Aeroporto Regional
Obras devem come?ar em agosto deste ano
Apesar de ainda haver muita especula??o em torno da implanta??o do novo Aeroporto Regional, sua constru??o deve come?ar em agosto deste ano, quando est? previsto o in?cio das obras de terraplanagem, como informa o vice-presidente do Aeroclube de Juiz de Fora e um dos quatro membros da Comiss?o formada pelo Governo Estadual e Minist?rio da Aeron?utica, Walter Jos? Lopes Loures (foto abaixo).

Fl?via Machado
16/05/2001


?rea em que dever? ser constru?do o aeroporto
O local escolhido fica na MG-353, entre os munic?pios de Rio Novo e Goian?, a mais ou menos 45 minutos do Centro de Juiz de Fora. Segundo Walter Loures, ?foi o lugar mais pr?ximo ? cidade que encontramos, atendendo ?s disposi?es t?cnicas exigidas para sua constru??o.?

A ?rea definida para a constru??o do aeroporto fica bem em cima da rodovia, que ter? que ser desviada. Ser?o necess?rias obras para o asfaltamento de novos trechos na MG-353 at? Juiz de Fora, al?m de melhorar os antigos. Por?m, mesmo com todas estas dificuldades de viabiliza??o do aeroporto, que acabam encarecendo os custos, os t?cnicos da Comiss?o afirmam que n?o havia alternativa melhor, mesmo porque a regi?o da Zona da Mata ? predominantemente montanhosa.

Cerca de 35 pequenas e m?dias propriedades particulares ser?o desapropriadas, numa ?rea de 315 ha, equivalente a, mais ou menos, 300 campos de futebol. A ?rea fica a uma altitude de 400 metros.

Os motivos para a viabiliza??o de um novo aeroporto s?o muitos, como explica Walter Loures. Sua constru??o tem como principal objetivo a retomada do desenvolvimento das cidades da Zona da Mata e regi?o, j? que sua capacidade ser? superior ? do Aeroporto da Serrinha e est? voltada tamb?m para avi?es de grande porte e de carga. ?O Aeroporto Regional est? sendo constru?do visando atender a demanda e o desenvolvimento da regi?o por, pelo menos, mais 20 anos?, enfatiza.

De acordo com Walter, a implanta??o do novo aeroporto ? uma necessidade, j? que n?o existe possibilidade de expans?o do Aeroporto da Serrinha, por diversos fatores. Como ele esclarece, o espa?o f?sico ? limitado, em fun??o da topografia da regi?o, muito montanhosa. As condi?es clim?ticas tamb?m s?o desfavor?veis, devido ? altitude, cerca de 1.000 metros, com alta nebulosidade, principalmente no inverno. O que faz com que o Aeroporto opere com uma certa defici?ncia, causando atraso e cancelamento dos v?os.

Em fevereiro de 2000, o Minist?rio da Aeron?utica entregou um parecer t?cnico ao Governo Estadual, posicionando-se favor?vel ? constru??o do aeroporto no local escolhido pela Comiss?o.

Agora, o Plano Diretor Aeroportu?rio, que est? sendo elaborado pelo Minist?rio da Aeron?utica, deve ser entregue at? junho de 2001. Nele, estar?o as diretrizes b?sicas para a implanta??o e desenvolvimento do novo aeroporto. No entanto, como explica Walter Loures, a Comiss?o, por parte do Governo Estadual, realizou estudos paralelos aos do Minist?rio, para acelerar todo o processo de constru??o. Por exemplo, estudos cadastrais, topogr?ficos, geot?cnicos, de licenciamento ambiental, elabora??o do projeto b?sico de infra-estrutura, entre outros.

Logo que o Plano Diretor estiver conclu?do, come?am as licita?es para a escolha das empresas respons?veis por cada ?rea de implementa??o do aeroporto. Algumas licita?es que t?m de ser feitas s?o para o licenciamento e o impacto ambiental provocados, para a elabora??o do projeto b?sico de infra-estrutura, para o projeto executivo, para as constru?es, tais como terminal de cargas e de passageiros, al?m de outras.

A estimativa do custo total dos investimentos deve ficar em torno de R$ 50 milh?es. A maior parte da verba ser? do Governo Estadual e o restante vir? do Governo Federal, atrav?s do Minist?rio da Aeron?utica. As obras de terraplanagem est?o previstas para come?ar em agosto e irem at? novembro de 2001. A inten??o do Governo ? que a inaugura??o seja at? abril de 2002.

A Comiss?o ? formada por dois representantes do Governo Estadual e dois do Minist?rio da Aeron?utica. Walter Jos? Lopes Loures ? representante do Governo Estadual, juntamente com o diretor aerovi?rio da Secretaria de Transportes e Obras P?blicas de Minas Gerais, Ricardo Brito.

O superintendente do Aeroporto da Serrinha, Maur?cio Campos de Oliveira, foi procurado pela reda??o do JFService para esclarecer poss?veis benef?cios e preju?zos que a implanta??o de um novo aeroporto poderia causar ao funcionamento do atual. No entanto, ele alegou n?o estar acompanhando o processo de viabiliza??o do Aeroporto Regional e que n?o se sentia capaz de falar sobre o assunto. A ?nica considera??o feita, a este respeito, ? de que ele acredita que o Aeroporto da Serrinha vai continuar operando, mesmo com a constru??o do regional.

Atualmente, o Aeroporto da Serrinha opera com cinco linhas comerciais di?rias para S?o Paulo. Tr?s delas feitas pela TAM, com capacidade para 50 passageiros por v?o, e duas pela Rio-Sul, com capacidade para 30.


Turismo e economia
A C?mara de Neg?cios de Turismo da Zona da Mata est? organizando o I F?rum de Desenvolvimento Tur?stico e Econ?mico do S?tio Aeroportu?rio da Zona da Mata, que acontece dia 22 de junho, em Rio Novo. O evento tem a parceria da Fiemg, do Sebrae/MG e das Prefeituras de Rio Novo, Goian?, Coronel Pacheco e Piau, al?m da Ag?ncia de Desenvolvimento do Circuito do Queijo. O objetivo do evento ? conscientizar as comunidades envolvidas sobre as oportunidades que o s?tio aeroportu?rio vai gerar para o turismo regional. A abertura ser? ?s 9h, com a presen?a de diversas autoridades.


Arquivo
geral