Juiz de Fora - MG

151 anos de Juiz de Fora
Prefeitura homenageia personalidades de destaque

Luciana Mendonça
31/05/2001

Juiz de Fora completa hoje 151 anos. Para marcar a data, 20 personalidades da cidade receberam, pela manhã, na Câmara Municipal, o Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld. A medalha foi instituída pelo centenário da morte do fundador da cidade, em 1973, através da Lei nº 4496. O objetivo da homenagem é distinguir as pessoas que prestaram serviços relevantes ao município.

Personalidades que receberam o
Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld:

Os escolhidos foram selecionados pelo Conselho do Mérito 2001, formado pelos secretários municipais de Educação, Diva Chaves Sarmento, e de Governo, João César Novais, superintendente da Funalfa, José Alberto Pinho Neves, além de representantes da Câmara, Carlos Alberto Gasparete, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Celso Paoliello Pimenta, do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora, Helion Gonçalves da Silva, e do representante dos descendentes do Engenheiro Henrique Halfeld, Geraldo Halfeld.

  1. Adail de Oliveira: natural de Juiz de Fora, jornalista e ex-piloto de aviões por quase meio século. Foi diretor-editor de O LINCE, diretor da Associação Mineira de Imprensa e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora. Autor de 4 livros, sendo um deles a única obra sobre a história da aviação em Juiz de Fora.

  2. Antônio Salustiano Machado: natural de Boa Esperança, Minas Gerais. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Química pela Université de Paris XI. Autor de diversos artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Atualmente, é Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

  3. Dennis Braz Gonçalves: natural de Porcíuncula, Rio de Janeiro. Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, presidente do Grupo Paranapanema. Trabalhou na Cia. Vale do Rio Doce durante 26 anos. É membro do Conselho Internacional do Institute European D' Administration D' Affairs, com sede na França, e do Centro de Tecnologia Empresarial da Fundação Dom Cabral, com sede em Belo Horizonte.

  4. Flora Maria de Mattos: natural de Juiz de Fora. Licenciada em História e Geografia pela antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Juiz de Fora. Foi professora em vários estabelecimentos de ensino da cidade. Participou da Fundação da Associação dos Professores do Ensino Superior, aposentando-se pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1983. Atualmente, se dedica a atividades filantrópicas, sendo presidente da Associação de Livre Apoio ao Excepcional - ALAE.

  5. Iacyr Anderson Freitas: natural de Patrocínio do Muriaé, Minas Gerais. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde obteve o título de mestre em Teoria da Literatura. Já publicou 11 livros de poesia e 2 ensaios, tendo recebido diversas premiações literárias de âmbito nacional, entre elas, o Prêmio Eduardo Frieiro, versão 2000, promovido pela Academia Mineira de Letras. Suas obras são publicadas em diversas línguas.

  6. Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL/FJF: empresa pública federal, vinculada ao Exército. Centro de excelência na fabricação de munições, é também fornecedora de ferramentas de produção e controle, produtos de cutelaria, além de prestar serviços nas áreas de mecânica e metalurgia. Possui tecnologia própria, com qualidade assegurada por Certificado de Sistema de Qualidade NBR ISO 9002.

  7. Ivan Ribeiro de Oliveira: natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Formado em Engenharia Elétrica, Econômica e de Segurança pela PUC de Minas Gerais. Atua na área de telecomunicações desde 1971, sendo presidente da Telemar Minas e Espírito Santo. Participou de vários cursos e seminários de especialização técnica em países como Alemanha, Japão, Canadá, Singapura e Estados Unidos.

  8. Jayme Godinho Netto: natural de Leopoldina, Minas Gerais. Formado pela faculdade de Odontologia de Juiz de Fora. Já foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Odontologia, Sindicato dos Odontologistas e representante da delegacia do Conselho Regional de Odontologia. Exerceu ainda o cargo de supervisor do Sistema Incremental de Odontologia, diretor de divisão e coordenador do Programa de Assistência à Saúde do estudante, assessor da Secretaria de Saúde. Atualmente, é coordenador geral do Mutirão da Saúde.

  9. João Baptista Adário: natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Professor, advogado, filósofo, historiador e teólogo. Foi diretor do Centro de Promoção do Menor, em Juiz de Fora. É detentor de dezenas de homenagens, medalhas e comendas. Atualmente, preside a Federação das Congregações Marianas da Arquidiocese de Juiz de Fora e coordenado as Federações Marianas de Minas Gerais e Espírito Santo.

  10. José Eustáquio Romão: natural de Patos de Minas, Minas Gerais. Licenciado em História e OSPB pela Faculdade de Educação da UFJF, doutor em História Social e Administração Escolar pela Universidade de São Paulo. Responsável por diversos projetos na área de educação quando foi secretário municipal. É diretor geral do Instituto Paulo Freire, do qual foi um dos fundadores. Já publicou 16 livros.

  11. José Pedro Rodrigues de Oliveira: natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Jornalista, Engenheiro Civil, Eletricista e Agrimensor, com inúmeros cursos de aperfeiçoamento no país e no exterior. Foi engenheiro da CEMIG por 30 anos. Atualmente, é presidente do BDMG. Com mais de 30 artigos publicados em revistas técnicas, já recebeu diversas distinções.

  12. Lúcia Helena Gonçalves Teixeira: natural de Ubá, Minas Gerais. Formada em Pedagogia pela UFJF, mestre em Educação pela PUC-RJ. Foi professora em diversos colégios da cidade, e, atualmente, leciona na UFJF e no CES. Publicou diversos artigos sobre educação, já tendo recebido diversos prêmios, entre eles, a Ordem do Mérito Educacional no Grau da Medalha de Honra, concedida pelo governador Itamar Franco, como reconhecimento aos serviços prestados à educação em Minas Gerais.

  13. Luiz Eugênio Godinho Delgado (homenagem post mortem): natural de Lima Duarte, Minas Gerais. Médico formado pela Faculdade de Medicina da UFJF, especializado em Medicina Tropical e pós-graduado em Saúde Pública. Foi secretário municipal de saúde da Prefeitura de Juiz de Fora e médico do Ministério da Saúde de Moçambique. Seus últimos anos de vida foram dedicados ao tratamento de pacientes portadores do vírus HIV. Faleceu em janeiro de 2001.

  14. Márcio Antônio de Oliveira: natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Formado em História pela Faculdade de Filosofia e Letras da UFJF, com mestrado em Educação na área de administração escolar. Já foi coordenador e chefe do departamento de história da UFJF. Participou do grupo de fundação da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora, a qual preside atualmente.

  15. Nery de Mendonça: natural de Guidoval, Minas Gerais. Advogado, jornalista, militante da justiça do trabalho, com atuação intensa em defesa de diversas categorias sindicais. Vereador à Câmara Municipal de Juiz de Fora nos anos de 1963 e 1964. Foi instrutor-chefe do SENAI, professor de Metrologia e Cálculos do Ministério da Educação. Atualmente, preside a 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil.

  16. Newton Barbosa de Castro: natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Mestre em história pela UFJF, aonde foi professor, bem como da Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo. Ocupa o cargo de Presidente do Instituto Histórico e Geográfico e do Círculo Monárquico de Juiz de Fora. Possui inúmeros trabalhos publicados pelo Instituto Histórico e Geográfico, tendo prestado grande colaboração ao Museu Mariano Procópio nos campos da Armaria, Numismática e Medalhística.

  17. Renato Ribeiro Machado: natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Formado em Economia pela UFJF. Começou a trabalhar aos 13 anos, na empresa que viria a se transformar na U & M Mineração e Construção. Atualmente, se dedica a projetos como a implantação do PARK SUL e de uma reserva particular do patrimônio natural em Ibitipoca.

  18. Seminário Arquidiocesano Santo Antônio: criado em 1º de março de 1926. Com sede na Av. Rio Branco, foi concebido, inicialmente, como Seminário Menor, específico para o Curso Fundamental. Posteriormente, foi adaptado para funcionar como Seminário Maior. Seu reitor atual é o Pe. Geraldo Dôndici Vieira. Até o momento, já ofereceu à comunidade, 6 bispos, 258 padres, 303 teólogos e 5.150 evangelizadores.

  19. Sindicato dos Empregados do Comércio de Juiz de Fora: fundado em 1903. È filiado à Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Minas Gerais, à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e à Confederação Geral dos Trabalhadores. Representa 25 mil profissionais da categoria obreira, sendo a diretoria composta por 24 membros, presidida por Silas Batista da Silva.

  20. Viviany Anderson de Oliveira: natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, onde iniciou a carreira esportiva. Integra a seleção brasileira de atletismo em provas internacionais. É bicampeã da maratona de São Paulo, medalha de Bronze na Maratona Feminina dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, em 1999, e campeã Sul Americana das Dez Milhas. Coordena o projeto social Renovação, atualmente composto por 21 atletas infanto-juvenis.


Arquivo
geral

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.