Metal Dentro do feng shui o metal ? o ?ltimo dos elementos
e est? ligado ? prosperidade e ? amizade

Marinella Souza
*Colabora??o
02/04/2008
Foto de duas torneiras
Em arquivo:

Depois de ?gua, madeira, terra e fogo surge o metal para trazer a prosperidade e refor?ar os la?os de amizade. A arquiteta Dion?zia Savino explica que a prosperidade vem da pr?pria simbologia do metal, o ouro. Esse elemento por si s? j? nos remete a um contexto de riquezas e sucesso. Al?m disso, tem a fun??o de "suportar e segurar as emo?es e retransmitir informa?es", tal qual faz o verdadeiro amigo.

A cor que representa o metal ? o branco, a cor que reflete todas as outras, assim como o metal tem o poder de refletir a express?o interior de cada indiv?duo. Al?m do branco, o clima seco e fresco do outono s?o representativos desse elemento que promove a intera??o entre as pessoas. "A fun??o do metal, para o feng shui, ? conduzir o que ? certo e o que ? errado quando se trata de justi?a", explica.

No tocante ?s emo?es, o metal desperta o romantismo e, por vezes, a tristeza. Segundo Dion?zia, esses s?o os pontos negativos do metal. "As emo?es do metal podem ser vistas como outonais, associadas ? melancolia e ? nostalgia".

Foto de duas
torneiras Foto de duas torneiras

No p?lo oposto encontram-se a virtude e o senso altamente desenvolvido de justi?a. "Por isso os cinco elementos devem ser colocados em harmonia. Somente dessas formas as emo?es negativas de um elemento pode ser equilibrada com as positivas de outro", comenta.

Metal na decora??o

Dentro do feng shui, a melhor maneira de se utilizar o metal ? na forma de adornos decorativos. Objetos como mesas e cadeiras n?o s?o muito aconselh?veis a fim de garantir o aspecto de proximidade que ? primordial na decora??o de uma casa. "O metal ? frio e quando utilizado em grande escala, promove a perda da sensa??o de aconchego", ensina.

Foto de duas torneiras Foto de duas torneiras Foto de duas torneiras

Esculturas, porta-retratos, abajures, cinzeiros, rel?gios, coqueteleiras, porta-guardanapos s?o excelentes op?es de enfeites nos mais diversos tipos de metal que podem ser utilizados para potencializar os benef?cios do elemento. Al?m disso, objetos na cor branca tamb?m podem atender ao mesmo fim.

Foto de duas
torneiras Foto de duas torneiras

Dion?zia esclarece que o melhor lugar para colocar esses objetos depende do dono da casa. "Depende do que a pessoa quer para a sua vida ou o que se quer energizar na casa". Para quem est? em d?vida, a arquiteta indica o canto esquerdo ? entrada principal porque ? l? onde est? a ?rea da prosperidade.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF