M?veis planejados d?o praticidade ao ambiente A professora Angela Maria da Silva optou pelos planejados para otimizar os dormit?rios, conferindo aos c?modos um estilo contempor?neo

Daniele Gruppi
Rep?rter
08/12/2008

Dormit?rios com vigas e pequenos. Esta era a reclama??o da professora Angela Maria da Silva em rela??o ao seu apartamento. O problema foi solucionado pela arquiteta Juliana Mara, atrav?s dos m?veis planejados, ou seja, feitos sob medida.

Segundo a arquiteta, os planejados s?o cada vez mais procurados por aqueles que pretendem otimizar espa?os. "Decorar apartamento com os planejados era status, agora ? necessidade, pois os im?veis mais novos s?o bem menores que os mais antigos."

As vantagens apontadas por Juliana, al?m da personaliza??o, ? o estilo contempor?neo que confere ao ambiente, revelando um novo jeito de morar, e a valoriza??o do apartamento. "Os planejados disponibilizam alguns acess?rios diferentes, como mais op??o de calceiro, tulhas, passadeiras, porta-j?ias, dentre outros", completa.

Para Juliana, dificilmente a cliente ia conseguir decorar o local, utilizando m?veis convencionais. "N?o encaixariam entre as vigas e pilares." A arquiteta apostou tamb?m nas portas de correr. "Ocupam menos espa?o que a convencional, ideais para ambientes pequenos."

Os recursos foram utilizados, pois a cliente n?o queria quebrar paredes e nem sempre ? poss?vel retirar as vigas, j? que elas d?o a sustenta??o ao pr?dio. Foram necess?rios 45 dias, desde o in?cio do projeto at? a montagem final dos m?veis. "Elaboramos o layout do apartamento, com o objetivo de tornar o espa?o funcional e de f?cil circula??o."

Juliana conta que duas recomenda?es da cliente eram fazer um fraud?rio no quarto do filho e colocar um espelho no quarto de casal. O fraud?rio era f?cil de resolver. Quando o menino crescer, poder? ser utilizado como uma bancada de estudos. O espelho, entretanto, foi mais complicado. "N?o tinha espa?o para coloc?-lo." A solu??o foi fazer uma das folhas da porta de espelho.

Foto da sala de Clara Oliveira Foto da sala de Clara Oliveira Foto da sala de Clara Oliveira

Ela optou por desenhar os m?veis mais retos, com os puxadores mais discretos, uma tend?ncia atual. Devido ao tamanho dos dormit?rios, a sugest?o foi introduzir apenas arm?rios, camas e criados.

Utilizou cores mais neutras, sobretudo a branca, para deixar os c?modos com apar?ncia clean e tamb?m para dar uma sensa??o de aumento no espa?o. A arquiteta revestiu ainda o pilar com l?minas de mdf. "Disfar?a o pilar e d? um toque mais leve ao ambiente."

Foto da sala de Clara Oliveira Foto da sala de Clara Oliveira Foto da sala de Clara Oliveira

Para quem se interessar pelos planejados, assim como Angela, a arquiteta d? algumas dicas importantes na contrata??o do servi?o, que faz a diferen?a no resultado final. Primeiro, deve-se escolher uma empresa ou profissional que possua uma equipe de montadores eficiente e, por quest?o de est?tica do produto, aquele que ofere?a um material resistente e com bom acabamento.

Depois, medir todo o local que receber? os planejados. "As medidas da planta costumam n?o conferir com as reais", alerta. Como pode sair mais caro que o tradicional, a regra ? fazer a pesquisa de pre?os em v?rias lojas.