Por

Rua Halfeld
Riqueza hist?rica e arquitet?nica no cora??o de JF

Rita Couto
*colabora??o
02/08/2005

Imposs?vel ir ao centro da cidade e n?o passar por ela, considerada por muitos o centro nervoso de Juiz de Fora. Fa?a chuva ou fa?a sol, com ou sem pressa, uma coisa ? certa: a Rua Halfeld faz parte do intiner?rio dos juizforanos todos os dias.

A antiga Rua Calif?rnia foi, desde o crescimento da cidade, uma de suas vias principais. Resid?ncias refinadas dividiam o espa?o com casas comerciais, o elevado n?mero de carruagens que passavam por ali fez com que a m?o ?nica fosse estabelecida e foi uma das primeiras ruas atendidas por bondes.

Hoje, a maioria das pessoas que passam pela Halfeld est?o com muita pressa, j? tem um objetivo em mente e temendo se distra?rem, n?o prestam muita aten??o no espa?o por onde circulam. Apesar da riqueza ecl?tica no que diz respeito ? arquitetura dos pr?dios, os pedrestres s?o tomados pela sensa??o de que no Cal?ad?o s? existem lojas e galerias.

Para apontar alguns lugares ricos em detalhe e hist?ria da Rua Halfeld, comecemos o nosso passeio pela Esta??o Central (Pra?a da Esta??o), na chamada parte baixa. Inaugurado em julho de 1877, o pr?dio, onde hoje h? v?rios pontos de ?nibus urbanos, servia ? Estrada de Ferro D. Pedro II. Sua configura??o atual, com padr?es neocl?ssicos, ? resultado de uma amplia??o feita em 1902.

Na esquina com a Avenida Get?lio Vargas, temos constru?es como o edif?cio do Banco de Cr?dito Real, constru?do em 1929, pela Companhia Pantaleone Arcuri e que abriga hoje o Museu com o mesmo nome.

Chegamos agora no Cal?ad?o. Local onde todos se encontram, tomam um chopp no fim da tarde e fazem suas compras, essa por??o da Rua Halfeld j? ganhou at? comunidade no Orkut, na qual os seus admiradores trocam suas impress?es, elegem a melhor parte, o melhor bar e falam sobre quem j? encontraram ali.

Subindo em dire??o ? Avenida Rio Branco, encontramos ? esquerda o imponente Cine Theatro Central, inaugurado em 30 de mar?o de 1929. Com afrescos do italiano Angelo Biggino interior, o teatro j? abrigou pe?as teatrais, shows e concertos musicais, espet?culos de dan?a e as mais diversas manifesta?es culturais.

A esquina com a Avenida Rio Branco, quer seja em frente a uma loja ou a antiga sede da Prefeitura, constru?da em 1918, ? o ponto onde os juizforanos sempre marcam os seus encontros. Ali est? tamb?m o conhecido Edif?cio Clube Juiz de Fora, famoso pela sua fachada com ilustra?es de cavalos, projeto de Niemeyer e painel de Portinari.

Logo em frente encontramos o Parque Halfeld, cora??o de Juiz de Fora. Chamado inicialmente de Largo Municipal, a regi?o era alagadi?a e s? teve seu projeto elaborado, com inspira??o nos jardins ingleses, a partir de 1880. Nele tamb?m se encontra a C?mara Municipal, o antigo F?rum, erguida em 1918.

Mais acima, pr?ximo ao Morro do Imperador, ponto de origem da Rua Halfeld, acha-se a Academia de Com?rcio, fundada em 30 de mar?o de 1891 com o objetivo inicial de ministrar o ensino comercial. Em 1901, a Congrega??o do Verbo Divino assumiu o col?gio e implantou a educa??o verbita.

Depois de conhecer um pouco mais sobre a Rua Halfeld, experimente caminhar um pouco mais devagar por ela e observe os detalhes. Voc? perceber? particularidades que enriquecem a cidade e fazem a nossa hist?ria.

*Rita Couto ? estudante do terceiro per?odo de Comunica??o Social da UFJF