::JFHoje
De 05 a 10 de dezembro de 2005

Jo?o XXIII e CTU j? t?m aulas na segunda-feira
09/12/05 - Embora as atividades do alunos da UFJF s? retornem ao normal no dia 9 de janeiro, os alunos do Col?gio de Aplica??o Jo?o XXIII e do Col?gio T?cnico Universit?rio, ambos ligados ? institui??o, j? voltam ? sala de aula nesta segunda-feira. A decis?o foi tomada ap?s os professores aprovarem em assembl?ia, nesta sexta-feira, o retorno das atividades. Veja mais detalhes na mat?ria da ACESSA.com

Professores da UFJF retornam ao trabalho na segunda-feira
09/12/05 - Em assembl?ia na manh? desta sexta-feira, os professores da UFJF decidiram voltar ao trabalho na pr?xima segunda-feira. A decis?o foi aprovada por 64, dos 65 presentes na reuni?o, realizada no anfiteatro de Estudos Sociais da institui??o. Na quinta-feira, os professores j? haviam decidido suspender o movimento grevista, mas ainda n?o haviam definido a data de retorno. Na gradua??o da UFJF, no entanto, as aulas s? ser?o reiniciadas no dia 9 de janeiro. Veja mais detalhes na mat?ria da ACESSA.com

C?mara vai discutir restaurante popular
09/12/05 - A C?mara Municipal vai realizar audi?ncia p?blica, na segunda-feira, para discutir a instala??o do restaurante popular de Juiz de Fora. O pedido foi feito pelo vereador, Ant?nio Jorge (PSDB),, oposi??o ao prefeito Alberto Bejani. O vereador diz estar preocupado com o impacto que a instala??o da unidade ter? sobre os outros restaurantes da cidade. Para comprovar sua tese, ele ir? mostrar um v?deo sobre o restaurante popular de Belo Horizonte, e uma pesquisa feita junto aos propriet?rios dos estabelecimentos que comercializam refei?es a pre?os populares em Juiz de Fora. As perguntas foram elaboradas em conjunto com o Sindicato de Hot?is, Restaurantes, Bares e Similares e foi realizada no Centro da cidade.

Ant?nio Jorge argumenta que o impacto pode significar demiss?es. Al?m disso, ele questiona se realmente ser?o as pessoas carentes que ir?o utilizar o restaurante. O tucano garante que em outras cidade n?o s?o efetivamente os mais pobres que utilizam o as unidades instaladas pela Prefeitura.

Consulta ao ?ltimo lote de restitui?es do IRPF
09/11/05 - A Receita Federal liberou hoje (09 de dezembro) a consulta ao s?timo e ?ltimo lote de restitui?es do Imposto de Renda da Pessoa F?sica (IRPF) 2005, ano-base 2004. Para confirmar a libera??o, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone (0300-78-0300). O valor restituido foi acrescido de 11,55%, correspondentes ? varia??o da taxa do SELIC nos meses de maio a novembro e de mais 1% referente ao m?s de dezembro. O montante estar? nos bancos a partir de 15 de dezembro (quinta) e ficar? dispon?vel por um ano. Caso o contribuinte n?o concorde com a restitui??o, dever? receber o valor e procurar a Receita Federal.

Prefeitura anuncia que ter? escolas em tempo integral
08/11/05 - O prefeito Alberto Bejani anunciou ontem, em uma coletiva ? imprensa, a municipaliza??o da Escola Estadual Vitor Belfort Arantes, de Sarandira, e da Escola Maria Jos? Vilela, no Centro, que tinha apenas um conv?nio com a Administra??o. Al?m disso, a Prefeitura anunciou a implanta??o de uma nova escola, no Centro, onde ser? oferecida a educa??o infantil em tempo integral, para crian?as de quatro e cinco anos. Al?m desta escola, a rec?m agregada "Maria Jos? Vilela" e tamb?m a "Escola Municipal Bom Pastor", no Bairro Boa Vista, tamb?m funcionar?o em tempo integral. Mesmo caso da Escola Municipal de Torre?es, dos Caics de Santa Cruz, Amazonas e Linhares.

O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar que as escolas municipais est?o oferecendo 10% mais vagas em 2006, contra uma demanda de 5,8% do total de alunos matriculados neste ano letivo. Foram 4.091 cadastrados em toda a cidade, enquanto a Prefeitura est? abrindo 5.638 vagas, segundo os n?meros apresentados na coletiva. Bejani ressaltou que investiu 8 milh?es na cosntru??o de tr?s novas escolas e amplia??o de outras 14.

Pesquisa revela que 50% dos juizforanos utilizam o ?nibus para ir ao trabalho
08/12/05 - Uma pesquisa realizada, entre os dias 19 e 26 de novembro, pela consultoria Sieg, mostra que 50% dos juizforanos utilizam o transporte coletivo para ir ao trabalho e 12% para ir ? escola. A pesquisa foi feita com 1,2 mil domic?lios em todas as regi?es de Juiz de Fora e apontou tamb?m que 81% da popula??o est? satisfeita com os servi?os do transporte coletivo da cidade. Com rela??o ao Sitt, a pesquisa mostrou que 71% dos entrevistados n?o sabem o que ? transporte troncalizado e 76,5% desconhecem a sigla SITT. Segundo os dados apontados pela pesquisa o transporte coletivo ? o servi?o que melhor atende ? popula??o, depois da Educa??o e das Obras. Confira mais dados da pesquisa, abaixo:

  • 53% dos entrevistados consideram o transporte coletivo como ?timo ou bom
  • 2% foram implac?veis contra o servi?o
  • 34,5% dos entrevistados consideram justo o valor da passagem
  • 47% acham o valor da passagem elevado e, deste universo, mais de 10% recebem vale-transporte
  • 73% desconhecem os custos que determinam o valor da tarifa.
  • Os entrevistados classificaram o servi?o como "confi?vel" e "seguro"
  • Os entrevistados, segundo a pesquisa, reconhecem como maior vantagem do SITT a economia no acesso ? Zona Norte.

    Fonte: Astransp

    Greve vai ser suspensa na pr?xima semana
    08/12/05 - A assembl?ia da Apes na manh? de hoje definiu que na pr?xima semana, em data ainda indefinida, vai acontecer a suspens?o da greve dos professores. A decis?o significa que os professores voltar?o ?s atividades, mas o retorno efetivo das aulas ainda depende da reconstru??o do calend?rio por parte do Conselho Superior da Institui??o. Amanh?, sexta-feira, ?s 9h30 da manh?, a Apes se re?ne novamente para decis?o da data exata que deve acontecer esse retorno ?s atividades.

    De acordo com o presidente da Apes em Juiz de Fora, professor Agostinho Begheli, a op??o pela suspens?o da greve e n?o retorno se deve ao fato de que dessa forma a classe continua mobilizada. "Vamos imaginar que o governo recue em algum ponto da proposta que est? no Congresso. Se isso acontecer, continuamos aptos a lutar pelos nossos direitos", comenta.

    Museu Ferrovi?rio vai receber verba do Minist?rio da Cultura
    08/12/05 - O Museu Ferrovi?rio pode adquirir novos acervos a partir do ano que vem. ? que o projeto Trem Vivo do museu acaba de ser aprovado na primeira etapa da edi??o 2005/2006 do edital de Moderniza??o de Museus do Instituto de Patrim?nio Hist?rico e Art?stico Nacional - Iphan/Minist?rio da Cultura.

    A previs?o ? de que a institui??o receba no pr?ximo ano uma verba de mais de R$ 37 mil reais. Como observa a diretora do departamento de Cultura da Funalfa, Gabriela Machado, "o projeto est? dentro da previs?o or?ament?ria do Minist?rio da Cultura para 2006, portanto, estamos esperando contato para iniciar a 2? etapa que ser? o envio da documenta??o".

    Os recursos v?o ser investidos na moderniza??o e dinamiza??o dos servi?os do museu. Um computador, impressora, c?mera digital, microfone, scanner, entre outros utens?lios e aparelhos eletr?nicos est?o entre os utens?lios mais cotados para obten??o a partir da verba do Minist?rio da Cultura.

    Inscri?es abertas para Festival de Cinema e V?deo
    08/12/05 - At? o dia 20 de dezembro, intereressados em participar do 1? Festival de Cinema e V?deo da Universidade Federal de Vi?osa (UFV) podem fazer as suas inscri?es.
    Cada candidato pode inscrever quantos v?deos quiser, que v?o ser selecionados para as cinco mostras do Festival: fic??o, document?rio, anima??o, experimental e infantil. Os trabalhos podem ser inscritos at? o dia 20 de dezembro pelo site www.ufv.br/dah/olhares.

    Gilberto Gil e Pel? lan?am Copa da Cultura em Berlim
    08/12/05 - Hoje, dia 08 de dezembro (quinta) , o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e Pel? se encontram em Berlim, Alemanha, para lan?ar a Copa da Cultura, programa de interc?mbio cultural entre o Brasil e a Alemanha que acontecer? em 2006. Em 46 dias de programa??o, o projeto pretende apresentar ? Europa um panorama da produ??o cultural brasileira contempor?nea, incluindo m?sica popular, artes pl?sticas, cinema, pe?as de teatro e dan?a, al?m de festas com Djs, shows ao ar livre, confer?ncias, debates e palestras. O evento come?ar? 15 dias antes da Copa do Mundo.
    No Brasil, ao longo de 2006 (exceto no per?odo entre 9 de junho e 9 de julho), a cultura alem? contempor?nea ser? apresentada em diversas cidades, atrav?s da literatura, m?sica pop, cinema e artes pl?sticas.

    Torcedor do Tupi vai ganhar "presente de Natal"
    07/12/05 - Est? praticamente tudo pronto para que o torcedor do Tupi ganhe mesmo seu presente de Natal. Isso porque a t?o sonhada parceria que vai garantir a forma??o da equipe est? no ponto para ser apresentada. O presidente do clube, Lu?s Carlos Monteiro, recebeu nesta quarta-feira, dia 07, o contrato para que o patroc?nio seja formalizado. Embora ainda tenha que passar pelo departamento jur?dico do clube, tudo indica que dessa vez o torcedor vai poder voltar a sorrir.

    "Acho muito dif?cil que exista algum problema agora. Vamos fechar o ano com chave de ouro. Vai ser o Natal feliz para o torcedor. O verdadeiro presente de Natal dos torcedores", proclama Monteiro.

    Tanta confian?a do presidente se d? pelo fato de que at? mesmo os primeiros detalhes para a apresenta??o da parceria j? est?o sendo definidos. Monteiro promete que o projeto ser? apresentado nos pr?ximos dias, com a presen?a da imprensa e ampla divulga??o para a sociedade de Juiz de Fora.

    Altera??o no tr?nsito para abertura oficial do Natal
    07/12/05 - Nos dias 07 (quarta), 08 (quinta) e 09 (sexta) de dezembro, o tr?nsito no centro de Juiz de Fora sofrer? interdi?es, segundo a Ag?ncia de Gest?o do Transporte e Tr?nsito (Gettran/JF). As altera?es acontecer?o devido ? abertura oficial do Natal, que contar? com apresenta??o do coral da AMAC no Espa?o Mascarenhas.

    Clique aqui e veja onde acontecer?o as altera?es

    Pr?-M?sica lan?a edital para artistas locais e regionais
    07/12/05 - Interessados em participar do projeto Ter?as Musicais e da ocupa??o da Galeria Renato de Almeida do Centro Cultural Pr?- Musica j? podem fazer a sua inscri??o. Os m?sicos e artistas pl?sticos de Juiz de Fora e regi?o, podem conferir o edital de sele??o no site do Pr?-M?sica ou na secretaria do Centro (Avenida Rio Branco 2329).

    As inscri?es ficam abertas at? o dia 05 de fevereiro de 2006. Para participar, o candidato deve preencher a ficha de inscri??o e formular uma proposta de apresenta??o, que, juntamente com os documentos exigidos no edital, devem ser encaminhados ao Pr?-M?sica.

    No total, 16 vagas devem ser oferecidas, sendo oito para cada projeto. O julgamento deve acontecer em fevereiro e o in?cio das exposi?es ou apresenta?es de m?sica em mar?o.

    Vestibulandos n?o recebem cart?o de confirma??o
    07/12/05 - Mais de 20 mil inscritos no vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) continuam sem saber o que fazer. ? que a primeira etapa do processo seletivo deve acontecer nesse final de semana e at? agora ningu?m recebeu o cart?o de confirma??o da inscri??o com a indica??o da data, hora e local de realiza??o das provas.

    A UFJF, atrav?s da Secretaria de Imagem Institucional, diz que s? vai se pronunciar ap?s o fim da greve dos professores. O que n?o esclarece a incerteza. Os professores - que afirmaram n?o aplicar os exames caso a greve continue- voltam a debater o destino da paralisa??o amanh?,dia 08 de dezembro. Eles querem ter conhecimento do projeto de lei que o governo enviou ontem ao Congresso. O projeto promete a libera??o de R$150 milh?es de reais para reajuste dos sal?rios dos professores.

    A UFJF ? a ?nica entre as principais universidades federais mineiras a n?o definir a realiza??o ou n?o do vestibular. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por exemplo, j? inclusive realizou a primeira etapa do processo seletivo 2006.

    Atleta juizforana ? campe? de corrida internacional
    07/12/05 - Jociana Aparecida da Concei??o, atleta do projeto de extens?o da UFJF "Atletismo em Apoio ? Inf?ncia e ? Adolesc?ncia" foi a campe? da categoria 16/19 anos da VII Volta Internacional da Pampulha. A corrida aconteceu no ?ltimo final de semana, em Belo Horizonte.

    O resultado foi uma surpresa. Jociara participa do projeto de extens?o h? apenas quatro meses e ainda n?o havia participado de provas de grandes quilometragens, como essa.

    O trajeto de 18 km foi vencido por por Joaciara e completado pelos outros quatro atletas do projeto de extens?o. De acordo com o coordenador do projeto e professor da Faculdade de Educa??o F?sica e Desportos (Faefid), Jos? Augusto Rodrigues Pereira o desempenho de todos os bolsistas do projetos foram muito bons.

    Pr?xima assembl?ia dos professores marcada para quinta-feira
    06/12/05 - Os professores da UFJF decidiram manter a greve. Eles querem tomar conhecimento do Projeto de Lei que o governo est? prometendo enviar ao Congresso. E, s? depois de verificar o conte?do do PL, avaliarem o quadro. A pr?xima Assembl?ia Geral est? marcada para quinta feira, dia 08 de dezembro, ?s 9h30, no Anfiteatro de Estudos Sociais.

    Catadores fazem protesto na tarde de hoje
    06/12/05 - Os catadores de materiais recicl?veis de Juiz de Fora organizam uma manifesta??o em frente ? C?mara Municipal na tarde de hoje, 06 de dezembro. Os recicladores protestam contra a apreens?o de carrinhos de coleta pela Prefeitura e cobran?a de taxa de R$ 400 para reav?-los. A manifesta??o acontece ?s 15h e conta com o apoio da Pastoral do Povo de Rua e do F?rum Municipal de Popula??o de Rua.

    Procon multa lojas sem pre?os na vitrine
    05/12/05 - Em quatro dias de fiscaliza??o, o Procon de Juiz de Fora visitou cerca de 90 estabelecimentos comerciais de Juiz de Fora na opera??o "Clarear Vitrines". Desses, 20% foram autuados pela fiscaliza??o. O principal motivo das multas e advert?ncias foram infra?es como a aus?ncia de pre?os nos produtos e falta de informa?es sobre as condi?es de pagamento.

    Nos primeiros dias, os fiscais do Procon atuaram em lojas nas ruas S?o Jo?o, Halfeld e Mister Moore, al?m das galerias Jo?o Beraldo e Phintias Guimar?es, do Mister Shopping, Marechal Center, Br?s Shopping e Garden Shopping.

    De acordo com o Procon, o pre?o deve estar afixado no pr?prio produto, com distin?es dos totais ? prazo e ? vista, bem como a forma de pagamento; a informa??o deve ser clara, precisa e ostensiva. Tamb?m ? recomendada a informa??o pr?via, portanto, a loja tamb?m deve deixar exposto na vitrine se aceita o pagamento com cheques e cart?es (e discriminar quais).

    As multas podem variar de R$ 220 at? R$ 4 milh?es, de acordo com a infra??o, e a opera??o prossegue at? o natal. O consumidor que encontrar alguma irregularidade tamb?m pode fazer a den?ncia pelo telefone 156, no Procon, de 8 ?s 17h, na Avenida Independ?ncia 992, Centro; ou nos centros regionais da Prefeitura, nos bairros Santa Luzia, S?o Pedro e Santa L?cia.

    Dire??o do Tupi acusa ex-presidente de "Caixa 2"
    05/12/05 - Uma assembl?ia realizada no final de semana na sede social do Tupi apresentou ind?cios de irregularidades na gest?o do ex-presidente Jos? Luiz Ma?ller J?nior, o Juninho. Mesmo com a tentativa do presidente do conselho de impedir a reuni?o judicialmente, o encontro foi realizado e a atual administra??o do Galo apresentou acusa?es de que Juninho cometeu irregularidades enquanto esteva ? frente do clube, de 99 a 2004.

    O presidente do Tupi, Lu?s Carlos Monteiro, explicou que uma junta formada por sete pessoas do quadro social do clube ir? investigar e apurar, durante essa semana, as poss?veis irregularidades, e uma nova assembl?ia ser? feita para punir o ex-presidente, se for comprovada a m? gest?o. As irregularidades apontadas t?m a ver com o uso de "caixa 2" para o pagamento de algumas despesas do clube. Juninho teria, inclusive, assumido que pagou o ex-supervisor de futebol Pitti, com R$ 500 mensais fora da folha de pagamento.

    Neste caso, segundo Monteiro, o ex-presidente teria provocado danos ao patrim?nio de terceiros (o clube). A primeira puni??o, se as irregularidades forem de fato comprovadas, ser? a expuls?o de Jos? Luiz Ma?ller J?nior do quadro social do clube. Ap?s isso, o Tupi promete entrar com a?es penais contra o ex-presidente, para exigir uma puni??o na Justi?a.

    De acordo com Monteiro, o objetivo de tal a??o ? deixar claro que a atual gest?o n?o concorda e n?o pratica os mesmos m?todos utilizados nos anos anteriores, recuperando assim a confian?a dos investidores de Juiz de Fora e conseguindo mais respaldo financeiro.

    Enquanto define suas quest?es internas, o clube continua correndo atr?s de uma parceria para a montagem de sua equipe profissional de futebol para 2006. Um grupo de empres?rios de Juiz de Fora j? se mostrou interessado em montar um projeto nos moldes do que foi feito no in?cio da d?cada, quando o Galo chegou ? primeira divis?o do futebol mineiro e foi Campe?o do Interior.

    A parceria n?o seria com uma empresa, mas com uma uni?o de v?rios empres?rios de segmentos variados, que devem enviar o contrato para assinatura ainda est? semana. Monteiro quer resolver isso antes de viajar para outros compromissos fora da cidade.

    Inscri?es prorrogadas no ProUni
    05/12/05 - O Minist?rio da Educa??o (MEC) prorrogou o prazo para ader?ncia ao programa Universidade para Todos (ProUni). As universidades podem se cadastrar at? dia 9 de dezembro (sexta).
    As inscri?es para os alunos interessados em participar do programa podem ser feitas entre 12 de dezembro (segunda) e 02 de janeiro (segunda) atrav?s do site do ProUni. Para participar, os estudantes devem ter renda familiar per capita de at? tr?s sal?rios m?nimos e ter cursado o ensino m?dio em escola p?blica, ou em escola privada com bolsa integral.