Pastoral da Criança é indicada para o Prêmio Nobel da Paz de 2001

Por

Pastoral da Crian?a ? indicada ao Pr?mio Nobel da Paz de 2001

Emilene Campos
18/10/2000

A Pastoral da Crian?a, organismo da Confer?ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vai concorrer ao Pr?mio Nobel da Paz de 2001. A indica??o, feita pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, ser? oficializada at? 31 de janeiro do pr?ximo ano.

O trabalho da entidade ? realizado em todo o pa?s, inclusive em Juiz de Fora. Para a Coordenadora Aquidiocesana da Pastoral na cidade, Marlene Salermo Coelho, a indica??o j? ? uma grande vit?ria. "Fazemos este trabalho com muito amor. E mais do que apoio e orienta??o ?s fam?lias, n?s levamos carinho e afeto", diz orgulhosa.

Contando com uma estrutura descentralizada, a Pastoral capacita l?deres comunit?rios para desenvolveram a?es de combate ? desnutri??o e ? mortalidade infantil. Os volunt?rios aprendem desde como preparar rem?dios caseiros at? como enriquecer a alimenta??o sem arcar com grandes custos. Os treinamentos s?o constantes e, depois de preparada, a equipe repassa aos moradores de sua comunidade as 12 a?es b?sicas de sa?de, nutri??o, educa??o e sa?de e viabiliza as a?es complemetares

H? sete anos atuando na cidade, a Pastoral conta hoje com 436 volunt?rios. A equipe realiza o trabalho em 93 comunidades e os moradores do bairro Santo Ant?nio foram os primeiros a se beneficiarem do programa.

Atualmente, s?o assistidas 5.477 crian?as (de zero a seis anos) e 328 gestantes. As visitas s?o semanais e os principal "alvo" s?o as mulheres. Segundo Marlene, a mulher ? a agente de transforma??o da casa. Al?m disso, os volunt?rios fazem o acompanhamento de cada caso, encaminhando os mais graves ao posto de sa?de.

S?o desenvolvidos ainda projetos complementares que visam dar alternativas de renda ? comunidade. Um exemplo disso ? a horta comunit?ria do bairro S?o Pedro. J? est?o em estudos tamb?m a implanta??o de uma lavanderia comunit?ria.

O objetivo ? reestruturar a fam?lia
Marlene Salermo Coelho esclarece que a Pastoral n?o trabalha a crian?a de forma isolada. "Para sermos eficientes temos que ajudar a fam?lia a superar problemas que v?o desde a falta de mantimentos at? a baixa auto-estima", explica. Por isso, a orienta??o ? personalizada e cont?nua. A hist?ria da dona de casa Eliane Aparecida da Silva ? um bom exemplo de atua??o da entidade.

Como o marido de Elaine estava desempregado, ela n?o tinha condi?es de alimentar os filhos g?meos (que na ?poca tinham 9 meses) e o mais velho de tr?s anos. Resultado: os beb?s, Douglas e Diogo, foram internados com alto grau de desnutri??o.

A Pastoral da Crian?a entrou em a??o e o aux?lio foi muito al?m de um prato de comida. Eles ajudaram Eliane a reerguer sua fam?lia. O trabalho durou cerca de um ano e meio e o primeiro passo foi ajudar o marido dela a vencer o alcoolismo.

Volunt?rios s?o bem vindos
Para integrar a equipe da Pastoral da Crian?a ? necess?rio ter mais de 18 anos. Os interessados devem entrar em contato com a igreja da comunidade para saber se j? existe a Pastoral no local. Caso ainda n?o exista, o volunt?rio deve procurar Marlene Salermo Coelho, na C?ria Metropolitana, (rua Henrique surerus, 30), ou pelo telefone ? 3215-4214.

Leia tamb?m:


Arquivo
geral