151 anos de Juiz de Fora
Prefeitura homenageia personalidades de destaque

Luciana Mendon?a
31/05/2001

Juiz de Fora completa hoje 151 anos. Para marcar a data, 20 personalidades da cidade receberam, pela manh?, na C?mara Municipal, o M?rito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld. A medalha foi institu?da pelo centen?rio da morte do fundador da cidade, em 1973, atrav?s da Lei n? 4496. O objetivo da homenagem ? distinguir as pessoas que prestaram servi?os relevantes ao munic?pio.

Personalidades que receberam o
M?rito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld:

Os escolhidos foram selecionados pelo Conselho do M?rito 2001, formado pelos secret?rios municipais de Educa??o, Diva Chaves Sarmento, e de Governo, Jo?o C?sar Novais, superintendente da Funalfa, Jos? Alberto Pinho Neves, al?m de representantes da C?mara, Carlos Alberto Gasparete, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Celso Paoliello Pimenta, do Instituto Hist?rico e Geogr?fico de Juiz de Fora, Helion Gon?alves da Silva, e do representante dos descendentes do Engenheiro Henrique Halfeld, Geraldo Halfeld.

  1. Adail de Oliveira:
  2. natural de Juiz de Fora, jornalista e ex-piloto de avi?es por quase meio s?culo. Foi diretor-editor de O LINCE, diretor da Associa??o Mineira de Imprensa e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora. Autor de 4 livros, sendo um deles a ?nica obra sobre a hist?ria da avia??o em Juiz de Fora.

  3. Ant?nio Salustiano Machado:
  4. natural de Boa Esperan?a, Minas Gerais. Graduado em Farm?cia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Qu?mica pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Qu?mica pela Universit? de Paris XI. Autor de diversos artigos publicados em peri?dicos e congressos nacionais e internacionais. Atualmente, ? Secret?rio de Estado de Ci?ncia e Tecnologia de Minas Gerais.

  5. Dennis Braz Gon?alves:
  6. natural de Porc?uncula, Rio de Janeiro. Formado em administra??o de empresas pela Funda??o Get?lio Vargas, presidente do Grupo Paranapanema. Trabalhou na Cia. Vale do Rio Doce durante 26 anos. ? membro do Conselho Internacional do Institute European D' Administration D' Affairs, com sede na Fran?a, e do Centro de Tecnologia Empresarial da Funda??o Dom Cabral, com sede em Belo Horizonte.

  7. Flora Maria de Mattos:
  8. natural de Juiz de Fora. Licenciada em Hist?ria e Geografia pela antiga Faculdade de Filosofia Ci?ncias e Letras de Juiz de Fora. Foi professora em v?rios estabelecimentos de ensino da cidade. Participou da Funda??o da Associa??o dos Professores do Ensino Superior, aposentando-se pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1983. Atualmente, se dedica a atividades filantr?picas, sendo presidente da Associa??o de Livre Apoio ao Excepcional - ALAE.

  9. Iacyr Anderson Freitas:
  10. natural de Patroc?nio do Muria?, Minas Gerais. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde obteve o t?tulo de mestre em Teoria da Literatura. J? publicou 11 livros de poesia e 2 ensaios, tendo recebido diversas premia?es liter?rias de ?mbito nacional, entre elas, o Pr?mio Eduardo Frieiro, vers?o 2000, promovido pela Academia Mineira de Letras. Suas obras s?o publicadas em diversas l?nguas.

  11. Ind?stria de Material B?lico do Brasil - IMBEL/FJF:
  12. empresa p?blica federal, vinculada ao Ex?rcito. Centro de excel?ncia na fabrica??o de muni?es, ? tamb?m fornecedora de ferramentas de produ??o e controle, produtos de cutelaria, al?m de prestar servi?os nas ?reas de mec?nica e metalurgia. Possui tecnologia pr?pria, com qualidade assegurada por Certificado de Sistema de Qualidade NBR ISO 9002.

  13. Ivan Ribeiro de Oliveira:
  14. natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Formado em Engenharia El?trica, Econ?mica e de Seguran?a pela PUC de Minas Gerais. Atua na ?rea de telecomunica?es desde 1971, sendo presidente da Telemar Minas e Esp?rito Santo. Participou de v?rios cursos e semin?rios de especializa??o t?cnica em pa?ses como Alemanha, Jap?o, Canad?, Singapura e Estados Unidos.

  15. Jayme Godinho Netto:
  16. natural de Leopoldina, Minas Gerais. Formado pela faculdade de Odontologia de Juiz de Fora. J? foi membro da diretoria da Associa??o Brasileira de Odontologia, Sindicato dos Odontologistas e representante da delegacia do Conselho Regional de Odontologia. Exerceu ainda o cargo de supervisor do Sistema Incremental de Odontologia, diretor de divis?o e coordenador do Programa de Assist?ncia ? Sa?de do estudante, assessor da Secretaria de Sa?de. Atualmente, ? coordenador geral do Mutir?o da Sa?de.

  17. Jo?o Baptista Ad?rio:
  18. natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Professor, advogado, fil?sofo, historiador e te?logo. Foi diretor do Centro de Promo??o do Menor, em Juiz de Fora. ? detentor de dezenas de homenagens, medalhas e comendas. Atualmente, preside a Federa??o das Congrega?es Marianas da Arquidiocese de Juiz de Fora e coordenado as Federa?es Marianas de Minas Gerais e Esp?rito Santo.

  19. Jos? Eust?quio Rom?o:
  20. natural de Patos de Minas, Minas Gerais. Licenciado em Hist?ria e OSPB pela Faculdade de Educa??o da UFJF, doutor em Hist?ria Social e Administra??o Escolar pela Universidade de S?o Paulo. Respons?vel por diversos projetos na ?rea de educa??o quando foi secret?rio municipal. ? diretor geral do Instituto Paulo Freire, do qual foi um dos fundadores. J? publicou 16 livros.

  21. Jos? Pedro Rodrigues de Oliveira:
  22. natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Jornalista, Engenheiro Civil, Eletricista e Agrimensor, com in?meros cursos de aperfei?oamento no pa?s e no exterior. Foi engenheiro da CEMIG por 30 anos. Atualmente, ? presidente do BDMG. Com mais de 30 artigos publicados em revistas t?cnicas, j? recebeu diversas distin?es.

  23. L?cia Helena Gon?alves Teixeira:
  24. natural de Ub?, Minas Gerais. Formada em Pedagogia pela UFJF, mestre em Educa??o pela PUC-RJ. Foi professora em diversos col?gios da cidade, e, atualmente, leciona na UFJF e no CES. Publicou diversos artigos sobre educa??o, j? tendo recebido diversos pr?mios, entre eles, a Ordem do M?rito Educacional no Grau da Medalha de Honra, concedida pelo governador Itamar Franco, como reconhecimento aos servi?os prestados ? educa??o em Minas Gerais.

  25. Luiz Eug?nio Godinho Delgado
  26. (homenagem post mortem): natural de Lima Duarte, Minas Gerais. M?dico formado pela Faculdade de Medicina da UFJF, especializado em Medicina Tropical e p?s-graduado em Sa?de P?blica. Foi secret?rio municipal de sa?de da Prefeitura de Juiz de Fora e m?dico do Minist?rio da Sa?de de Mo?ambique. Seus ?ltimos anos de vida foram dedicados ao tratamento de pacientes portadores do v?rus HIV. Faleceu em janeiro de 2001.

  27. M?rcio Ant?nio de Oliveira:
  28. natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Formado em Hist?ria pela Faculdade de Filosofia e Letras da UFJF, com mestrado em Educa??o na ?rea de administra??o escolar. J? foi coordenador e chefe do departamento de hist?ria da UFJF. Participou do grupo de funda??o da Associa??o dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora, a qual preside atualmente.

  29. Nery de Mendon?a:
  30. natural de Guidoval, Minas Gerais. Advogado, jornalista, militante da justi?a do trabalho, com atua??o intensa em defesa de diversas categorias sindicais. Vereador ? C?mara Municipal de Juiz de Fora nos anos de 1963 e 1964. Foi instrutor-chefe do SENAI, professor de Metrologia e C?lculos do Minist?rio da Educa??o. Atualmente, preside a 4? Subse??o da Ordem dos Advogados do Brasil.

  31. Newton Barbosa de Castro:
  32. natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Mestre em hist?ria pela UFJF, aonde foi professor, bem como da Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo. Ocupa o cargo de Presidente do Instituto Hist?rico e Geogr?fico e do C?rculo Mon?rquico de Juiz de Fora. Possui in?meros trabalhos publicados pelo Instituto Hist?rico e Geogr?fico, tendo prestado grande colabora??o ao Museu Mariano Proc?pio nos campos da Armaria, Numism?tica e Medalh?stica.

  33. Renato Ribeiro Machado:
  34. natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Formado em Economia pela UFJF. Come?ou a trabalhar aos 13 anos, na empresa que viria a se transformar na U & M Minera??o e Constru??o. Atualmente, se dedica a projetos como a implanta??o do PARK SUL e de uma reserva particular do patrim?nio natural em Ibitipoca.

  35. Semin?rio Arquidiocesano Santo Ant?nio:
  36. criado em 1? de mar?o de 1926. Com sede na Av. Rio Branco, foi concebido, inicialmente, como Semin?rio Menor, espec?fico para o Curso Fundamental. Posteriormente, foi adaptado para funcionar como Semin?rio Maior. Seu reitor atual ? o Pe. Geraldo D?ndici Vieira. At? o momento, j? ofereceu ? comunidade, 6 bispos, 258 padres, 303 te?logos e 5.150 evangelizadores.

  37. Sindicato dos Empregados do Com?rcio de Juiz de Fora:
  38. fundado em 1903. ? filiado ? Federa??o dos Trabalhadores no Com?rcio do Estado de Minas Gerais, ? Confedera??o Nacional dos Trabalhadores no Com?rcio e ? Confedera??o Geral dos Trabalhadores. Representa 25 mil profissionais da categoria obreira, sendo a diretoria composta por 24 membros, presidida por Silas Batista da Silva.

  39. Viviany Anderson de Oliveira:
  40. natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, onde iniciou a carreira esportiva. Integra a sele??o brasileira de atletismo em provas internacionais. ? bicampe? da maratona de S?o Paulo, medalha de Bronze na Maratona Feminina dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canad?, em 1999, e campe? Sul Americana das Dez Milhas. Coordena o projeto social Renova??o, atualmente composto por 21 atletas infanto-juvenis.


Arquivo
geral