Quinta-feira, 14 de janeiro de 2010, atualizada às 18h21

Minas Gerais registra 839 ocorrências de clonagem de placas de veículos em 2009

Clecius Campos
Repórter

Em Minas Gerais, 839 ocorrências de clonagem de placas de veículos foram registradas pela Polícia Civil em 2009. O número foi divulgado pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), que fez levantamento dos registros em parceria com a Polícia Civil.

Embora não apresente números sobre o crime em Juiz de Fora, o delegado do Grupo Tático de Operações (GTO) do Patrimônio, Fernando Camarota, afirma que a maioria das placas de veículos clonados em Juiz de Fora é referente a carros novos. "É mais lucrativo para o crime, já que há um comércio desses veículos. Muitos são modelos com as mesmas características do original, tomados de assaltos em outros estados, ou veículos conseguidos pelo golpe do seguro."

Segundo Camarota, a forma mais comum de constatar que um carro foi clonado é quando o proprietário recebe uma multa, após ser flagrado por radar fotográfico, em outro município ou estado. "A pessoa percebe características diferentes do automóvel original e vê que nunca esteve naquele lugar."

Se desconfiar ser vítima de crime, o condutor pode solicitar a substituição gratuita da placa, conforme previsto na Lei Estadual 18.704 de 5 de janeiro de 2010. Para isso, a vítima deve registrar um boletim de ocorrência junto à Polícia Militar (PM), preferencialmente com algum tipo de comprovação. O documento será enviado à Polícia Civil, onde um processo de investigação será aberto. "A polícia realiza perícia no veículo original e envia o resultado para o município onde o registro equivocado de multa foi realizado. Os dados então são comparados para que seja feita a averiguação."

Desde que a lei vigora, 27 pedidos de substituição foram realizados em Minas Gerais. Destes, 21 foram deferidos, três indeferidos e outros três seguem em investigação. Dos clones, 23 são veículos de passeio, sendo que 18 estão provavelmente localizados fora do Estado.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes