• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Simplicidade e organização são fontes de equilíbrio Para o terapeuta holístico Falconi, ser simples é o segredo da felicidade

    Renata Solano
    *Colaboração
    15/05/2008

    Regras definidas pelo Feng Shui definem organizações práticas e místicas para atrair boas energias. No entanto, o terapeuta holístico Armando Falconi diz que algumas posturas são folclóricas. "Na verdade um folclore educativo que preza sempre pela organização. É o caso de falar para uma criança que ela não pode deixar a roupa virada ao avesso porque senão atrai coisas ruins. Essa é uma forma de disciplinar", comenta.

    Para Falconi, a cultura oriental tem fundamento sim, pois através de medidas como colocar uma fonte em tal lugar e deixar a lixeira num espaço sempre limpo e distante dos alimentos é inteligente e trabalhado com base na simplicidade do ambiente. "A pessoa precisa buscar a felicidade através da simplicidade, da organização e limpeza, assim vai manter sempre um equilíbrio saudável", afirma.

    Se dicas como não deixar o chinelo virado para evitar a morte de algum ente querido, não deixar sapato embaixo da cama para não atrapalhar o sono, sempre deixar a louça da cozinha limpa para não atrair maus sentimentos e juntar todos os brinquedos para o saci não vir roubá-los, não são funcionais no sentido de atrair coisas positivas.

    Mas Falconi argumenta que atitudes como essas podem sim ajudar as pessoas. "Tempo é dinheiro, segundo os americanos, mas para mim é oportunidade, por isso, deixar as coisas organizadas e encontrá-las em, no máximo, 30 segundos, é uma forma de ganhar tempo para fazer outras coisas importantes".

    foto de mesa bagunçada foto mesa arrumada
    Vida com simplicidade

    Para Falconi, a pessoa aprende a viver com sentido quando aceita a vida com simplicidade em sete pontos:

    • Objetos - trata-se de ser simples com as coisas que você tem e quer. "Se você precisa de um aparelho celular, para que ter três? Se precisa apenas de uma agenda, por que ter duas? Ter somente o necessário evita esquecimentos, evita confusões e, principalmente, evita desorganização", afirma.

    • Finanças - a simplicidade nesse caso é voltada para os cuidados com cheques pré-datados e com cartões de crédito. Segundo Falconi, quando a pessoa trabalha dessa forma, consegue melhor rentabilidade do dinheiro e não tem dor de cabeça e insônia por ficar pensando em como quitar as dívidas.

    • Tempo - "Simplicidade no tempo quer dizer evitar ter que refazer os trabalhos, por isso, é melhor fazer apenas uma vez bem feito. Além disso, dedique-se um tempo lendo um bom livro e investindo no seu intelecto. Não preencha seu tempo com as coisas que os outros te pedem para fazer", descreve.

    • Saúde - cuidados com a saúde podem ser importantes no resultado final, por isso, seja mais amoroso com seu organismo. "Escove seus dentes e use o fio dental sempre, bactérias da gengiva podem ocasionar um infarto e poucos sabem disso. Além do mais, conversas como 'se não fizer a higiene bucal a barata vem de noite lamber sua boca', isso não existe! São lendas que nossa família conta para ensinar, mas que, no fundo, têm fundamento".

    • Relações - ter simplicidade nas relações refere-se a selecionar as pessoas com quem você conversa, por exemplo. "Não quer dizer discriminação com os outros, mas se o tempo já é curto, porque não se relacionar pessoas que te acrescentam informações e te dêem bons sentimentos? Por que ficar conversando o tempo todo com pessoas que só te deixam para baixo ou que somente sugam de você?", questiona.

    • Relações afetivas - "Não use somente o coração, mas dê ouvidos também à sua cabeça. Seu parceiro é realmente uma pessoa com quem você quer ficar toda a vida? Ou simplesmente é uma pessoa legal e bonitinha? É importante demais saber mensurar até que ponto você não está sendo bengala do seu parceiro e ele sua bengala também. Por isso, em relações mais estáveis, é preciso reverter tal situação: faça a dependência um do outro diminuir, porque as relações são feitas para fortalecer e não para completar", afirma.

    • Si mesmo - seja mais simples na hora de se vestir, de se maquiar, de se portar. "Não é necessário ser o melhor nos locais, é necessário ser o melhor dentro de si, porque a casca envelhece e é necessário que as pessoas se interessem pelo que você é e não pela sua aparência", comenta.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social na UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.