Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 17/10/2014

Salas de jantar pequenas: saiba como decorar

Mesmo com a reformulação conceitual dos espaços, continua um lugar agradável e especial para reunir à família e receber amigos, onde as refeições são servidas. Mais compacta, usual, contemporânea, essas são as novas características da sala de jantar, integradas às cozinhas ou parte da sala de estar, ganhando a condição multiuso.

Espaço

O espaço que você dispõe para abrigar a sala de jantar deve ter móveis proporcionais a ele, não adiantando colocar mesas e cadeiras enormes para garantir o conforto, que assim não terá. Lembre que o espaço deve garantir a ergonomia e o clima acolhedor durante as refeições.

Ideias

Qualquer que seja seu estilo, acompanhe sempre o que você já tem, como sofás, mesas de centro, enfeites, tudo em um mesmo padrão, tudo dialogando entre si. As melhores soluções nem sempre são as mais caras, nem tudo que é caro é o melhor para nós. Podemos ser criativos, basta o bom senso.

Cores

Aposte nas cores claras, tons pasteis, como os tons de cinza, que recebem vários nomes e o branco. Este, indico sempre o branco "espaço e luz", que além de iluminar, amplia, realça as linhas do ambiente. Coisas da era contemporânea esses truques.

As cores em salas de jantar são diferentes das usadas em restaurantes e fast food, onde predominam elementos quentes .As cores fortes depende da personalidade do dono e do estilo adotado, claro que podem ser usadas ,mas prefiro sempre as claras, não tem erro.

Tapetes

Pelo contrário, em uma sala de jantar compacta o tapete, no meu ponto de vista, não dará à sensação de espaço que você precisa. Poderá limitar ou dificultar o uso das cadeiras ou à circulação. Se optar pelo uso, veja um que seja lavável ,não dobre ou dificulte a passagem das pessoas, existe cada um maravilhoso.
A vantagem do tapete que ajudará ,caso queira muito um, a setorizar o ambiente.
Poder pode, mas, não deve...se fosse um ambiente médio ou grande...

Cadeiras

As cadeiras com encosto baixo, aumentará a visibilidade, o espaço ficará uniforme, maior que parece. As de encosto médio também poderão ser usadas, atente apenas para o modelo e o design, que garantirá a sensação de amplitude.

Geralmente, são quatro ou seis cadeiras para sala compacta, permitindo a integração das pessoas na mesa. Ninguém quase recebe para grandes jantares e o uso do serviço americano deve ser adotado para isso.

Mesas

Muitos falam sobre o formato e gera o maior dilema. Aqui não levantaremos polêmicas,
criamos soluções para você:

Ovais: aumentam à circulação lateral
Redondas: podem ocupar espaço se não posicionadas corretamente
Retangulares: podem ser encostadas próximas à parede com espelho
Quadradas: precisam ser pensadas para o local, como melhor usar

Na minha opinião, as retangulares, com o tamanho certo para a sala de jantar compacta, na maioria dos casos, pode ser a solução mais adequada.

Texturas e quadros

Saiba escolher uma textura neutra, papel de parede, caso seja do seu gosto. Os quadros e gravuras deverão ter o tamanho certo e combinar com o estilo proposto.

Aparadores e nichos

Poderão ser utilizados caso o espaço, compacto, permita.

As mesas com tampo de vidro aumentam o espaço, sua base deverá ser neutra, como a laca branca, madeira que combine com sua decoração. Cuidado para não carregar o ambiente com tons fortes ou escuros.

As fotos seguem abaixo para exemplificar os ambientes.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Salas de jantar pequenas: saiba como decorar