Lojas comerciais s?o transformadas em cl?nica Constru?do sobre uma garagem, centro odontol?gico multidisciplinar ganha novo layout, utilizando degraus diferentes em um dos andares

Renata Solano
*Colabora??o
15/01/2008

Para come?ar o ano com o p? direito, o primeiro m?o na massa de 2008 vai mostrar uma reforma in?dita: a constru??o de uma cl?nica de ortodontia feita em lojas com caracter?sticas diferentes entre si.

A arquiteta respons?vel pela transforma??o, Raquel de Oliveira Fraga, (no v?deo) conta que a maior dificuldade da obra foi a disposi??o do mobili?rio. "? muito complicado fazer com que lojas com caracter?sticas t?o diferentes se transformem em um s? espa?o sem perder muita metragem quadrada", afirma.

As propriet?rias do espa?o s?o as dentistas Gladys Hypolito e Marta Candemil. O interesse delas era transformar as lojas em um centro odontol?gico multidisciplinar, onde elas pudessem ministrar aulas.

O espa?o

A primeira loja era um espa?o com um ?nico degrau de 90 cm de altura, a segunda era uma rampa que marcava o teto da garagem do pr?dio e, a terceira loja, era um espa?o livre que, segundo a arquiteta, seria o mais f?cil de trabalhar.

O m?o na massa de janeiro vai mostrar para voc?s a transforma??o mais dif?cil, que foi a adapta??o do teto da garagem, com uma inclina??o enorme, em um espa?o dividido por boxes para a realiza??o das aulas pr?ticas.


(IMAGEM 01: antes da reformula??o espacial)


A ?rea de atendimento pr?tico
"Como o espa?o ? exatamente o teto de uma garagem, foi preciso pensar em uma solu??o para utilizar o m?ximo de espa?o e perder o m?nimo de metragem. Por isso, ao inv?s de fazer um nivelamento ou utilizar uma rampa como sa?da, pensei em trabalhar com a id?ia dos boxes separados, utilizando degraus diferentes", explica Raquel.

A outra preocupa??o da arquiteta foi agradar o gosto de cada uma das clientes. "Uma ? extremamente cl?ssica e a outra ? exuberante, por isso foi preciso mesclar os gostos e chegar num acordo. O uso de cores diferentes em cada um dos boxes deu um charme no ambiente, mas sem ser cansativo demais, ainda mais por se tratar de uma cl?nica e um centro de especializa??o", esclarece Raquel.


(IMAGEM 02: Espa?o reformulado )


*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF