• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Móveis planejados dão praticidade ao ambiente A professora Angela Maria da Silva optou pelos planejados para otimizar os dormitórios, conferindo aos cômodos um estilo contemporâneo

    Daniele Gruppi
    Repórter
    08/12/2008

    Dormitórios com vigas e pequenos. Esta era a reclamação da professora Angela Maria da Silva em relação ao seu apartamento. O problema foi solucionado pela arquiteta Juliana Mara, através dos móveis planejados, ou seja, feitos sob medida.

    Segundo a arquiteta, os planejados são cada vez mais procurados por aqueles que pretendem otimizar espaços. "Decorar apartamento com os planejados era status, agora é necessidade, pois os imóveis mais novos são bem menores que os mais antigos."

    As vantagens apontadas por Juliana, além da personalização, é o estilo contemporâneo que confere ao ambiente, revelando um novo jeito de morar, e a valorização do apartamento. "Os planejados disponibilizam alguns acessórios diferentes, como mais opção de calceiro, tulhas, passadeiras, porta-jóias, dentre outros", completa.

    Para Juliana, dificilmente a cliente ia conseguir decorar o local, utilizando móveis convencionais. "Não encaixariam entre as vigas e pilares." A arquiteta apostou também nas portas de correr. "Ocupam menos espaço que a convencional, ideais para ambientes pequenos."

    Os recursos foram utilizados, pois a cliente não queria quebrar paredes e nem sempre é possível retirar as vigas, já que elas dão a sustentação ao prédio. Foram necessários 45 dias, desde o início do projeto até a montagem final dos móveis. "Elaboramos o layout do apartamento, com o objetivo de tornar o espaço funcional e de fácil circulação."

    Juliana conta que duas recomendações da cliente eram fazer um fraudário no quarto do filho e colocar um espelho no quarto de casal. O fraudário era fácil de resolver. Quando o menino crescer, poderá ser utilizado como uma bancada de estudos. O espelho, entretanto, foi mais complicado. "Não tinha espaço para colocá-lo." A solução foi fazer uma das folhas da porta de espelho.

    Foto da sala de Clara Oliveira Foto da sala de Clara Oliveira Foto da sala de Clara Oliveira

    Ela optou por desenhar os móveis mais retos, com os puxadores mais discretos, uma tendência atual. Devido ao tamanho dos dormitórios, a sugestão foi introduzir apenas armários, camas e criados.

    Utilizou cores mais neutras, sobretudo a branca, para deixar os cômodos com aparência clean e também para dar uma sensação de aumento no espaço. A arquiteta revestiu ainda o pilar com lâminas de mdf. "Disfarça o pilar e dá um toque mais leve ao ambiente."

    Foto da sala de Clara Oliveira Foto da sala de Clara Oliveira Foto da sala de Clara Oliveira

    Para quem se interessar pelos planejados, assim como Angela, a arquiteta dá algumas dicas importantes na contratação do serviço, que faz a diferença no resultado final. Primeiro, deve-se escolher uma empresa ou profissional que possua uma equipe de montadores eficiente e, por questão de estética do produto, aquele que ofereça um material resistente e com bom acabamento.

    Depois, medir todo o local que receberá os planejados. "As medidas da planta costumam não conferir com as reais", alerta. Como pode sair mais caro que o tradicional, a regra é fazer a pesquisa de preços em várias lojas.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.