Reformula??o espacial Quarto ganha mais espa?o com a reciclagem de m?veis e adequa??o melhor do espa?o

Priscila Magalh?es
Rep?rter
29/09/07

Os arquitetos Roberta Lopes e Sandro Cherem Fassheber aceitaram o convite do Portal ACESSA.com para inaugurar a se??o m?o na massa. Entregamos a eles um desafio: mudar um quarto em que a principal reclama??o do dono ? a falta de espa?o, ocupado por uma ?nica pessoa. A extens?o do local ? de 10,5 metros quadrados.

Antes de sugerir as dicas, os arquitetos identificaram os pontos negativos e a primeira observa??o foi quanto ? disposi??o dos m?veis. "O posicionamento da mesa de estudos impede abrir e fechar a janela e obstrui a porta de acesso ao banheiro. O guarda-roupas na entrada prejudica a vis?o do quarto por quem entra e o posicionamento da cama, paralelo ? porta, atrapalha a ver quem est? entrando no quarto", aponta Roberta (veja foto no v?deo ao lado e imagem 01 do quarto desenhado antes da reforma).

Portanto, a primeira dica foi a mudan?a na disposi??o dos m?veis. "? importante observar que com o mesmo mobili?rio conseguimos um bom resultado. Al?m de ter melhorado o espa?o, a circula??o de ar tamb?m ficou melhor. Agora, o guarda-roupas n?o prejudica mais a passagem e a vis?o de quem entra, o acesso ao banheiro ficou livre e o posicionamento da cama, de frente para a porta, permite ver quem est? chegando", explica. (veja imagem 02 - proposta n?1)


(IMAGEM 01: antes da reformula??o espacial)



(IMAGEM 02: proposta n?1)


A segunda proposta dos profissionais tamb?m aproveitou os mesmos m?veis. "Pensamos em duas op?es para que o dono do quarto n?o tivesse nenhum gasto com a mudan?a. Dessa maneira, o guarda-roupas ficou no mesmo lugar, por?m foi encostado na parede para dar mais espa?o ainda a quem entra no c?modo. O espa?o na janela ficou ainda maior e o acesso ao banheiro tamb?m".


(IMAGEM 03: proposta n?1)


A outra proposta foi a de reciclagem dos m?veis para aproveitar ainda mais o espa?o. "Ficou t?o bom que ainda colocamos alguns acess?rios, como tapetes e espelhos. Colocamos a cama, agora sem a cabeceira original, encostada na parede, com a mesa de estudos ao lado e de frente para o guarda-roupas. Retiramos a parte de cima da mesa de estudos e as portas de baixo do guarda-roupas. Com estas partes fizemos estantes, que colocamos suspensas acima da cama. No lugar das portas do arm?rio que foram retiradas, colocamos cortinas coloridas. A sugest?o ? pintar a parede onde vai ficar a cama".


(IMAGEM 04: proposta n?1)


"Com essa nova disposi??o e com a reciclagem dos m?veis, o quarto ganhou mais espa?o e mais conforto tamb?m. A circula??o de ar melhorou, pois a janela e a porta ficaram mais livres. Procuramos solu?es mais baratas e que continuassem proporcionando conforto. A nossa preocupa??o ? com o bem-estar das pessoas", explica Roberta.


(IMAGEM 04: proposta n?3)


ATEN??O: os arquitetos deram sugest?es. ? preciso levar em conta que os profissionais n?o estiveram no local e se basearam apenas na foto enviada pelo internauta para elaborar as propostas. ? importante ressaltar que para um trabalho mais detalhado ? preciso a contrata??o de um profissional dispon?vel a ir at? o local para analisar as demandas de perto.