Catélicos celebram Santa B?rbara e São Francisco Xavier

Por

Cat?licos celebram Santa B?rbara e S?o Francisco Xavier
Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013, atualizada às 15h11

Católicos celebram Santa Bárbara e São Francisco Xavier

A devoção à Santa Bárbara e São Francisco Xavier será celebrada pela Igreja Católica nesta semana. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, as comunidades preparam uma programação especial em honra aos seus padroeiros na cidade, Santa Bárbara do Monte Verde, Olaria e Matias Barbosa.

A festa em honra à Santa Bárbara é celebrada no dia 4 de dezembro. Protetora contra tempestades, raios, ventos e furacões, a santa nasceu na Ásia Menor, filha de pais pagãos. Por conta própria, se aprofundou no cristianismo e pela dedicação, acabou condenada à morte por degolação. A jovem teve os seios cortados e depois foi conduzida para fora da cidade, onde o próprio pai a executou. Quando a cabeça dela rolou pelo chão, um imenso trovão irrompeu pelos ares. Confira a programação das festas nas comunidades.

Capela Santa Bárbara – Jardim Santa Bárbara

Na capela que faz parte da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica, no dia dedicado à padroeira será rezado o terço às 6h às 12h, às 15h e às 18h. Às 19h haverá a missa em louvor com bênção dos ramos e logo após a celebração haverá procissão pelas ruas do bairro. Após a procissão, haverá funcionamento de barraquinhas. A capela fica na rua Pedro Nava, s/nº - Jardim Santa Bárbara

Paróquia Santa Bárbara – Santa Bárbara do Monte Verde/MG

Em Santa Bárbara do Monte Verde, já começou a festa em louvor à santa. Já está sendo realizada novena em honra desde o dia 25 de novembro. As celebrações vão até o dia 3 de dezembro e estão sendo realizadas sempre às 19h na matriz.

Já no dia da padroeira, 4, haverá uma missa sertaneja às 11h, almoço de Santa Bárbara às 12h30 e uma missa solene às 18h, que será presidida por Dom Gil Antônio Moreira. Após a celebração das 18h os fiéis sairão em procissão pelas ruas do bairro. Após a procissão haverá leilão de prendas.

No dia 6 de dezembro, sexta-feira, está programada uma missa do Sagrado Coração de Jesus às 19h e um show às 21h. Para o dia 7, sábado, está programado leilão de gado às 13h, missa às 19h e shows às 21h e às 24h. Para mais informações sobre o almoço os interessados devem procurar a secretaria paroquial. A paróquia fica na praça Barão de Santa Bárbara, s/nº - Centro.

Capela Santa Bárbara – Matias Barbosa

Nessa comunidade, Santa Bárbara será homenageada no dia 9 de dezembro, segunda-feira, na missa das 19h30. A Capela fica na Rua Ponte do Arco, 275 – Ponte do Arco.

Capela Santa Bárbara – Olaria/MG

Na comunidade pertencente à paróquia Santo Antônio de Olaria/MG, haverá uma missa em honra no dia 15 de dezembro às 14h30. A capela fica localizada na Comunidade Jacuba.

São Francisco Xavier

Nesta terça-feira, 3 de dezembro, celebra-se a vida de São Francisco Xavier, cofundador – junto com Santo Inácio de Loyola – da Companhia de Jesus ou Comunidade de Padres Jesuítas. Na paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, localizada bairro Parque Burnier, em Juiz de Fora, haverá uma missa festiva no dia 7 de dezembro, sábado, às 19h30. A celebração será presidida pelo padre Expedito Lopes de Castro. O endereço é rua Natalino José de Paula, 309, Parque Burnier.

São Francisco chegou a ficar conhecido como "São Paulo do Oriente", dado o número de pessoas que converteu ao Cristianismo. Mais informações com a Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus pelo telefone (32) 3235-1566.