Na reta final

Por

Na reta final

04/12/98

Com v?rios vestibulares j? em andamento, muitos vestibulandos fazem nesta ?poca uma verdadeira maratona, se inscrevendo em concurso de v?rias faculdades. ? uma maratona desgastante e que requer cuidados especiais. Aqui v?o algumas dicas importantes:

Sono

Poucos estudantes se d?o ao luxo de dormir bem nesta reta final. Os neurologistas alertam para a import?ncia de noites bem dormidas. Um sono ? feito de v?rias fases. Perder uma hora de sono ? perder um destes est?gios. O resultado s?o per?odos de sonol?ncia durante o dia, falhas de mem?ria (os temidos "brancos"). Ao inv?s de dormir tarde e levantar cedo, ? prefer?vel fazer o contr?rio, dormir cedo e acordar tamb?m cedo. VIRAR NOITE, NEM PENSAR!!!!

Dieta

A alimenta??o do vestibulando dever ser rica em frutas, tais como: ma??, uva, laranja, pera, vegetais folhosos como br?colis e espinafre. O consumo de queijos amarelos e chocolates deve ser reduzido drasticamente, pois ambos s?o ricos em tiramina, subst?ncia que gera certo grau de entorpecimento da atividade cerebral, reduzindo a velocidade do racioc?nio.

Medicamentos

Rem?dios para reduzir o sono devem ser abolidos, bem como as tradicionais receitas caseiras tais como caf?, Coca-Cola, etc.

Tranq?ilidade

Procure manter a calma, fique longe daqueles chatos que aparecem perguntando se voc? se lembra do nome daquele pa?s remoto, situado nas margens do Himalaia, que ? o maior exportador de pele de lhama do mundo. Este tipo de "amigo" diz estar sabendo tudo, que uma das vagas j? e dele, que no ?ltimo simulado do cursinho fechou todas as provas. Geralmente ele est? por fora de tudo, e tenta extravasar a ansiedade, apavorando os outros. Neste caso olhe bem nos olhos dele e diga: VA DE-RETRO!!!

No mais, desejamos que voc?, vestibulando, fa?a ?timas provas, e esteja certo de que estamos torcendo ardorosamente pelo seu sucesso. Afinal, gente foi feita para BRILHAR, e a hora de colher os frutos daquilo que voc? pacientemente semeou durante o ano est? chegando.

Colabora??o: Curso Cave - Pr?-Vestibular
R. Halfeld, 608/405. Tel: 215-4044
E-mail: info@cave.com.br