::JFHoje
De 26 de junho a 1? de julho de 2006


Telefones p?blicos com pisos diferenciados
01/07/06 - Com o objetivo de prevenir acidentes com pessoas com defici?ncia visual que se chocam em telefones p?blicos de Juiz de Fora, h? previs?o de um projeto de lei na C?mara Municipal. A medida ? colocar pisos diferenciados em volta dos "orelh?es" para que haja identifica??o de que ali existe um aparelho. Para isso, as ?reas teriam que ser reformadas, segundo o vereador Rodrigo Mattos (PSDB). A responsabilidade da fiscaliza??o das obras, caso o projeto seja aprovado, ser? do Executivo. At? agora, o projeto foi sancionado em primeira e segunda vota??o na C?mara. Faltam mais duas vota?es at? chegar a avalia??o do Executivo.

Colabore: Campanha de Inverno do Critt/UFJF
30/06/06 - Com a chegada do frio, chegam tamb?m as campanhas que pretendem amenizar o sofrimento de algumas fam?lias e assistidos de institui?es filantr?picas da cidade. O Critt, O Centro Regional de Inova??o e Transfer?ncia de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz ed Fora, faz a sua parte e inaugura, na pr?xima segunda-feira, 03 de julho, a sua Campanha de Inverno.

Voc? tamb?m pode ajudar doando alimentos n?o perec?veis e agasalhos. A entrega pode ser realizada at? o pr?ximo dia 17 de julho,na portaria do Critt, no campus da UFJF e nas sedes das empresas juniores que ap?iam a campanha: Acesso - Comunica??o Jr., Campe Consultoria Jr., Mais Consultoria e Rumos.

Durante a II Mostra da UFJF, as doa?es tamb?m poder?o ser entregues no stand da Secretaria de Desenvolvimento Tecnol?gico, Sedetec. As roupas e alimetnos recolhidos durante a campanha, v?o ser entregues ao Centro de Prote??o ao Menor (Ceprom) e ao Abrigo Santa Helena de Juiz de Fora.

Itamar Franco n?o vai disputar o Senado pelo PMDB
30/06/06 - Itamar est? fora das elei?es de outubro desse ano. Essa foi a decis?o que 390 convencionais do PMDB tomaram na ?ltima quinta-feira, 29 de junho, em Belo Horizonte. O Hotel Grandayrreal foi o palco da decis?o que, repetindo o pleito de 1998, coloca o juizforano longe da batalha.

Os filiados ao partido com poder de voto decidiram que o ex-governador Newton Cardoso seria o candidato do partido ao Senado. Itamar ficou em segundo, com 141 votos e o ex-prefeito de Uberl?ndia, Zaire Resende, em terceiro com apenas 30 votos.

Itamar n?o comentou a derrota. J? tinha avisando isso aos jornalistas presentes na sua sa?da do hotal, minutos antes do in?cio da apura??o dos votos. O ex-presidente, esteve na cidade na ?ltima quarta-feira, dia 28, para a inaugura??o do Conex.

Na ocasi?o, o governador A?cio Neves, que veio para junto com o prefeito Alberto Bejani, "cortar a fita" do obra inaugurada, n?o poupou elogios ao juizforano e tamb?m declarou abertamente seu apoio ? candidatura do ex-presidente ao Senado.

?ltimo dia para apresenta??o na Junta Militar
30/06/06 - Termina nesta sexta-feira, 30 de junho, o prazo para que jovens que se alistaram entre 1? de maio de 2005 e 28 de abril de 2006 compare?am ? Junta de Servi?o Militar. Na ocasi?o, os jovens devem retirar uma senha para realizar testes e exames na comiss?o de sele??o. Na retirada da senha, ficam sabendo do dia e local da apresenta??o.

A junta militar informou que aproximadamente quatro mil jovens j? se apresentaram at? o momento. A expectativa ? que no ?ltimo dia de retirada da senha, esse n?mero aumente em at? 10%. O n?o comparecimento at? a data limite estipulada impede o jovem alistado de e participar dos exames de sele??o.

Termina prazo para pagamento com desconto de IPTU em Muria? 29/06/06 - Os moradores de Muria? t?m at? amanh?, sexta-feira, dia 30, para pagar o IPTU com um desconto de 10%, ? vista. Caso o contribuinte n?o possa quitar o valor amanh?, a Prefeitura oferece um prazo at? o dia 17 de julho para pagamento ? vista com 5% de desconto. De acordo com a Secretaria de Finan?as da Prefeitura, h?, tamb?m, a op??o de parcelamento em at? seis vezes, com a primeira presta??o vencendo em 31 de julho.

Temperatura deve subir no final de semana
29/06/06 - As temperaturas continuar?o baixas durante toda a quinta-feira, em Minas, devido a uma massa de ar polar que cobre a regi?o. Segundo o Centro de Previs?o do Tempo e Estudos Clim?ticos, o INPE, a m?nima, hoje, ser? de 8?C para a Zona da Mata Mineira.

Para os pr?ximos dias, a previs?o ? de que a temperatura se eleve. Na sexta-feira, dia 30, a m?xima ? de 18?C e a m?nima de 11?C. J? no S?bado, dia do jogo Brasil e Fran?a, os ponteiros do term?metro voltam a oscilar com uma m?xima de 19?C e m?nima de 10?C.

INSS de Juiz de Fora agenda per?cia m?dica pelo telefone
28/06/06 - A Previd?ncia Social j? colocou para funcionar o novo atendimento por telefone do INSS em todas as regi?es do pa?s. Juiz de Fora, ? uma das cidades beneficiadas. Agora, os benefici?rios do previd?ncia que moram na cidade, podem podem ligar, gratuitamente, para o n?mero 135 e agendar a per?cia m?dica para a concess?o do aux?lio-doen?a.

Tamb?m atrav?s do n?mero 135, fica poss?vel agendar o Pedido de Prorroga??o (PP) e o Pedido de Reconsidera??o (PR) referentes ao benef?cio. Os servi?os de atendimento pelo telefone do Previfone, continuam valendo. Pelo n?mero 0800 78 01 91, que funciona 24 horas por dia, os segurados podem solicitar alguns servi?os, como acompanhamento da solicita??o de benef?cio, endere?os das ag?ncias, registros de reclama?es, sugest?es e elogios, entre outras coisas, sem a necessidade de se deslocar at? uma ag?ncia.

O segurado poder? agendar a sua per?cia com hora marcada, indicando o estado, o munic?pio e a ag?ncia na qual deseja ser atendido. Para isso ? preciso que se esteja em m?os com o n?mero da inscri??o na Previd?ncia Social, o n?mero do Pis/Pasep, o n?mero de Identifica??o do Trabalhador, o n?mero do benef?cio, se estiver em aux?lio doen?a, e, no caso do contribuinte individual, o cart?o de Inscri??o do Contribuinte Individual.

Petrobr?s anuncia aumento no pre?o do g?s natural
28/06/06 - O g?s natural ter? aumento a partir de 1? de julho, segundo o an?ncio da Petrobr?s na tarde de ontem. O pre?o ser? reajustado em 10% na origem, Bol?via, e 6% no destino, ou seja, nas distribuidoras no Brasil. O aumento faz parte de um contrato de aquisi??o de g?s boliviano firmado entre a Petrobr?s e a estatal boliviana YPFB e de venda deste mesmo g?s, firmado entre Petrobr?s e distribuidoras do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O valor total do aumento o consumidor s? ficar? sabendo a partir de 1? de Julho.

Comemora??o do Brasil re?ne 4.000 pessoas no Alto dos Passos

27/06/06 - O jogo do Brasil terminou ?s 13h30 da tarde e minutos depois j? se podia avistar a carreata que enchia de carros a Avenida Rio Branco. Movimento menor que dos dias anteriores, para quem acompanhou as comemora?es dos juizforanos durante a primeira fase da Copa. Mas de qualquer forma, uma aglomera??o de pessoas, que no desfecho da carreata no bairro Alto dos Passos, reuniu em menos de um hora, cerca de quatro mil pessoas.

Os c?lculos da Pol?cia Militar ainda eram das primeiras horas da comemora??o juizforana. De acordo com os policiais, como o jogo aconteceu no meio do hor?rio comercial, pode ser poss?vel que, ap?s ?s 18h, esse n?mero chegue a cinco mil pessoas.

O Alto dos Passos parece mesmo ter se tornado o point oficial das comemora?es das vit?rias do Brasil no campeonato mundial. N?o ? dif?cil encontrar pessoas como a estudante de arquitetura Joseane Braga que, desde que o Brasil come?ou sua caminhada na Copa, n?o perde uma aglomera??o na regi?o dos bares do bairro.

"Isso aqui ? bom demais. Juiz de Fora, que n?o tem muito lugar pra se divertir a pre?os acess?veis, acaba lucrando com a temporada dos jogos. Aqui, no ponto oficial da mo?ada, tem muita gente bonita, encontramos amigos e ainda n?o gastamos nada com a entrada", brinca Joseane.

E esse movimento t?o intenso parece servir de incentivo para que donos de bares na regi?o invistam no diferencial de seus produtos. Um dos muitos bares da regi?o, por exemplo, contratou at? um DJ para fazer um som do lado de fora do estabelecimento e assim n?o deixar a galera ir embora.

H? 10 dias, Ant?nio de P?dua Mello, dono de um barzinho na regi?o, afirmou ? ACESSA.com, que a venda de cervejas e chopps em dias de jogos da sele??o chega a aumentar at? 60%.

J? os tira-gostos, ele diz n?o poder afirmar com certeza, mas acredita que seja em m?dia 40%, j? que quase todas as pessoas que sentam para tomar alguma coisa, querem "beliscar algo". Lucro para os comerciantes, divers?o para quem saiu de casa para comemorar mais uma vit?ria da sele??o.

Cadastro escolar na rede p?blica prorrogado
27/06/06 - O cadastramento escolar de estudantes do Ensino Fundamental da rede p?blica de Minas Gerais foi at? 23 de junho (sexta). A prefeitura de Juiz de Fora resolveu prorrogar o prazo em uma semana, 30 de junho (sexta), caso alguns pais tenham perdido o prazo. Somente as crian?as nascidas at? 30 de junho de 2001 podem ser cadastradas e isso deve ser feito na escola que os pais t?m interesse que o filho estude. Quem j? freq?enta a escola possui a vaga garantida.

Os documentos exigidos s?o: certid?o de nascimento do candidato (original e c?pia) e conta de luz recente da resid?ncia do candidato, posterior ao m?s de fevereiro/2006 (original e c?pia). Quem foi transferido para a rede p?blica ou veio de munic?pio e retornam aos estudos agora, devem mostrar comprovante de escolaridade (caderneta, boletim ou documento comprobat?rio de escolaridade expedido pela escola de origem).

A matr?cula dos cadastrados, que assegura a vaga, ser? de 11 a 15 de dezembro (segunda a sexta). Mais informa?es, ligue para a escola que pretende cadastrar seu filho ou para Secretaria de Ecuca??o de Juiz de Fora (3690-7375).

Brasil na Copa: confira o funcionamento das reparti?es p?blicas
26/06/06 - Copa do Mundo, novos hor?rios de funcionamento de diversas reparti?es. Para torcer pelo Brasil, os funcion?rios p?blicos municipais trabalham em hor?rio diferenciado nesta ter?a-feira, dia 27, data em que a sele??o enfrenta Gana nas partidas das oitavas-de-final.

Confira os hor?rios de funcionamento de cada reparti??o:

Reparti?es p?blicas:no dia 22, funcionam das 8h ?s 14h, de forma cont?nua.

AMAC:Os programas sociais da Amac, incluindo creches, abrem normalmente das 8h ?s 18h. A sede administrativa funciona das 8h ?s 11h.

Cesama: abre ?s 8h. A partir das 11h, plant?o de funcion?rios, ve?culos e m?quinas, e as solicita?es ser?o atendidas pelo telefone 195.

Defesa Civil:funcionamento come?a ?s 8h. Atendimento de emerg?ncia, em regime de plant?o, a partir das 11h, pelo telefone 199.

Demlurb:a sede administrativa abre das 8h ?s 11h. Os servi?os do departamento, coleta, varri??o e capina, ir?o funcionar, normalmente, nesta ter?a-feira.

Educa??o:?rea administrativa abre das 8h ?s 11h. Escolas municipais funcionam de acordo com o calend?rio escolar de cada institui??o.

Feira livre:na ter?a-feira, o servi?o termina mais cedo, das 7h ?s 11h, nos bairros: Mariano Proc?pio e Francisco Bernardino.

Funalfa:a sede administrativa da Funalfa, Biblioteca Municipal Murilo Mendes e a sucursal da biblioteca em Benfica funcionam das 8h ?s 11h. O Museu Ferrovi?rio abre das 9h ?s 11h. O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas abre das 8h ?s 11h e retorna as atividades ?s 18h, com o Projeto Nossa M?sica.

Sa?de: No dia 26, a parte administrativa funciona das 8h ?s 11h. As Unidades B?sicas de Sa?de (UBSs) e as Unidades de Urg?ncia e Emerg?ncia t?m funcionamento normal na ter?a-feira: Hospital de Pronto Socorro (HPS), Regional Leste, Policl?nica de Benfica, Pronto Atendimento Infantil Norte e da Avenida dos Andradas e o Servi?o de Urg?ncia Odontol?gica.

INSS: as Ag?ncias da Previd?ncia Social (APS) v?o funcionar de 8h ?s 11h. As horas n?o trabalhadas ser?o compensadas, de acordo com o que determina a Lei 8.112/1990. As per?cias, agendadas para depois de 11h, ser?o remarcadas conforme disponibilidade das agendas de cada APS, priorizando os pedidos de prorroga??o e os pedidos de reconsidera??o do aux?lio doen?a.

Mais de 380 juizforanos ganham bolsas do ProUni
26/06/06 - O Programa Universidade para todos, ProUni, distribuiu 382 bolsas de estudo para estudantes juizforanos. Os selecionados, devem ficar atentos e procurar a institui??o que escolheram para estudar at? o dia 14 de julho, para efetiva??o da matr?cula.

Se voc? participou da sele??o de bolsas do governo federal e ainda n?o conferiu o resultado, saiba que ele j? pode ser consultado atrav?s do telefone 0800-616161. Para receber as informa?es, o candidato deve ter em m?os seu n?mero de inscri??o no Exame Nacional do Ensino M?dio.

Termina nesta sexta o prazo para retirada do PIS
26/06/06 - Termina nesta sexta-feira, dia 30 de junho, o prazo para retirada do PIS 2004. Tem direito ao benef?cio, que recebeu dois sal?rios m?nimos em 2004, teve carteira assinada por no m?nimo 30 dias, e est? cadastrado desde 1999 no PIS.

? importante que o trabalhador n?o perca o prazo, j? que, caso a retirada n?o seja feita, ele perde o direito de sacar o dinheiro. Para casos relativos a 2005, a previs?o ? que a retirada do PIS aconte?a a partir do m?s de agosto.

Ministro das Cidades assina protocolo para a libera??o de verbas em JF
26/06/06 - O Minist?rio das Cidades, a Caixa Ec?nomica Federal e a Prefeitura de Juiz de Fora assinaram nesta segunda-feira uma s?rie de documentos que viabilizam recursos na ordem de R$ 89 milh?es para diversos programas que ser?o realizados em Juiz de Fora.

Para a despolui??o do Rio Paraibuna ser? feito um financiamento de cerca de R$ 70 milh?es, no qual a Prefeitura ter? um prazo de 20 anos para o pagamento da d?vida.

Na ocasi?o, a Caixa Econ?mica Federal apresentou a conclus?o das obras do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) do Condom?nio Vivendas da Serra 2. S?o 160 apartamentos, com dois quartos, sala, banheiro e cozinha, em condom?nio fechado, com quadra de areia e playground, ao lado do Residencial Vivendas da Serra 1, no Bairro Bandeirantes. No total, foram investidos R$ 4.076.615 direcionados a 160 fam?lias.

A Caixa Econ?mica anunciou tamb?m o lan?amento de outro empreendimento do PAR, o Residencial Vivendas da Serra 3, no valor de R$ 7.837.854,91. O objetivo ? que o projeto atenda a mais 280 fam?lias.

Grupo de Coronel Pacheco vence o IX Arrai? da Cidade
26/06/06 - O Grupo G?latas (Gera??o alegre levando amor, ternura ao Senhor), da cidade de Coronel Pacheco, venceu o IX Arrai? da Cidade, que aconteceu nos dias 24 e 25 de junho (s?bado e domingo) organizado pela PJF, por meio da Funalfa, em parceria com o Departamento de Promo??o da Pessoa Portadora de Defici?ncia. O organizador do grupo, Lalado, levou 16 casais e conta que j? participou anteriormente do concurso. "Esta foi a quinta vez. Na primeira ficamos em segundo lugar. No segundo e terceiro ano ficamos entre os cinco colocados e ano passado tamb?m em segundo lugar. Este ano fomos agraciados com o primeiro e ficamos muito felizes", diz. O grupo de Coronel Pacheco ganhou um aparelho de TV, que deve ser rifada em prol da igreja que o G?latas trabalha.

Foram avaliados a coreografia, a caracteriza??o e o tempo de apresenta??o, que devia ser entre 15 e 30 minutos, dos oito grupos participantes. O segundo colocado foi a Quadrilha da Matinha, do bairro Bonfim, que foi premiada com um micro system. Para Pel?, o respons?vel pelo grupo, a anima??o e a participa??o da porquinha Pitica foram as grandes respons?veis pela boa coloca??o, que ensaiaram por duas semanas. O organizador da Matinha vai fazer uma rifa entre os 16 casais que dan?aram para ver que leva o pr?mio. O terceiro lugar ficou com o Arraia dos Teixeiras, do bairro Teixeiras, que ganhou um aparelho de DVD. Os 16 casais ensaiaram somente um dia. A explica??o ? que a turma j? dan?a h? sete anos para as festas do bairro e j? est?o entrosados.

O quarto e quinto colocados receberam, cada um, um kit de cds produzidos com recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo ? Cultura. Houve dois grupos pensalizados por terem passado do tempo limite determinado: a Equipe Vocacional Mission?ria S?o Vicente de Paulo e o Grupo de Dan?a de Sal?o da Prefeitura de Juiz de Fora. Para animar ainda mais o p?blico presente na Pra?a Ant?nio Carlos, cerca de tr?s mil pessoas, assistiram aos shows do Ra?zes do Nordeste e Trio Forr? Mineiro.