Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012, atualizada às 18h02

Cuidados podem evitar acidentes com a rede elétrica durante o Carnaval

Aline Furtado
Repórter
Banda Daki

Com a proximidade do Carnaval, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) orienta os foliões sobre os cuidados que devem ser tomados para que a população tenha um período de folia tranquilo, sem risco de acidentes relacionados à rede elétrica.

Um dos perigos está relacionado aos carros alegóricos e trios elétricos. "É preciso estar atento à altura do veículo, assim como das pessoas que desfilarão sobre eles. Isso porque existe o risco de encostar na fiação elétrica", destaca o engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig, Demétrio Venício Aguiar.

No caso de instalação de equipamentos elétricos, como aparelhagem de som e de refrigeração, é importante lembrar de manter os equipamentos distantes de qualquer ambiente onde exista água, como piscinas e duchas, por exemplo. Para quem vai fazer algum tipo de escavação para colocação de palanques, Aguiar lembra que é preciso verificar se há redes elétricas aéreas ou subterrâneas passando pelo local.

"Para evitar choques elétricos e outros problemas mais sérios, deve-se evitar lançar artigos como confetes e serpentinas, sejam eles metalizados ou não, além de líquidos ou sprays", completa o engenheiro. Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A população também pode acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou a Polícia Militar, pelo 190.

Confira as dicas


Fonte: Cemig

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Cuidados evitam acidentes com a rede el?trica durante a folia