Por

Esperanto - a l?ngua internacional
Esperantistas juizforanos apresentam projeto para institui??o da Semana Municipal de Esperanto

Rita Couto
*colabora??o
14/12/2005

Clique no ?cone ao lado e ou?a a "Can??o do Ex?lio", de Gon?alves Dias, em esperanto pronunciada pelo esperantista Vin?cius Werneck.

Imagine uma maneira de unir os povos do mundo, de modo que todos possam se comunicar e trocar experi?ncias, mas sem privilegiar nenhum deles. Muito complicado? A melhor solu??o pode ser o Esperanto, uma l?ngua idealizada na Pol?nia em 1887.

Com uma gram?tica simplificada e f?cil de falar, o Esperanto ? hoje utilizado em 110 pa?ses e, por ser considerado uma l?ngua neutra, consegue estabelecer uma rela??o de igualdade e fraternidade entre os povos, pois n?o traz nenhum tra?o pol?tico, religioso ou cultural pertencente ? uma sociedade espec?fica.

Nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro, comemora-se o Dia do Esperanto. E, em Juiz de Fora, alguns grupos j? se re?nem para estudar e praticar essa l?ngua. Os esperantistas (falantes de Esperanto) juizforanos propuseram ? C?mara Municipal um projeto de lei, que ser? apresentado pelo vereador Ant?nio Jorge (PSDB), para a cria??o da Semana Municipal de Esperanto, na cidade.

Segundo o esperantista Vin?cius Werneck, a data escolhida para a comemora??o ? o per?odo entre 09 e 15 de dezembro, para que o encerramento aconte?a no dia do nascimento do Zamenhof, iniciador do Esperanto.

Duas cidades brasileiras j? possuem no calend?rio o Dia Municipal do Esperanto. Em 2000 foi institu?do o Dia Municipal do Esperanto em Belo Horizonte (MG) e em 2001, o mesmo aconteceu em Sorocaba (SP).

"Essa ? uma importante forma de divulga??o do movimento esperantista e, com uma semana inteira de comemora?es em nossa cidade, ser? poss?vel desenvolver diversos trabalhos", comenta Vin?cius.

Leia mais:
  • O que ? Esperanto?
  • Qual a import?ncia do Esperanto?
  • Leia a opini?o de autoridades sobre o Esperanto
  • Dicas de sites sobre Esperanto
  • Onde fazer o curso de Esperanto em JF: Kultura Esperanto Asocio (KEA).

    *Rita Couto ? estudante do quarto per?odo de Comunica??o Social da UFJF