Decora??o alia versatilidade e charme Arquiteta fornece dicas ? internauta que deseja transformar sua sala em um ambiente confort?vel, aconchegante e, ao mesmo tempo, pr?prio para festas

Marinella Souza
*Colabora??o
04/06/2008

H? dois anos e meio, a fam?lia Costa ganhou de presente uma bela casa. A funcion?ria p?blica M?rian Aparecida Novakoski Costa se encantou pela bela sala que a nova resid?ncia apresenta.

Ela comprou alguns objetos de decora??o, fez uma pintura, mas faltava alguma coisa. Sem dinheiro e com muita vontade de deixar aquele espa?o com a cara da fam?lia, M?rian recorreu ? Se??o M?o Na Massa do portal ACESSA.com para ajud?-la.

Quem colaborou para que M?rian ficasse menos confusa foi a arquiteta Aline Assis Andrade. Aline acredita que a sala apresenta distribui??o de m?veis correta. "O conjunto de sof?s e o aparelho de home-theater est?o bem posicionados, ocupando as extremidades da sala e deixando o centro mais livre, como conv?m para um ambiente multiuso".

Segundo a arquiteta, essa disposi??o ? favor?vel ? loca??o de um grande puff desestruturado (leia mat?ria sobre puffs), de bolinha, que pode ser bastante utilizado pelas filhas do casal, que t?m tr?s e seis anos e vivem rodeadas por amiguinhos em casa. Aline explica que o m?vel "? vers?til e de f?cil manuseio, caso precise guard?-lo para uma festa maior ou mais formal".

Sess?o cinema

Foto do home theater Para compor a sala, M?rian comprou um aparelho de home-theater j? pensando nas sess?es de cinema que faria com suas filhas, mas ainda n?o conseguiu a luz adequada. A sugest?o da arquiteta ? que ela utiliza o o blackout, que bloqueia literalmente a entrada de luz.

"Ele substituiria a persiana porque ela deixaria de ter uma fun??o, a n?o ser que a M?rian goste da persiana esteticamente. Neste caso, ela poderia trabalhar com o blackout rol? e a persiana horizontal na frente. Se optar pelo blackout tipo cortina qualquer cortina de tecido, mais fluida e leve, com alguma transpar?ncia vai ficar boa, como um voil colorido ou mesmo branco", explica.

Aline acrescenta que a parede oposta ao home-theater ? a grande ?rea a ser trabalhada nesta sala. Foto de adesivo de peixes M?rian comprou uns adesivos de p?ssaros, que a arquiteta acredita ser o ideal para a decora??o desse espa?o. "Acho a id?ia e o desenho dos p?ssaros bonita e atual e esta seria a superf?cie para adesiv?-los".

Outra alternativa ? colocar as fotos da fam?lia nessa parede, j? que M?rian n?o abre m?o delas na decora??o do espa?o. "S? n?o aconselho a usar os dois recursos lado a lado, ou na mesma superf?cie, pode ficar pesado". As fotos tamb?m ficam bem na parede da TV, depois da porta", orienta.

Hora da festa

M?rian confessa ser uma grande festeira. Ela conta que a casa est? sempre cheia de amigos e, com um espa?o social t?o aconchegante ela tem alguns planos. Al?m das sess?es de cinema, ela j? prev? boas festas na nova sala. "N?s gostamos muito de festa, a casa est? sempre cheia de adultos, crian?as e adolescentes. Pretendo tornar a sala tamb?m em mini-discoteca para minhas filhas e eu".

Para assumir o clima home-disco, Aline sugere retirar as lumin?rias do forro, substitu?-las por arandelas nas paredes e utilizar a ?rea central do teto para pender um grande disco espelhado, numa alus?o ? farra da fam?lia. "Se achar demais, pode ser um lustre mais moderno, com v?rias l?mpadas, algo que traga mais descontra??o ao ambiente".

Foto de outro ?ngulo da sala Outro espa?o que pode servir aos eventos da fam?lia Costa ? o cantinho da sala, pr?ximo ? janela menor. Aline sugere que M?rian procure um profissional para desenhar um m?vel com rod?zio que funcione como um bar-aparador para dar suporte quando ela for dar uma festa ou receber mais pessoas. "Serve de apoio para copos e bandejas, al?m de estocar as bebidas e outros objetos de decora??o".

Segundo Aline, esse "? um cantinho que parece pouco utilizado e pode ser aproveitado melhor neste sentido, j? que o m?vel da TV n?o deve ter uma profundidade muito grande para n?o atrapalhar a passagem", diz.

Detalhe importante da decora??o e que est? tirando o sono de M?rian ? o tapete, mas a arquiteta tem a solu??o para esse "problema" tamb?m. "O tamanho do tapete ? legal, mas precisa ter um apoio no centro, como uma mesa baixa, para dar suporte ? composi??o e maior comodidade para o restante do mobili?rio.

Aline ensina que o tapete deve sempre seguir as propor?es do mobili?rio ao qual ele d? suporte. Uma alternativa ao tapete existente seria uma vers?o quadrada, menor, que ficasse centralizado com rela??o aos dois sof?s, mas que tivesse tamanho suficiente para preencher a largura, mas n?o chegasse a "entrar" debaixo dos sof?s.

"Assim seria poss?vel liberar uma ?rea maior para circula??o, sem tapete, para n?o prejudicar a "danceteria" desejada. Como os sof?s t?m cor forte, mas lisa, o tapete poderia ter algum desenho, nada muito rebuscado, para deixarmos o foco principal do projeto para as paredes e seus adesivos", comenta.

Seguindo essas sugest?es, a fam?lia Costa vai conseguir um ambiente: "confort?vel, aconchegante, pr?prio para se jogar e reunir os amigos", exatamente como M?rian queria.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF