Harmonize a energia da casa com o feng shui Para especialista, energias ruins podem ser
bem canalizadas, basta querer

Marinella Souza
*Colabora??o
26/06/2008

Tudo o que as pessoas mais querem mais querem ? ter paz. Em dias t?o corridos, os indiv?duos fazem o que est? ao seu alcance para conseguir harmonizar sua rotina e garantir sua qualidade de vida, mas...ser? que estamos fazendo tudo mesmo?

Segundo o arquiteto Fabiano Tavares (foto abaixo) ? poss?vel come?ar esse processo de harmoniza??o dentro de casa. Fabiano ? especialista em feng shui e afirma que n?o existem energias boas e ruins em um ambiente.

O que interfere na vida das pessoas ? como elas lidam com as diferentes formas de energia a que est?o submetidas todos os dias nos diversos locais os quais freq?entam.

"Todas as coisas t?m uma energia e n?s podemos fazer com que elas n?o nos prejudiquem ou, ao menos, evitar a interfer?ncia delas, quando poss?vel",diz. Fabiano explica que o grande problema ? ficar constantemente sob a influ?ncia de uma mesma energia por muito tempo.

"Isso acaba prejudicando. ? como o raio x, ? uma energia que se for usada sob a pele muitas vezes seguidas, pode causar um dano terr?vel. E n?o estou falando em termos exot?ricos, s?o malef?cios f?sicos mesmo".

Mudando a casa

Fabiano ensina que cada ambiente da casa se destina a uma fun??o, sendo assim, ? preciso que as energias existentes ali contribuam para que essa fun??o determinada seja exercida com excel?ncia.

Mudar os m?veis, apenas, n?o adianta. ? preciso que a mudan?a seja realmente ben?fica para aqueles que passam parte do seu tempo naquele local. Algumas quest?es s?o profundas e precisam da avalia??o espec?fica de um especialista, mas algumas dicas podem ser ?teis na hora de decorar um espa?o.

Sala

Para a sala, a principal dica que Fabiano d? ? que o espa?o da sala seja fluido, sem muitos obst?culos no caminho de quem passa. "Muitas vezes a gente coloca m?veis e objetos desnecess?rios na sala e isso acaba atrapalhando a fluidez das energias".

Banheiro

O ideal ? que sem mantenha ralos, tampa do vaso sanit?rio e portas sempre fechadas, evitar rachaduras em espelhos e sanar todos os problemas como goteiras e vazamentos.

Cozinha

Evitar colocar a geladeira pr?xima do fog?o para que n?o haja grande consumo de energia. "Postos juntos pode causar atritos. Al?m disso, n?o ? nada pr?tico porque as frituras v?o engordurar toda a geladeira". Outra dica ? colocar o fog?o em uma posi??o que n?o deixe a cozinheira de costas para a porta de entrada. "Se ela fica de costas, desvia a aten??o do preparo da comida toda vez que fizer um barulho diferente na porta".

Copa

Quanto ? copa, Fabiano aconselha que ela n?o esteja em local de passagem entre a cozinha e a ?rea de servi?o. "Esse ? um ambiente extremamente familiar e ? bom que seja preservado de outras interfer?ncias".

?rea de Servi?o

A ?nica dica em rela??o a esse espa?o ? evitar o ac?mulo de roupas sujas e servi?os por fazer. "Quando voc? deixa as coisas bagun?adas, leva tempo para se organizar, ? energia sendo dissipada com sensa?es ruins", diz.

foto de sala
de estar foto de
banheiro foto de 
cozinha
Quarto

A principal orienta??o quanto ao quarto ? em rela??o ? disposi??o da(s) cama(s). Elas nunca devem ser colocadas com a cabeceira de costas para a porta porque isso gera inseguran?a e interfere no sono. "Se voc? est? deitado de costas para a porta, a pessoa que chega te v? primeiro, o seu inconsciente entende que o perigo ? maior se n?o consegue ver a porta, isso faz com que voc? n?o durma como tem que dormir", explica.

Outro detalhe importante ? n?o colocar muitos aparelhos eletr?nicos como TVs, computadores e celulares dentro do quarto, em especial, perto ? cabeceira da cama porque isso interfere na qualidade do sono. "Uma TV no quarto, por exemplo, por mais que voc? consiga dormir, est? recebendo as ondas do que est? sendo passado. Filmes passam emo?es e a pessoa recebe isso enquanto dorme, por isso o sono n?o ? como deveria ser".

As cores fortes tamb?m devem ser evitadas, em especial no quarto das crian?as. Esse deve ser pintados nas cores prim?rias e em tons pastel. "J? foi comprovada a interfer?ncia das cores no emocional das pessoas. Se voc? gosta muito de uma cor forte, ent?o coloque-a em um local em que n?o fique vendo toda hora, como a cabeceira da cama, por exemplo", ensina.

A in?rcia

Fabiano enfatiza que a desorganiza??o ? uma forma a mais de desprender uma energia que poderia ser gasta de uma maneira mais prazerosa. "Bolsa de mulher ? um excelente exemplo. ? sempre uma bagun?a e quando o celular toca ? uma luta at? achar. Quando encontra, a mulher normalmente j? est? nervosa, estressada ou seja, o tempo que ela poderia gastar ao telefone em uma conversa agrad?vel ou mesmo solucionando algum problema, perdeu tentando achar o celular e se estressando".

O arquiteto garante que ser organizado ? uma quest?o de investimento, mas admite que ? poss?vel ser feliz na desordem porque a bagun?a ? c?moda. "Quando voc? vive numa situa??o de desordem, n?o tem tempo para nada, nem para pensar na dor, na solid?o. A bagun?a, nesse caso, ? um paliativo".

foto
  de Fabiano Tavares Tudo o que est? no meio externo ? absorvido pelo indiv?duo de alguma maneira e uma hora, Fabiano garante, isso se manifesta. "Se uma pessoa est? constantemente em contato com energias negativas, ouvindo coisas negativas, uma hora vai estar de guarda baixa e vai assimilar essas coisas".

O que vai diferenciar os indiv?duos ? a forma como eles lidam com essas cargas negativas. Ou voc? escolhe manter o padr?o ou decide mudar tudo, provar o contr?rio. "A in?rcia ? a maior for?a do universo. Se uma coisa est? ruim, tende a ficar ruim, at? que alguma coisa reverta o quadro. O mesmo acontece quando tudo est? bem: por in?rcia, tende a continuar bem", reflete.

Fabiano explica que quando sentimos necessidade de mudar algo na casa ou no quarto ? porque algo mudou internamente e queremos refletir isso de alguma maneira. "Uma casa primeiro mostra o que a pessoa ? e depois tende a refor?ar esse perfil", comenta o arquiteto. Dessa forma, quando o ?mpeto de mudar as coisas de lugar vier, n?o deixe o instante passar, mude. O esfor?o pode ser grande, mas a tend?ncia ? que seja recompensado.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF