Mantenha a casa organizada ? poss?vel manter a casa organizada, mesmo
quando se trabalha fora

Marinella Souza
*Colabora??o
08/04/2008

O dia come?a e l? est? a casa toda ? sua espera. Marido saindo para o trabalho, crian?as para a escola, roupas para lavar, quartos para arrumar. Ufa! ? tanta coisa que fica dif?cil saber por onde come?ar, mas a professora do curso de administra??o do lar da Casa da Dom?stica Cidad?, Marlene L?cia da Silveira, tem as respostas que v?o deixar o dia-a-a-dia da dona de casa muito mais organizado.

Segundo ela, o primeiro passo ? j? sair do quarto deixando-o arrumado para eliminar um c?modo da arruma??o. Feito isso, agora ? a vez de se dedicar a cozinha, ponto crucial da organiza??o. "A cozinha ? o centro nervoso da casa, ? o local de maior movimenta??o e, por isso, deve estar sempre impec?vel. ? fundamental que a cozinha durma organizada porque se voc? acumula a lou?a da noite anterior, ter? mais um trabalho pela manh?", ensina.

Outra sugest?o da especialista ? que a dona-de-casa atenda primeiro o marido e as crian?as para s? depois tomar o seu caf?-da-manh?. Caso ela tenha que sair para levar as crian?as para a escola ou mesmo ir trabalhar, essa regra perde a validade porque ? fundamental que ela tamb?m esteja bem para que possa servir bem ? fam?lia. J? alimentada, ? importante que lave a lou?a do caf? de uma vez e deixe a cozinha pronta para a hora do almo?o.

Depois que a cozinha estiver arrumada, ? o momento do banheiro. "Passa uma vassoura, joga detergente no ralo, limpa a pia, passa um purificador no vaso sanit?rio, limpa o espelho. N?o precisa uma limpeza pesada todos os dias. ? s? para mant?-lo limpinho e agrad?vel para o caso de receber uma visita. ? horr?vel ficar com vergonha de deixar a visita entrar no banheiro".

Agora ? a vez da sala. Ela tem que estar impec?vel porque ? o cart?o de visitas da casa. Tirar poeira, abrir a janela, organizar as almofadas do sof?, colocar tudo no lugar ? essencial. Marlene refor?a que manter a casa organizada ? uma quest?o de h?bito. "Se voc? criar o h?bito de tirar uma coisa do lugar e guard?-la e exigir que todos na casa fa?am o mesmo, n?o tem como dar errado. Bagun?a atrai bagun?a!".

Foto de cama arrumada com almofadas Foto de sof? com almofadas Foto de um sof? amarelo com almofadas e uma
mesa de centro

Depois da sala, os quartos e demais c?modos. Tudo nos devidos lugares, hora de lavar roupa. Marlene explica que essa tarefa tem que ser deixada por ?ltimo porque durante a arruma??o dos c?modos, com certeza aparecer?o roupas que precisam ser lavadas porque a tend?ncia ? que os filhos deixem as coisas jogadas e o marido n?o atente para essas coisas. Roupas lavadas e secas, no fim da tarde ? s? passar aproveitando para ver televis?o enquanto exerce essa fun??o. "Eu gosto de passar roupa vendo a novela da tarde. Antes de ela acabar j? passei tudo. A? ? s? preparar o lanche da tarde para as crian?as".

Trabalho em equipe

A dona-de-casa tem que ter em mente que deixar a casa organizada ? uma tarefa de todos porque ela n?o est? sozinha em casa.Isso vale para todas as fam?lias, em especial para aquelas em que a m?e tamb?m trabalha fora. "? importante pedir ajuda do marido e dos filhos e elogi?-los sempre. No fundo, eles gostam de ajudar, s? precisam de est?mulo. Se voc? ensinar para o seu filho pequeno aonde se guarda os talheres, por exemplo, ele vai adorar coloc?-los no lugar todos os dias", garante.

Foto de dispensa Foto de talheres Foto de dispensa

Segundo Marlene, suas alunas relatam o progresso e at? a reclama??o das fam?lias. "J? ouvi relatos de mulheres dizendo que os maridos est?o colaborando mais, que deixaram de ser pregui?osos. E outros de que os filhos reclamam porque ela ficou mais exigente. Mesmo nos casos de reclama??o, elas n?o consideram a hip?tese de abrir m?o da colabora??o", diz.

? importante que a mulher que tem que conciliar as tarefas dom?sticas com a carreira nunca deixe nada para depois, ou seja, por mais cansada que esteja ao chegar do trabalho, guarde as coisas nos devidos lugares, n?o as deixe espalhadas pela casa. Al?m de facilitar a sua vida no dia seguinte, isso servir? de exemplo para que os filhos cheguem da escola e guardem o material tamb?m.

Passar pano ?mido pela casa todos os dias e recolher a bagun?a esquecida pelos cantos ? essencial para que a mulher que tem dupla jornada mantenha seu lar organizado. "O grande truque ? a conserva??o di?ria. Se cada membro da casa conseguir guardar tudo o que espalha todos os dias, no fim de semana, a dona-de-casa vai poder se dedicar exclusivamente ?quela faxina mais elaborada, sem se preocupar com detalhes".

Foto de um balde com ?gua Foto de uma bancada de granito com panelas Foto uma panela com arroz e legumes

Para essas fam?lias, o fim de semana ? o momento de preparar toda a semana. Al?m da faxina, ? preciso dar banho no cachorro, limpar o quintal, arrumar as gavetas e os arm?rios, consertar os pequenos defeitos das roupas como fazer bainhas e pregar bot?es, organizar o material escolar etc. Para facilitar a hora do almo?o, ? bom j? fazer o card?pio da semana: uma carne para assar, um bife de panela, arroz, feij?o ou qualquer outra coisa que se possa descongelar com facilidade.

Claro que o tempo para descansar, curtir marido, filhos, passear, namorar ? fundamental, por isso, Marlene aconselha que essas tarefas sejam feitas no s?bado pela manh? e, de prefer?ncia, em equipe, assim, a fam?lia ter? mais tempo para relaxar na tarde de s?bado e durante todo o domingo.

Dicas que podem facilitar a sua rotina

Se a leiteira ou a panela de arroz ou feij?o estiver muito suja, com res?duos agarrados, basta colocar uma colher de sobremesa de sab?o em p? e ench?-la de ?gua. Em uma hora a panela estar? f?cil de ser limpa. No caso do arroz grudado no fundo, mornar ?gua facilita ainda mais o trabalho.

Foto de panela Para limpar aquela panela de alum?nio escurecida, Marlene aconselha a "deixar a batata limpar", ou seja, cozinhar algo com batata (pur?, cozido etc.) ou mesmo esfregar uma rodela do legume no fundo da panela. Segundo a professora, o amido clareia tudo. Baseada nesse princ?pio, vem a pr?xima dica: para limpar metais delicados como ouro e prata, basta um paninho ou algod?o seco com maisena. Depois ? s? enxaguar normalmente e o brilho do metal ser? restabelecido.

A geladeira merece cuidado especial. Marlene ressalta que ? preciso ter em mente que a geladeira ? a dispensa moderna, por isso, ? importante mant?-la sempre limpa e seca. "Todos os alimentos t?m que ser guardados limpos, secos e tampados. Se mesmo assim der cheiro, colocar um pratinho com carv?o ou fazer um sach? com cravo elimina esse efeito desagrad?vel".

Foto de frutas Para manter frutas, legumes e verduras tampados, a especialista aconselha a guard?-los naquelas toucas de banho ou nos saquinhos pl?sticos de supermercado. Guardar cebola e alho lavados, cortados e descascados em potes de vidro tampados tamb?m s?o maneiras de agilizar a vida da dona-de-casa na hora do almo?o. "N?o precisa ser em grande quantidade, pode ser s? um pouquinho. Voc? pode guardar um vidro com a cebola descascada e o outro com ela picada. O suficiente para uma refei??o", explica.

Para economizar a luz, Marlene ensina a come?ar a passar as roupas que exigem menos calor como as meias e as pe?as ?ntimas, para s? depois partir para as mais "pesadas" como as cal?as jeans, por exemplo, quando o ferro j? estiver bem quente. Para terminar essa tarefa, o ideal ? que se desligue o ferro e termine, tamb?m, com as roupas mais leves, para aproveitar o calor que est? nele.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF