Sexta-feira, 5 de novembro de 2010, atualizada às 15h22

Eletricitários de Juiz de Fora podem entrar em greve nesta terça-feira

Clecius Campos
Repórter
Foto de manifestação em BH

Os eletricitários de Juiz de Fora podem entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira, dia 9 de novembro. A intenção é acompanhar o movimento grevista que já ocorre em diversas regiões do Estado. De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Juiz de Fora, José Emanuel Esteves de Oliveira, a categoria na cidade ainda não aderiu ao movimento, pois aguarda a realização de um encontro com a presidência da Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig), agendada para segunda-feira, dia 8.

"A categoria está em estado de greve. Ficou definido em reunião do sindicato que iremos esperar o posicionamento da Cemig em relação à pauta de negociação. Se não avançar, podemos entrar em greve a partir da terça." Segundo Oliveira, o principal ponto de discordância é a pauta econômica. A categoria reivindica que o aumento de salário siga a inflação, mais ganho real, cujo reajuste total seria de 9,6%. A companhia oferece o reajuste inflacionário mais ganho real de 1,53%. "Vamos sentar e ver como é possível melhorar essa pauta."

Além do salário, outra questão referente ao pagamento do percentual em participação nos lucros também incomoda o sindicato. Segundo Oliveira, em 2009, a remuneração foi paga antecipadamente, duas vezes ao longo do ano, mais R$ 5.000. "Este ano recebemos um percentual baixo da participação. Estamos negociando a possibilidade de receber todo o montante como um abono no final do ano." Em Juiz de Fora, 150 funcionários pertencem ao quadro da Cemig. Cerca de 400 profissionais são terceirizados. Uma greve atingiria todos os setores da companhia.

Em Minas Gerais

A greve dos eletricitários em Minas Gerais foi iniciada nesta sexta-feira, 5. O Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro) lidera a paralisação, em busca da renovação do acordo coletivo 2010/2011. Os trabalhadores promoveram manifestações em diversas cidades de Minas Gerais. Em Belo Horizonte (foto acima), a concentração foi realizada em frente à sede da Cemig, no bairro Santo Agostinho. Segundo a entidade, a adesão é "significativa".

A assessoria de comunicação da Cemig informa que o órgão ainda não tem uma avaliação da adesão ao movimento grevista. A companhia afirma que os serviços estão funcionando normalmente e que não foi registrado prejuízo no atendimento aos clientes.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken