Truques e dicas para organizar o banheiro Al?m de deix?-lo com o m?nimo de coisas poss?veis, ? ideal n?o guardar no arm?rio escovas de dentes e pastas para evitar prolifera??o de germes

Renata Solano
*Colabora??o
29/05/2008

O banheiro ? um espa?o da casa que deve ser tratado com o m?ximo de higiene. Afinal de contas, ? ali que fazemos nossos cuidados pessoais com sa?de e assepsia, por isso, deve ser o mais clean poss?vel em sua organiza??o, facilitando a limpeza e tamb?m a funcionalidade do ambiente.

A consultora de comportamento humano, Maria ?ris Lo-Buono, afirma que, como em todo processo de organiza??o, o banheiro segue o mesmo estilo. "Devemos encontrar as coisas que procuramos no menor espa?o de tempo poss?vel, assim evitamos perder tempo e perder tamb?m objetos", comenta.

A dica da consultora ? sempre guardar as coisas separadas em nichos. "Se voc? usa maquiagem, guarde separadamente conforme voc? utiliza os produtos, deixe sempre em ordem, assim fica mais f?cil e r?pido o processo. Al?m disso, o banheiro n?o deve ser usado para guardar cremes, perfumes. Pelo contr?rio, ele deve ter o m?nimo de coisas poss?veis, tanto dentro dos arm?rios quanto em cima da pia e das prateleiras", define.

Foto de banheiro Foto de banheiro Foto de banheiro

Para Maria ?ris, guardar toalhas e produtos como papel higi?nico e sabonetes, escovas de dentes e pastas dentro do arm?rio deve ser evitado. "O banheiro ? uma ?rea ?mida e de prolifera??o de germes, por isso, devemos sempre evitar que produtos de uso ?ntimo e individual sejam infectados. O papel vem embalado em saco pl?stico e isso favorece demais fungos que ocasionam problemas de sa?de, por exemplo", alerta.

Sobre as escovas de dentes, ?ris comenta que ? necess?rio guad?-las sempre protegidas. "Seja com um porta escovas que tenha tampa ou mesmo com as tampinhas espec?ficas. A mucosa da boca bem como o ambiente (banheiro) s?o muito sens?veis e vulner?veis ao germes, por isso, troque com frequ?ncia esse tipo de objeto de limpeza, como tamb?m as buchas", defende.

A consultora explica que no banheiro pode-se usar a imagina??o. "Quem diria que um porta talheres poderia ser usado no banheiro? Fica legal voc? colocar pentes, escovas de cabelo e hidratantes em recipientes assim, que s?o divididos e deixam um aspecto de mais organizado", comenta.

Foto de necessaire com maquiagem Foto de necessaire com produtos de limpeza pessoal
Foto de porta trecos Foto de porta batom

Maria ?ris comenta que ? poss?vel deixar toalhas dentro do banheiro, mas afirma que devem ser em n?meros pequenos. "O ideal ? ter um roupeiro para deixar esse tipo de roupa, mas pode ter no banheiro uma ou duas toalhas extras para alguma eventualidade. O problema de deixar produtos demais no banheiro ? que eles ficam prejudicados por causa da falta de ventila??o e do vapor da ?gua quente, mas tamb?m s?o focos para prolifera??o de germes", comenta.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF