• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Uso de produtos de limpeza caseiros significa economia Detergentes, sabão, desinfetantes e amaciantes de roupas feitos de forma artesanal apresentam custo-benefício vantajoso

    Daniele Gruppi
    Repórter
    18/09/2008

    Detergentes, desinfetantes e sabão. Dá para imaginar uma casa limpa sem a utilização desses materiais? A indústria de produtos de limpeza avançou e cada vez mais disponibiliza novidades no mercado que facilitam a vida da dona de casa.

    Entretanto, o uso de algumas substâncias químicas como arma para combater a sujeira pode provocar prejuízos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. A alternativa para evitar esses problemas é adotar os produtos caseiros.

    O empresário Demerval Antônio de Medeiros fabrica produtos de limpeza de forma artesanal, dentre outros itens, e explica as vantagens que o material caseiro oferece. "É mais barato, rende mais, além de ser feito com produtos biodegradáveis".

    A comerciante Cláudia Moysés comprou de um vendedor, que passou pelo edifício onde mora, desinfetante, detergente e sabão líquido para lavar roupa. Ela os testou e aprovou a qualidade.

    A diferença entre o doméstico e o industrial foi percebida no bolso. "O caseiro é bem mais econômico". Cláudia já utiliza os produtos há cerca de um ano e se diz satisfeita com o resultado que eles apresentam.

    A auxiliar de serviços gerais Henriqueta Yung Souza utiliza desinfetante caseiro em sua residência. Ela conta que seu marido possui uma receita e ele mesmo faz preparo. Henriqueta afirma que mistura essência de eucalipto, água e álcool 70% para fazer o desinfetante. "Para cada 200 ml de essência, coloco um litro de álcool e faço cinco litros do material".

    Foto de produtos de limpeza caseiro Foto de amaciante caseiro
    Fonte de renda

    Medeiros afirma que o foco da sua empresa é produzir a base dos produtos para que outras pessoas que estejam desempregadas ou que queiram ter uma fonte de renda extra possam diluí-los em água e revendê-los.

    Com o mesmo objetivo, o de gerar emprego, além de renda para financiar a Casa Benjamin, Projeto da Associação dos Amigos (Aban) que acolhe adultos carentes com câncer, e o projeto Amor Global, a Aban começou a fabricar o Desinfetante Amigos.

    Segundo o presidente da Associação dos Amigos (Aban), Renato Lopes , o produto foi lançado em 2004. Por mês são vendidas 300 unidades, mas a expectativa é de que a produção aumente e de que chegue até o final do ano em 500 unidades.

    Foto de desinfetante caseiro Foto de desinfetante caseiro Foto de desinfetante caseiro

    "O produto une qualidade e responsabilidade social. Entretanto, queremos que as pessoas adquiram o desinfetante não só para ajudar, mas porque ele é bom. Fizemos uma pesquisa de mercado e foi apontado a satisfação com a essência, que deixa a casa perfumada, e com preço, pois é mais barato do que aqueles que estão nos supermercados".

    Advertência Vigilância Sanitária

    O coordenador da Gerência Regional de Saúde, Gilson Lopes Soares ressalta, entretanto, que todo produto comercializado precisa ter o registro no Ministério da Saúde. "Não aprovamos a utilização desses produtos vendidos de porta em porta. Quando a Vigilância vai ao supermercado e encontra produtos sem registros, faz a apreensão".

    Com relação às pessoas que preparam a substância para o próprio consumo, Soares afirma que deve-se ter muito cuidado com a dosagem e com a embalagem. "É sempre um risco", alerta.

    Cuidados para usar

    Medeiros afirma que produtos de limpeza tanto os industrializados, como os caseiros precisam de cuidados no uso. "Os produtos são coloridos e atraem a atenção da molecada, é preciso atentar para os locais de armazenagem. Recomendamos também a vestir luvas ao manuseá-los para a proteção".

    *Receita de amaciante
    • Sabonete azul
    • Três litros de água
    • Cinco colheres de glicerina
    • Um vidro de Leite de rosas

    Modo de preparo

    Rale o sabonete azul e deixe-o de molho em três litros de água por 24 horas. Coe e adicione a glicerina e o leite de rosas. Coloque em vidros bem tampados.

    *A receita foi fornecida pela empresária Wânea Verardo


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.