão pelas orquídeas também é compartilhada pelo funcionário público Carlos Alberto de Oliveira. "Há dez anos cuido de orquídeas e meu amor é tanto que, há mais ou menos cinco anos, montei um orquidário em minha casa. Atualmente, possuo mais de 50 espécies dessa planta que possui uma beleza única."

Entre os visitantes também estava a dona de casa Rosa Noceli, que visita a exposição pela décima vez. "Fico maravilhada a cada vez que venho aqui. Cada ano tem uma espécie nova, mais colorida, mais bonita." Rosa destaca os benefícios que as orquídeas trouxeram para a sua vida. "Sempre digo que a beleza dessa flor faz bem para nossos olhos e nossa alma. Olhar e cuidar dessas plantas me traz uma paz tão grande, que isso reflete no meu corpo e, consequentemente, em minha saúde."

Homenageado

O presidente do Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora revela que a exposição este ano possui um homenageado especial, um juiz-forano considerado um dos maiores botânicos do Brasil. "O ano de 2012 marca 130 anos do nascimento de Frederico Carlos Hoehne. Ele foi simplesmente o mais celebrado e respeitado botânico de sua época. Nascido no bairro Borboleta, em nossa cidade, Frederico tem um reconhecimento internacional."

Ao longo de sua vida, Hoehne realizou vários trabalhos importantes, como a publicação de 117 trabalhos científicos, 478 artigos, além de ter escrito quatro livros infantis e a enciclopédia botânica Flora Brasileira. "Frederico também ocupou o cargo de jardineiro-chefe do Museu Nacional e implantou o Jardim Botânico de São Paulo," destaca Cherem.

A XII Exposição Nacional de Orquídeas de Juiz de Fora funciona neste sábado, 25 de agosto, até as 20h, e no domingo, 26, das 8h às 18h. A entrada é franca.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Exposi??o de orqu?deas deve atrair mais de 10 mil visitantes