Campanha de vacina??o contra a rub?ola

Mulheres com idades entre 12 e 29 anos
devem ser imunizadas


06/11/01

O Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Sa?de realiza at? 16 de novembro uma Campanha de Vacina??o contra Rub?ola. O alvo da imuniza??o s?o mulheres de 12 a 29 anos, e o objetivo ? o controle da rub?ola cong?nita, que pode ser transmitida ao filho durante a gesta??o, acarretando mal forma??o do feto. A expectativa ? vacinar cerca de 70 mil mulheres, atingindo 95% de cobertura no grupo de risco. As mulheres receber?o doses da vacina Dupla-Viral, que tamb?m age contra o sarampo.

O Superintendente de Epidemiologia, Evandro Tomasco, aconselha todas as mulheres dentro desta faixa et?ria a tomarem a vacina, at? mesmo quem j? teve a doen?a na inf?ncia. "Quem recebe a Dupla-Viral fica imunizada, com alto n?vel de anticorpos. Diferente de quem desenvolve a doen?a naturalmente a doen?a. ? uma prote??o a mais. Se todas as mulheres forem vacinadas n?o h? chance do v?rus circular", argumenta.

A inje??o pode ser aplicada no bra?o, ou em outro grupo muscular, como gl?teos. A vacina s? n?o ? indicada para mulheres gr?vidas, pessoas com doen?as imunol?gicas ou que usam medicamentos imunossupressores, tais como cortic?ides e quimioter?picos.

A vacina??o est? sendo feita, 8h ?s 16h30, nas Unidades B?sicas de Sa?de, Regional Norte e no Pal?cio da Sa?de (Av. dos Andradas, 222). H? tamb?m um posto de vacina??o funcionando no Instituto da Terceira Idade, (Rua Esp?rito Santo, 595), nos seguintes hor?rios: segundas, quartas e sextas, de 8h ?s 11h e das 14h ?s 17h, ter?as e quintas, de 14h ?s 17h. ? poss?vel ainda realizar a vacina??o em escolas e empresas. As doses da vacina s?o cedidas pela SMS desde que o ?rg?o interessado tenha equipe pr?pria de enfermagem para aplica??o. Mais informa?es pelo telefone: 3690-7509.

Para saber mais informa?es sobre a doen?a, consulte o endere?o: http://www.saude.mg.gov.br/rubeola.php


Arquivo
geral