Aproveitamento de espa?o O quarto de casal da internauta D?bora Drumond
ganhou mais conforto e praticidade

Priscila Magalh?es
Rep?rter
29/10/07

Neste m?s de setembro, o M?o na Massa fez a reformula??o espacial do quarto de casal da internauta D?bora Drumond, com a ajuda dos arquitetos Roberta Lopes e Sandro Cherem Fassheber. O quarto mede cerca de 10 metros quadrados.

A cama bloqueando o acesso ? janela e a TV estrangulada pela cama foram os principais pontos negativos do quarto de D?bora apontados por Sandro. "O espa?o foi sub-utilizado da forma como os m?veis est?o posicionados. A cama encostada na parede fica sem nenhum apoio nas laterais, como criados para colocar abajour, por exemplo. Al?m disso, o m?vel onde fica a TV n?o pode ser utilizado por causa do pequeno espa?o existente entre ele e a cama", explica Sandro.

Segundo Sandro, a proposta deles para melhor utilizar o espa?o no quarto de D?bora foi mais ousada, j? que n?o houve aproveitamento dos m?veis j? existentes.


(IMAGEM 01: antes da reformula??o espacial)


A primeira modifica??o foi a retirada do arm?rio embutido. O lugar onde ele ficava, passa a ser ocupado pela cama. "O novo posicionamento da cama libera o acesso ? janela. Onde estava o m?vel com a televis?o, passa a ficar o arm?rio. Neste local, ele n?o atrapalha a entrada do quarto e nem a circula??o interna" , explica o arquiteto.

Uma sugest?o dos arquitetos ? a coloca??o de um "tablado" em volta da cama. "Ele vai manter a id?ia de cama sem cabeceira e, ao mesmo tempo, delimitar seu espa?o". A TV ? uma exig?ncia de D?bora e foi colocada de frente para a cama em um m?vel maior. "Dessa forma a TV fica mais acess?vel e o m?vel pode ser utilizado para outros fins, pois o espa?o entre ele e a cama se tornou maior", diz Sandro.


(IMAGEM 02: Proposta dos Arquitetos)


Na parede onde vai ficar a cama, os arquitetos sugeriram uma pintura em cor diferente e a coloca??o de prateleiras suspensas para substituir os criados.


(IMAGEM 03: Proposta dos Arquitetos)


Sandro diz que a maior dificuldade foi o arm?rio embutido (veja o v?deo). "Foi invi?vel achar uma solu??o com ele onde estava. Com essa nova disposi??o, conseguimos mais espa?o com mais conforto para a cama e para a televis?o. A nossa preocupa??o foi aliar praticidade com conforto. Agora, o m?vel onde fica a TV pode ser usado e tivemos uma no??o de organiza??o muito maior. Al?m disso, a janela focou livre e o ar circula melhor", explica Sandro.


(IMAGEM 04: Proposta dos Arquitetos)


ATEN??O: os arquitetos deram sugest?es. ? preciso levar em conta que os profissionais n?o estiveram no local e se basearam apenas na foto enviada pelo internauta para elaborar as propostas. ? importante ressaltar que para um trabalho mais detalhado ? preciso a contrata??o de um profissional dispon?vel a ir at? o local para analisar as demandas de perto.