• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Você já considerou ter uma parede verde na sua casa?

    Raquel Campanate Raquel Campanate 1/06/2019

    A casa onde moramos tem um papel fundamental nas nossas vidas. É nesse espaço em que somos chamados para sermos quem realmente somos. Onde podemos e devemos ser livres para criá-lo e modificá-lo de acordo com a nossa natureza íntima, respeitando o que nos representa como indivíduos e em comunhão com outras pessoas que habitam o mesmo lar.

    Temos visto com mais frequência projetos com painel ou parede verde em casa. Mas o que ele representa enquanto conceito e quando eu devo instalar?

    Raquel Campanate

    O painel verde é uma forma de trazer a natureza para dentro de casa em um formato de jardim compactado. Podemos pensar que seria ornar uma parede com um quadro de plantas. E somente faz sentido quando o morador se identifica com essa ideia. De acordo com a arquiteta Laucirene Venturelli, a função de “um painel verde é trazer um pouco mais de leveza no ambiente, trazer um pouco ar natural e sair do urbano”.

    Algumas reflexões podem auxiliar em caso de dúvida quanto à instalação. Plantas em casa “tem sentido para mim?”,  “o que eu sinto ao pensar em uma painel verde na minha casa?”, “terei condições realizar a manutenção necessária?” – principalmente quando as flores forem naturais. A arquiteta lembra ainda que “por mais que o verde traga leveza outros itens também podem levar esse sentimento para a casa caso a pessoa não goste do verde”.

    O painel verde pode servir para interromper o padrão de cores, formas e texturas do apartamento. Então, ao fazer esse contato visual, nesse caso, ele pode despertar sensações estéticas como novidade, beleza, saúde, frescor, alegria, leveza e tranquilidade. No projeto da foto ele pelo fato de ele ter sido instalado na sacada - que foi integrada com a sala neste apartamento - essa atmosfera de sentimentos sutis se espalha por mais ambientes.

    O painel verde pode ser criado com plantas naturais ou artificiais. Essa escolha depende da preferência dos moradores. No entanto, quando a opção é pelo uso de plantas naturais é necessário verificar a existência das condições saudáveis para seu desenvolvimento, com iluminação e ventilação adequada. Neste caso, é aconselhável  o apoio de um paisagista para tomar essa decisão da planta natural e fazer a instalação correta.

    Outros locais podem ficar interessantes com um painel verde como cozinha e banheiros desde que observados o conceito do projeto e as condições necessárias para a instalação.

    O ambiente de escolha terá uma atmosfera diferenciada. Um convite à reflexões e inspiração.

    Raquel Campanate é fotógrafa de arquitetura e interiores e produto. Tem formação acadêmica nas áreas de Administração de Empresas e em Design de Interiores.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.