Juiz de Fora teve a manhã mais fria do ano nesta terça (04) e os termômetros da cidade chegaram a bater 9°C por volta de 6h, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia. O professor de geografia, Renan Tristão, fundador da página Tempo e Clima JF acrescenta que, em alguns pontos da cidade, a temperatura chegou a ficar ainda mais baixa, alcançando 5,5ºC no Bairro Bandeirantes, Zona Nordeste.

Isso ocorre em função das diferenças de altitudes e relevos da cidade, além da urbanização, como salienta Renan Tristão, o que forma microclimas. 'Nessas noites de céu aberto, a temperatura cai mais onde fica em vale, perto de rios. Porque o ar frio escoa para as partes mais baixas do relevo. O ar frio é mais pesado", explica.

Conforme Tristão, foi possível registrar a ocorrência de geada na estrada que liga Juiz de Fora à Chácara. Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet, reforça que isso ocorre: "em virtude da presença de uma massa de ar frio, Juiz de Fora teve a menor temperatura do ano".

Ainda,segundo Claudemir, até quinta (06) o ar frio vai manter as temperaturas baixas e no fim de semana, com enfraquecimento do ar frio a temperatura volta a subir gradativamente. Não há previsão de chuva para os próximos cinco dias na Zona da Mata.

Renan Tristão ainda comenta que as mudanças causadas pela presença do fenômeno El Niño devem ser mais presente entre o meio e o final do inverno, em meados de agosto.  Podem ocorrer mais chuvas do que o esperado para a época nesse período, segundo o professor. "No inverno de 2021, tivemos uma sucessão de ondas de frio fortes, estávamos sobre a influência do La Niña, então, foi diferente".

Tristão ainda comenta que temperaturas mínimas como as que foram registradas nessa terça-feira (4) podem voltar a acontecer, especialmente, entre julho e agosto.

A Defesa Civil e a Prefeitura de Juiz de Fora emitiram um alerta de frio nesta segunda (03). Os órgãos informam que os termômetros podem bater os 9°C, mas não descartam a possibilidade de temperaturas menores que o previsto em pontos específicos da cidade, podendo alcançar os 6°C. 

Quem se deparar com pessoas em situação de vulnerabilidade com dificuldades nesse frio, pode acionar a abordagem social no número (32)3690-7770

Angeliza Lopes - Juiz de Fora registra a manhã mais fria do ano nesta terça (04)

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!

COMENTÁRIOS: