Redes Sociais - Reprodução

A Prefeitura de Juiz de Fora começou a remoção dos destroços do ponto de ônibus que caiu após a chuva com ventos de mais de 90km/h atingirem a cidade na tarde desta quarta-feira (21). 

Segundo informações da PJF, o serviço começou no fim da noite de quarta. A estrutura metálica foi retirada na manhã desta quinta-feira (22) e os trabalhadores do Demlurb fazem a limpeza do local para que o trânsito, que foi desviado para a pista central, seja liberado. Estão sendo colocados gradis provisórios até que a nova estrutura seja instalada.

O serviço de remoção e recolocação é de responsabilidade da Cinturb. 

OCORRÊNCIAS REGISTRADAS PELA DEFESA CIVIL

De acordo com a Defesa Civil, foram registradas onze ocorrências em função do vendaval. Nenhuma elas de gravidade. 

A região da cidade com mais ocorrências foi a sudeste, com quatro. 

As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas para realizarem os atendimentos. Em caso de emergência acione o 199.  

OCORRÊNCIAS NO TRÂNSITO

Segundo informações da PJF, foram registradas mais de 20 ocorrências relacionadas ao trânsito por conta das chuvas. Na manhã desta quinta-feira, cerca de 160 cruzamentos já estavam semaforizados. Na quarta-feira (21), em 49 cruzamentos houve problemas com falta de energia, queima de equipamento ou queda. As ações dos agentes de trânsito e das equipes responsáveis garantiram a agilidade na manutenção e reparo destes semáforos.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) também esteve atuando em diversos pontos da cidade, com a limpeza, principalmente, das árvores que caíram nas vias. Foram retiradas 5,4 toneladas de lixo no período da noite e madrugada em decorrência das chuvas. No Parque Halfeld, as equipes estiveram no local na noite desta quarta-feira e na manhã desta quinta-feira para realizar a limpeza. Na Avenida Brasil também houve ação das equipes, bem como na Avenida Rio Branco.

A Guarda Municipal esteve empenhada, também, em 13 pontos da cidade para auxiliar na condução do trânsito, principalmente nas vias em que os semáforos estavam apagados. Além disso, foram deslocadas equipes para auxiliar e orientar no trânsito por conta da queda de postes e/ou árvore

REMOÇÕES DE ÁRVORES E REPAROS DA CEMIG

O Corpo de Bombeiros e equipes da Cemig continuam empenhados na remoção das árvores caídas nas vias públicas, reparos e reestabelecimento da luz elétrica em vários bairros de Juiz de Fora na manhã desta quinta (21). Na Travessa Nelson Silva, no Costa Carvalho, moradores reclamam que ainda estão sem luz desde a tarde de quarta (21), já na Rua Pedro Gonçalves de Oliveira, bairro Bom Pastor, uma árvore está tombada sobre a fiação, o que impede a remoção da mesma pelos Bombeiros. A árvore ainda bloqueou a entrada de uma casa da via. 

A Cemig que equipes da companhia já estão no local para efetuar a poda de uma árvore de grande porte que caiu sobre a rede de média tensão (MT) na Travessa Nelson Silva, além dos reparos dos cabos que se partiram na ocorrência. A previsão é que o serviço seja concluído e a energia normalizada até as 12h. Além disso, outra equipe já se deslocou para atender a ocorrência da Rua Pedro Gonçalves.

Ainda, conforme nota, a principal causa dos desligamentos foram objetos lançados em direção à rede elétrica, como partes de telhados e galhos de árvores, que provocaram curtos-circuitos e rompimentos de cabos. Estes serviços, que representam maior risco à população, foram priorizados.

"Imediatamente após o início das ocorrências, equipes da empresa iniciaram os reparos e os trabalhos continuaram durante toda a madrugada e foi possível reestabelecer mais de 90% dos clientes afetados".

A previsão é que o restabelecimento do fornecimento para o restante dos clientes afetados seja feito até o fim da tarde de hoje (22/09).

Sobre as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, a corporação divulgou o balanço dos trabalhos que foram realizados na quarta (210 e continuam nesta quinta (22). Confira a lista de 19 ocorrências atendidas e outras 10 em andamento abaixo:

Árvore caída em via pública - 07
Salvamento de pessoa ilhada - 02
Salvamento de pessoa em alagamento/inundação/ enxurrada - 01
Corte de árvore - 01
Desabamento/colapso estrutural - 01
Corte de árvore sobre residência - 01
Corte de Árvore caída sobre veículos - 05
Vistoria em risco de queda de árvore - 01

Em andamento/aguardando:

Árvore caída sobre residência - 01
Vistoria em risco de queda de árvore - 04
Árvore caída em via pública - 04
Árvore caída sobre veículo - 01

AÇÕES PELA CIDADE

Houve queda de árvore de grande porte Rua da Bahia, bloqueando a via. Agentes da PJF estão no local desde a noite de quarta-feira (21). O local está bloqueado para acesso, com desvio sendo realizado da Rua Espírito Santo para a Rua Ozório de Almeida.

Na Avenida dos Andradas, árvores caíram nos carros estacionados na altura da esquina com a Rua Paula Lima. Um caminhão da Prefeitura esteve no local para a retirada da árvore, ação que foi concluída ainda na noite desta quarta-feira. Na entrada do bairro Furtado de Menezes, uma grande árvore também caiu, bloqueando o trânsito. Equipes da PJF estiveram no local para a remoção da árvore e limpeza do local.

A Rua José Lourenço Kelmer, na altura do Centro Comercial São Pedro, foi interditada para a remoção de árvore na via pela Prefeitura, após ação da Cemig devido à queda em cima dos fios de energia. Agentes de trânsito estiveram no local para orientar e controlar os veículos.

Uma árvore bloqueou a Travessa Nelson Silva, no bairro Costa Carvalho, e causou danos em um carro que estava estacionado. As equipes foram acionadas e realizaram a retirada do galho que estava no local.

Na Rua Cesário Alvim, equipes atuam para a reparação das calçadas e realizam vistoria para realizar o asfaltamento da via. Na esquina com a Avenida Sete de Setembro, equipes realizam a limpeza em decorrência das árvores caídas.

Na entrada do bairro Furtado de Menezes, o trânsito já está liberado. Enquanto isso, na Praça do São Mateus, equipes da Demlurb realizam a limpeza. A Guarda Municipal isolou o monumento do local, que terá reparos feitos pela Cesama.

Atualizada às 12h40