151 anos de Juiz de Fora
A hist?ria da cidade em cart?es-postais

Fl?via Machado
29/05/2001

As imagens s?o do tempo em que o Parque Halfeld ainda era cercado por grades e a cidade vivia uma ?poca de efervesc?ncia cultural. O livro "Juiz de Fora: Imagens do Passado", do jornalista Douglas Fazolatto, traz de volta lembran?as perdidas nos museus e nas gavetas dos colecionadores, com a publica??o da importante e rara cole??o de cart?es-postais datados de 1905 e 1906.

Vista parcial de Juiz de Fora Na verdade, as imagens (fotos ao lado e abaixo) v?m para ilustrar a inten??o do autor de esclarecer a hist?ria da funda??o da cidade, que ? atribu?da ? Henrique Halfeld. O livro, fruto de uma pesquisa de 15 anos, em arquivos p?blicos do Rio e de Minas Gerais, conclui que a cidade surgiu muito antes da chegada dos Halfeld e que o propulsor foi o capit?o Ant?nio Dias Tostes, sogro de Henrique Halfeld.

Rua Halfeld A pesquisa em torno dos cart?es-postais gastou menos tempo, em torno de um ano e meio, mas n?o menos trabalho. Foram necess?rias conversas e trocas de informa?es com colecionadores e especialistas da cartofilia, para reunir toda a cole??o, provavelmente, com 33 cart?es-postais. Apesar de todo o empenho do jornalista, o de n?mero cinco ainda n?o foi encontrado e nem sequer sabe-se a imagem que retrata.

A publica??o traz ainda coment?rios curiosos feitos por Fazolatto, a respeito de cada lugar, fatos inusitados e nomes de pessoas conhecidas. Os cart?es foram fotografados por autor n?o identificado, tamb?m n?o sendo poss?vel saber onde foram impressas ou quem as editou.

A viabilidade da pesquisa, segundo Douglas s? foi poss?vel gra?as ao empenho da Funalfa, que teve um papel fundamental neste trabalho. ?Acredito que sem o incentivo da Lei Murilo Mendes, este projeto n?o teria se realizado?, declara o jornalista.

Antigo Mercado Municipal, hoje Av. dos Andradas O livro, que em sua primeira edi??o tem uma tiragem de 1000 exemplares, traz o pref?cio escrito pelo Governador Itamar Franco. Trinta por cento desta tiragem foi doado ? Funalfa. O lan?amento aconteceu dia 26 de maio, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, com a presen?a de diversas autoridades e homenageados, entre eles o secret?rio da Casa Civil, Henrique Hargreaves, representando o governador, o vice-prefeito, Sebasti?o Helv?cio, e a colunista social carioca, Hildegard Angel.

"Juiz de Fora: Imagens do Passado", do jornalista Douglas Fazolatto, pode ser encontrado nas principais livrarias da cidade ou com o pr?prio autor. O pre?o do exemplar standart ? de R$ 25 e da impress?o de luxo, R$ 50.

Sobre o lan?amento, veja a edi??o especial, com fotos, assinada por Douglas Fazolatto, que ? colunista do portal JFService h? tr?s anos.


O livro foi muito disputado pelos presentes, no lan?amento


A colunista do jornal O Globo, Hildegard Angel, e o vice-prefeito, Sebasti?o Helv?cio, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas

Douglas Fazolatto (? esquerda), com autoridades municipais, na noite de lan?amento do livro


Arquivo
geral