• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Livros também podem ser usados na decoração do ambiente

    Objetos devem ser colocados em locais apropriados para evitar mofo e traça

    Jorge Júnior
    Editor
    17/10/2013
    estante

    Em tempos de leitores eletrônicos, engana-se quem pensa que os livros são objetos que não devem aparecer na casa. Além da prática da leitura ser um hábito comprovadamente saudável e de extrema importância para o desenvolvimento humano, os livros podem ocupar um espaço agradável e personalizado nas residências.

    Porém, por conta desse hábito, muitas pessoas que não abrem mão de comprar – e acumular - o bom e velho livro, acabam formando pilhas desses objetos pelo imóvel. Com isso, organizar as obras torna-se um desafio. Mas esse problema pode ser facilmente resolvido com a adesão de uma estante ou prateleira. Ambos os móveis podem transformar a bagunça em estilo.

    Segundo a arquiteta Estela Netto, a prateleira tem que ser de marcenaria, com espessura maior. "Normalmente, é chumbada com uma estrutura metálica interna porque o peso do livro é grande e a carga é pontual, não é distribuída. Tanto é assim que quando você vai construir uma edificação, por exemplo, de um colégio, a parte da biblioteca é calculada de forma diferente. Isso porque é um ambiente pesado", explica.

    Ainda segundo a especialista, uma dica é fechar o móvel com tampa de vidro. Dessa forma os títulos serão visualizados e evita poeira, deixando o acervo mais limpo e menos propenso a pegar traça e mofo. "É importante ter ventilação para evitar o mofo. A climatização também é necessária, pois a umidade ou excesso de calor também prejudicam o livro. Deve-se evitar também que o sol incida diretamente sobre a marcenaria que abriga os folhetos", lembra Estela.

    Acabamentos

    livrosQuem também comenta sobre o assunto é a arquiteta Marina Dubal. De acordo com a profissional, a estante deve estar em harmonia com o ambiente que ela ficará. "Materiais como laca, madeira maciça ou compensado laminado podem criar efeitos interessantes na decoração", indica.

    Conforme Marina, o ideal é que a estante ocupe toda a altura da parede. Quando o pé-direito for alto, ela pode ser alinhada outros elementos, como portas e vigas. "

    Sobre as cores, tanto as prateleiras quanto as estantes podem ser coloridas, porém é recomendável ter bom senso na hora da escolha. "Várias cores realmente competem com os livros. Não fica legal. Quem tem uma biblioteca quer a marcenaria mais discreta para destacar a quantidade e qualidade dos livros expostos", explica Estela.

    Além de úteis, "estantes e prateleiras para livros caem bem na sala de estar e jantar e em quartos, principalmente se for a estante", destaca Marina.

    Prateleiras ou estantes: seja qual for a escolha, os amantes de livros devem ter em mente que esses móveis precisam ser resistentes e planejados. "Livros são objetos que, além de fazerem parte da história de vida de cada um, podem fazer parte da decoração de um ambiente dando cor e personalidade", encerra Marina.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.