Sábado, 9 de junho de 2018, atualizada às 11h03

Saiba vantagens e como usar tecido de parede para decorar sua casa

Angeliza Lopes
Repórter

Os detalhes na decoração dos cômodos da casa fazem toda a diferença, por isso precisam ser escolhidos com carinho, atendendo ao gosto do morador. Uma das ferramentas em alta e que se tornou acessível à todos são os tecidos de parede, que garantem maior durabilidade que o papel, e podem ser aplicados na sala, quartos, cozinha, corredores, varanda e até banheiro. Eles trazem vida para o espaço, valorizaram os móveis e deixaram o cantinho escolhido mais aconchegante. A técnica pode revestir, além de paredes únicas, escadas, detalhes da cozinha, varandas cobertas, exceto áreas molhadas. Para falar sobre o assunto, a ACESSA.com entrevistou, Michelle Machado, da Cauana Decoração Rústica. Confira abaixo:

ACESSA.com - É indicado usar o tecido de parede em qualquer cômodo da casa?

Michelle Machado - Sim. Além da imensa variedade de cores e estampas os tecidos possuem acabamento anti mofo e anti mancha, que repele poeira e sujeira. Ainda temos a opção de tecidos impermeáveis, que repelem a água, então podem ser utilizados com tranquilidade não apenas em quartos e salas, mas também em cozinhas, banheiros e varandas. Além disso, muitas lojas e empresas também optam pela praticidade do tecido.

ACESSA.com - Qual a vantagem de colocar um tecido em vez de papel de parede?

MM - O tecido sai na frente em melhor custo benefício. A aplicação não exige muita preparação na parede, pequenas irregularidades ficam imperceptíveis. Até mesmo em paredes com umidade, que não suportariam papel, aplicamos tecido e temos um ótimo resultado.

[BANNER RETANGULO]

A remoção é fácil, o tecido sai inteiro e não danifica a parede. Podemos até reaplicar em outra parede. Outra vantagem é que a largura do tecido de decoração é 1,40m gerando bem menos emendas que um papel de parede comum, pois os papéis possuem de 50 a 70cm de largura.

ACESSA.com - Quais modelos são indicados para cada espaço da casa?

MM - Isso depende do estilo de cada pessoa. A variedade é muito grande. Tem motivos infantis, temáticos, clássicos. Hoje está em alta os desenhos arabescos e os rústicos, que imitam madeira de demolição ou tijolinho, por exemplo.

 

ACESSA.com - A aplicação do tecido é complicada e cara?

MM - Super importante isso. As pessoas precisam ter cuidado com vídeos “faça você mesmo”, na internet. É indicado fazer a aplicação com um profissional, de forma que as estampas fiquem casadas, com arremate nos rodapés e tomadas. A utilização incorreta da cola pode causar manchas irreversíveis no tecido. O valor do tecido mais a aplicação é pelo menos 30% mais barato, comparado ao papel de parede.

ACESSA.com - Como pode ser feita a manutenção? De quanto em quanto tempo?

MM - O tecido de parede possui diversas características e diferenciais tecnológicos. Uma vez aplicado, não é preciso realizar nenhuma manutenção. E caso seja necessário limpá-lo, pode utilizar detergente e pano molhado sem comprometer o tecido.  

ACESSA.com - Em qual situação não é indicado usá-lo?

MM - Só não podemos aplica o tecido em locais que tenham fluxo intenso de água, como boxes e áreas externas sujeitas a chuva. Fora isso, pode ser aplicado até mesmo em áreas externas e varandas cobertas.

ACESSA.com - Dê algumas dicas interessantes que somam o uso do tecido com a decoração de interiores.

MM - A escolha do tecido correto, implica diretamente na qualidade do trabalho e no acabamento. Opte por tecidos próprios para decoração. Os tecidos da linha Karsten e Dohler são os mais utilizados.

Com o uso cada vez mais frequente de camas boxes, as cabeceiras estão deixando de existir. Aplicar tecido nessa parede é uma ótima opção para decorar com estilo e ainda se proteger da friagem.

Com a sobra do tecido pode-se fazer almofadas para combinar com a parede. Fica um charme e você ainda aproveita todo o material.


ACESSA.com - Saiba vantagens e como usar tecido de parede para decorar sua casa