Limpeza e segurança das margens da linha f?rrea são temas de reunião

Por

Quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010, atualizada às 17h50

Limpeza e segurança das margens da linha férrea são temas de reunião

Aline Furtado
Repórter

Uma reunião foi realizada nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, para tratar de problemas referentes à limpeza e à segurança das margens da ferrovia. Participaram representantes dos bairros Fábrica, São Dimas, Francisco Bernardino, Industrial, Jóquei Clube II e Retiro (ver mapas), do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) e da MRS Logística.

No encontro, proposto pelo vereador Francisco de Assis Evangelista (Chico Evangelista - PP), foram apresentados os problemas vividos pelas comunidades vizinhas à linha férrea. "O lixo e o mato que se acumulam no local provocam o aparecimento de animais, como ratos e baratas, que são nocivos à saúde."

Segundo o vereador, a concessionária responsável pela ferrovia, MRS, informou que a retirada do mato será realizada uma vez por mês durante o período de chuvas e a cada dois meses fora do período chuvoso. Além disso, representantes da MRS informaram que uma equipe está sendo contratada para que a limpeza seja feita com mais frequência. "Estipulamos um prazo de 90 dias para adequação", diz Evangelista. O lixo e o mato recolhidos pela concessionária são retirados pelo Demlurb.

Além disso, o vereador pediu aos representantes dos bairros um trabalho de conscientização junto aos moradores. "As pessoas precisam fazer sua parte, não jogando lixo às margens da linha férrea." Outro ponto abordado durante a reunião foi a segurança nas travessias de pedestres. "Ficamos de entregar, em até 90 dias, à MRS um levantamento de pontos utilizados como travessias, mas onde a prática não é permitida. Além disso, encaminharemos necessidades de adaptações em alguns locais, como criação de rampas e sinaleiros." Também foi solicitado à concessionária o reparo ou a construção de calçadas ao longo da ferrovia. "Esta é mais uma forma de evitar acidentes e problemas à população."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes