• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Harmonização do ambiente através das plantas Um jardim não possui somente a função de enfeitar, pode ser utilizado
    também para desviar a direção da energia negativa presente no ambiente

    Priscila Magalhães
    Repórter
    29/09/07

    Um jardim não possui, somente, a função de enfeitar. Além de tornar o ambiente mais agradável, com uma sensação térmica mais amena, ele também pode contribuir para canalizar energias positivas a favor da sua residência, escritório ou consultório.

    E, através do Feng Shui técnica chinesa que propõe a harmonização do ambiente você pode conseguir isso. Com base na filosofia desta técnica você pode utilizar elementos como plantas, água e cristais coloridos. O paisagista Gustavo Wunderlich diz que o Universo está cheio de energias positivas e negativas e a utilização do Feng Shui possibilita canalizar melhor essas energias.

    Segndo ele, existem o chi, fonte de energia positiva, e os shars, fonte de energia negativa. "O chi está presente em todas as coisas vivas, entre elas os vegetais. Já o shar é qualquer linha ou ângulo reto que aponte diretamente para a nossa casa, como por exemplo, uma quina de parede, uma rua que converge em direção à casa ou uma quina de telhado do vizinho que está na direção da porta de entrada da residência", explica.

    É para "quebrar" os shars, ou desviar a direção dessa energia negativa, que as plantas são utilizadas. "As características de cada planta, em um local específico, canalizam as energias. Para isso, observamos cor, textura e aroma e definir as espécies mais indicadas para cada ambiente. Além disso, é muito bom aliar a presença dos cristais e da água", destaca.

    Paisagista Gustavo O paisagista acrescenta que existem regras diferentes para ambientes externos e internos. "A diferença básica seria o tamanho da área e a luminosidade, estes fatores definem o tipo de vegetação que vai ser usada em determinado ambiente". Internamente, ele indica a utilização de plantas como crisânteno, orquídea, mini azaléia, hera e lírio da paz. Para jardins externos as mais indicadas são magnólia, gerâneo, agapantus, petúnea, jasmins, dama-da-noite e pinheiros em geral.

    Dentro de casa, um jardim podem ser colocado no banheiro, no corredor e em um canto para meditação. Já na parte externa, ele pode ser construído na varanda ou no quintal, em pedras, terra, e com a presença de fontes. Além disso, vasos com plantas também podem ser espalhados pelos lugares estratégicos de acordo com o Feng Shui.

    Pegue a bola de cerâmica que foi misturada (branco, o bege e o amarelo), achate  entre as mãos. Pegue a outra cerâmica pura (branco translúcido) e procure deixar  do mesmo tamanho que a outra massa. Banheiro
    Imagem de plantas no banheiro Canto de meditação
    Imagem de plantas no banheiro Entrada da casa


    Gustavo diz que para harmonizar o ambiente não é necessário que as plantas estejam sempre floridas. "As diversas formas e texturas das folhas também têm o papel de harmonizar os locais. Mas em caso de usar plantas floridas o ano todo, como mini azaléia, crisânteno, tagets e lírio da paz é necessário ter atenção para as cores de cada uma", conclui.

    linhas curvas Linhas curvas
    Jardim secreto Jardim secreto
    Fonte Fonte

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.