Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008 atualizada ?s 19h01

Sindicato dos Vigilantes promove manifesta??o contra demiss?o de 108 profissionais. Novo protesto deve acontecer neste domingo



Daniele Gruppi
Rep?rter

O Sindicato dos Vigilantes de Juiz de Fora promoveu nesta sexta-feira, dia 18 de abril, a manifesta??o contra a demiss?o de 108 profissionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Segundo o secret?rio-geral do sindicato, Josias Luciano Rosa, cerca de 500 pessoas participaram do movimento, entre vigilantes, servidores e estudantes. Eles bloquearam a entrada e sa?da de ve?culos nas tr?s portarias, de 7h30 ?s 14h15. Novo protesto est? marcado para o pr?ximo domingo, dia 20 de abril, data em que vai haver prova do Concurso P?blico da institui??o no Campus.

Josias Luciano afirma que o contrato com a empresa de seguran?a da institui??o vai terminar no dia 21 de abril e que uma nova corpora??o vai prestar os servi?os, sendo que pretendem trabalhar com apenas 50 vigilantes. "Atualmente, s?o 120 funcion?rios terceirizados, 108 v?o ser demitidos e 12 aproveitados. A nova empresa vai exercer a fun??o contratando 38 novos empregados. H? 50 vigilantes concursados, ou seja, funcion?rios efetivos da institui??o, mas estes n?o v?o mais atuar como vigilantes, armados, devido a uma resolu??o do MEC. N?o entendo como a UFJF diante do processo de reestrutura??o vai permitir a redu??o do n?mero de vigilantes".

Para Josias, o objetivo da manifesta??o foi chamar aten??o para a situa??o. "H? uma falta de di?logo com a reitoria, mas, hoje, dia 18 de abril, conseguimos realizar uma reuni?o em que participaram DCE, CUT, Sintufejuf, Sindicato dos Vigilantes, Federa??o das Universidades Federais, mas a administra??o da institui??o parece que vai manter a decis?o e permitir a demiss?o dos funcion?rios".

A UFJF em nota oficial afirma que a Superintend?ncia de Seguran?a da UFJF est? elaborando um novo Plano de Seguran?a, e que haver? um aumento de pessoal no setor e uma reestrutura??o das fun?es. A assessoria de comunica??o informa tamb?m que os servi?os de vigia e de portaria v?o passar a ser prestados por uma outra empresa terceirizada, tamb?m contratada atrav?s de licita??o.

Alegando raz?es de seguran?a e prote??o da comunidade universit?ria, dos usu?rios do campus e da popula??o em geral, disse que n?o vai divulgar os n?meros e detalhes do novo Plano, como loca??o dos postos, equipamentos e t?cnicas. Segundo a assessoria, a pedido de v?rios empregados terceirizados, a UFJF encaminhou, para a empresa vencedora da licita??o, uma lista com os nomes dos 108 empregados, acompanhada de uma declara??o de boas refer?ncias dos mesmos quanto aos servi?os por eles prestados.