Capitania dos Portos do Rio de Janeiro promove fiscalização em represas de Juiz de Fora

Por

Quinta-feira, 28 de maio de 2009, atualizada às 18h40

Capitania dos Portos do Rio de Janeiro promove fiscalização em represas de Juiz de Fora

Clecius Campos
Repórter

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) irá realizar uma ação de instituição naval na cidade de Juiz de Fora, nos próximos dias 29, 30 e 31 de maio. As represas de João Penido e Chapéu D’uvas receberão a visita de duas embarcações oficiais e 20 homens, que irão promover uma fiscalização do tráfego aquaviário.

Aspectos como habilitação dos condutores, documentos de embarque, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, número de passageiros e estado da embarcação serão vistoriados nos locais.

De acordo com o comandante da CPRJ, o capitão de mar e guerra Wilson Pereira de Lima Filho, a ideia é garantir condições de segurança aos navegantes, visando à salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica. "Cerca de cem embarcações navegam na represa rotineiramente. É difícil saber quantas delas trafegam simultaneamente, mas estima-se que seja um número considerável."

Além das atividades nas represas, será instalada uma Delegacia Itinerante, no edifício da Escola de Governo, onde será possível a realização da prova de arrais amador e inscrição de embarcações. No local, será oferecido gratuitamente um curso preparatório para o teste, na próxima sexta-feira, dia 29, às 18h. "Sem as certificações da Marinha do Brasil, o navegante não tem autorização de trafegar nas represas."

No sábado, dia 30, a partir das 10h, haverá uma palestra sobre importância do poder naval para proteção da Amazônia Azul. Segundo Lima Filho, é essencial que as cidades mineiras conheçam o trabalho da instituição, mesmo não sendo banhadas pelo mar. "A jurisdição da CPRJ abrange, além das cidades fluminenses, 53 municípios do sul de Minas Gerais. Por isso tais ações são realizadas."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes