• Assinantes
  • Cidade
    Terça-feira, 5 de junho de 2018, atualizada às 8h24

    Juiz de Fora sedia semana do meio ambiente

    Da redação

    A 8ª Semana Integrada do Meio Ambiente começa nesta terça-feira, 5 de junho, no Premier Park Hotel, marcando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Na oportunidade, ocorre o lançamento da Plataforma Mineira de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).

    O evento é organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea - Polo Juiz de Fora) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

    Durante o evento haverá apresentação da SMA sobre o “Programa Produtor de Água do Município de Juiz de Fora” e o plantio simbólico da espécie macaúba (palmeira nativa brasileira), no Parque da Lajinha. A partir das 14h, estandes com atividades diversas serão colocados no Parque Halfeld. Lá, a população terá acesso às informações da SMA, Guarda Municipal Ambiental (GMA) da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SS), Defesa Civil, Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-JF), IEF, Exército Brasileiro e Cimo Engenharia e Soluções Ambientais. Haverá, também, distribuição de sementes de árvores nativas, através da Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Gora (AMA/JF) e o recolhimento de lixo eletrônico, pela empresa E-Ambiental.

    Na quarta-feira, 6, professores e estudantes da Escola Municipal Menelick de Carvalho, do Bairro Graminha, participam de palestra educativa sobre o projeto Defesa Civil vai à Escola. Na quinta-feira, 7, no Parque da Lajinha, a SMA, em parceria com a artesã Ana Cecília Tavares, realizará oficina de biscuit.

    Na sexta-feira, 8, haverá plantio de árvores às margens do Rio Paraibuna, próximo à ponte do Bairro de Lourdes, com participação dos alunos do Instituto Jesus. Nesta mesma data será promovida blitz educativa sobre prevenção de incêndios florestais, no entorno do Parque da Lajinha. Participarão, além dos parceiros da PJF, CBM, PMMA, Votorantim Energia, AMA/JF e membros da Ciea e do IEF.

    Ainda na sexta-feira será realizada, pela Minaguas Saneament, palestra sobre A Deliberação Normativa do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) nº 217/2017 na Prática e A Situação da Ocupação Antrópica Consolidada na Área Urbana. Neste evento acontecerá também a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o IEF e a implantação de placas educativas e preventivas sobre a travessia de animais silvestres na Avenida Prefeito Mello Reis, próximo ao Parque da Lajinha.

    No sábado, 9, servidores da SMA montarão estande na Feira de Ciências do Colégio Jesuítas. No domingo, 10, o Parque da Lajinha será cenário de diversas atrações, com performances e vivências esportivas, como judô, capoeira, ginásticas artística e rítmica, zumba e apresentação do Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia. Lá haverá também, de manhã, a 3ª Corrida Mexa-se Pela Vida e a colocação de “tags” (etiquetas, rótulos) de identificação nas árvores do parque, feita pela Cimo Engenharia.


    Juliana Machado é Bióloga, mestre em Ciências Biológicas - Comportamento e Biologia Animal - UFJF/MG. Doutoranda em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva - UFRJ/UFF/UERJ e Fiocruz.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.