• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Decoração pode influenciar o humor Na hora de pintar uma casa, de escolher os móveis e os enfeites valem alguns conselhos, afinal, a tese de que a decoração substitui a terapia é aplicada

    Daniele Gruppi
    Repórter
    12/09/2008

    A decoração de uma casa pode mudar o humor da pessoa? O terapeuta holístico, Armando Falconi, garante que sim. Para ele, o ambiente influencia o modo de ser físico, metal, emocional e até espiritual. "As cores das paredes e dos móveis, os quadros, o tapete podem mexer com a sensibilidade visual e também com os padrões de crença. E isso é um fator cultural", explica.

    Na hora de pintar uma casa ou um cômodo, de escolher os móveis e os enfeites vale alguns conselhos e orientações, afinal, a tese de que uma boa decoração pode substituir uma terapia pode ser aplicada. Falconi acredita que é possível também se guiar pelo próprio gosto. "As pessoas possuem intuição e agem, muitas vezes, por elas".

    O especialista alerta, entretanto, que o ambiente influência o humor, mas a pessoa também pode influenciar o ambiente. "Se o morador emana energias positivas, o espaço absorve. Se têm pensamentos negativos, a energia negativa fica impregnada. Uma residência onde teve um suicídio, um crime, fica carregado com aquelas forças".

    Cores nos cômodos

    O especialista dá algumas dicas para as cores do ambiente. Ele afirma que o verde e o azul são ideais para as paredes do quarto do casal e das crianças. "O verde remete ao equilíbrio e o azul à serenidade, à cura. As cores harmonizam o ambiente. Se não quiser pintar todo o quarto, indico que pinte a parte da cabeceira da cama".

    Foto Falconi Falconi conta que um simples abajur com uma lâmpada verde ou azul faz diferença. Para ele, o cinza deve ser evitado. "Ele absorve as cargas e os pensamentos negativos, as brigas e as discussões".

    Em qualquer cômodo da casa, a cor ideal para o teto é o branco. "Tem pais que gostam de colocar estrelinhas no teto nos dormitórios dos filhos. Deve ser realmente colocados, só não se pode colocar o teto azul".

    Para o banheiro, prevalece o branco ou o bege. "Por uma questão de higiene para demonstrar limpeza". Já na cozinha, a presença do laranja é positiva. "Ele facilita o processo digestivo e também do 'engolir sapo'".

    Na sala, local onde, geralmente, as visitas são recebidas, deve-se apostar em, pelo menos, uma parede nas cores de defesa: laranja, amarelo, bege e areia. Quanto aos móveis, Falconi diz para dar preferência àqueles de formato arredondado para facilitar a circulação da energia.

    Área externa

    foto da área externa de uma casa composta por pedras A área externa precisa de ter circulação. Falconi orienta a colocar pedras. "Conforme as pedras mudam de posição os neurônios também vão mudando. Remexê-las significa revirar os sentimentos e os pensamentos".

    Quanto às flores, na entrada, não devem ser colocadas espécies com espinho. Na frente da residência, pode-se colocar árvores frutíferas, como amora, acerola, desde que se vá podando para não deixá-la crescer muito, e também as flores miúdas. Para Falconi, a utilização de flores dentro da casa é permitida, mas deve-se manuseá-las sempre, a fim de que o ambiente não a sature.

    Enfeites

    Segundo o especialista, deve-se ter cuidado também na escolha dos enfeites. "É preferível pecar pela discrição. Se tiver dúvida em colocar dois jarros, opte por apenas um".

    Foto sino de vento Foto quadro remetendo à natureza Foto de enfeites, como elefantes e buda

    Ele aconselha a ter uma caricatura na sala ou no corredor, pois o desenho mostra a personalidade do dono de maneira lúdica, criando humor no ambiente". Falconi avisa que quadros que remetem à natureza harmonizam o espaço. O elefante representa a cura. Para ele, ter em casa cristais e sinos de vento é importante, porque eles promovem a cura arquitetônica e neutralizam as energias.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.