• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Terra Um dos cinco elementos do Feng Shui, a terra pode ser representada por objetos fáceis de serem encontrados e que funcionam como tampão

    Priscila Magalhães
    Repórter
    07/01/08

    Isolador. Esta é a função do elemento terra no Feng Shui. Mas só o fato de a terra estar presente não significa que ela tenha esta função. "É necessário que ela esteja molhada, pois nesta condição ela representa a vida", diz a especialista em Feng Shui, Dionízia Savino.

    A terra é o tudo, pois sem ela não há vida. "Não existiriam as plantas, o verde, a vida". Segundo Dionízia, ela é o único dos cinco elementos que é totalmente oposto ao eletromagnetismo, por isso, não faz mal algum. "A terra absorve as energias negativas e isso acontece através da água. Quando a terra fica molhada, ela manda e energia ruim para longe e conserva a positiva".

    Mas para harmonizar o ambiente de casa ou do escritório com a terra, não é necessário usar exatamente este elemento. O Feng shui se baseia em representações, por isso existem cores, sabores, objetos e cheiros que simbolizam a terra.

    "Como símbolos temos a cor amarela, o gosto adocicado, o olfato e a nota musical dó. Por isso, é sempre bom que tenha uma parede pintada de amarelo e um perfume adocicado no ar. Quando respiramos um cheiro bom, quebramos os problemas". Dionízia ainda lembra que a terra, quando utilizada no Feng Shui, deve ficar posicionada no centro do ambiente, ou do mobiliário.

    Como aplicar

    Foto de
mensageiros do vento de bambu Para o ambiente externo, Dionízia diz que não há muito o que fazer. O Feng shui só é trabalhado nestes locais quando se trata de um terreno novo (foto ao lado). Aí, a técnica é usada para dispor os componentes antes da construção. "E, neste caso, trabalhamos somente a disposição das coisas no terreno, como o local que a casa, a piscina ou o jardim vão ocupar, por exemplo". Mas, segundo ela, uma boa pedida para os jardins é deixá-los bem iluminados, com lâmpadas puxadas para o amarelo, a terra molhada e uma vasilha com água.

    Dentro de casa, as opções são muitas e existe uma aplicação da técnica para cada cômodo. "No quarto do casal, é muito interessante pintar de amarelo a parede onde fica a cabeceira da cama. A parede da frente para a cama não pode, pois esta cor desperta o intelecto e impede que o casal descanse". A especialista diz que o amarelo, em todos os seus tons, faz o mesmo efeito e que uma boa pedida é o marfim. Quem não quiser pintar a parede, pode usar almofadas ou roupas de cama em qualquer tom.

    Para o quarto de solteiro, a dica é colocar os aparelhos eletrônicos, como o som ou computador, de frente para a janela, de forma que a pessoa fique de costas para ela. "A claridade que entra no quarto e o cheiro da terra vão contribuir para a criatividade".

    Foto:arquivo pessoal
de Dionízia Se nos quartos Dionízia aconselha não exagerar, a sala é o local onde pode-se abusar. "Use muitas plantas. E não é necessário que elas sejam naturais. Elas podem ser artificiais, mas é interessante colocar, no vaso, alguma coisa da cor da terra, como pedras marrons, por exemplo. Para completar, deixe o ambiente bastante iluminado".

    No banheiro, as plantas também são muito bem-vindas, sejam naturais ou artificiais. Flores amarelas são uma boa, já que representam a terra. As toalhas mais indicadas para este cômodo são as de cor verde, em qualquer tom. E, para completar, deixe um cheiro floral espalhado no ar.

    A cozinha é um local onde todas as representações da terra podem ser utilizadas. Para começar, use tudo para que o local fique bem claro. "Use móveis brancos e enfeites amarelos. Aproveite a fruteira e coloque frutas perfumadas, com cheiro adocicado. E, mais uma vez, a luz é fundamental. Abuse da claridade".

    A energia que flui no ambiente de trabalho também é muito importante. O Feng Shui pode ser aplicado para isolar as energias ruins a partir das representações da terra. "Pinte todas as paredes de marfim. Coloque muita luz para ficar bem iluminado. Neste caso, a luz não precisa ser puxada para o amarelo, pode ser qualquer uma. Os móveis claros vão ajudar bastante na harmonização do ambiente e, mais ainda, se eles forem de formas definidas e com as pontas arredondadas. Dessa forma, a energia flui melhor".

    Vai reformar?

    Foto de
Dionízia Se você vai reformar ou construir e quer aproveitar para aplicar os elementos do Feng Shui em casa, fique atento a algumas dicas de Dionízia (foto ao lado). "Coloque o máximo de parede de vidro que puder. É a melhor forma de deixar entrar a luz natural, que traz junto a energia positiva. Se seu espaço é grande, aproveite para colocar janelas maiores e não pequenas. E não use cortina, só no caso de precisar proteger os móveis do sol".

    E quando a reforma acabar, aproveite para deixar o ambiente com espaço. "Coloque poucos móveis, assim as pessoas têm espaço para circular. Com muitos móveis e pouca circulação, a energia fica estagnada". Além disso, a especialista aconselha um ambiente organizado. "Lugar bagunçado também atrapalha o fluxo de energia".

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.